Guincho Velho - Parque natural Sintra Cascais

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

No passado Domingo fui até à costa selvagem do parque natural Sintra Cascais, a escolha foi visitar o Guincho Velho, como é apanagio desta linha de costa, paisagens deslumbrantes.

Ficam as fotos:

fWiLhxY.jpg


QV3ugt4.jpg


dqc0MZy.jpg


4yWJm4C.jpg


RBVHiCp.jpg


roKA7XD.jpg


zKewVZX.jpg


TRy8GGo.jpg


Nxs3cKX.jpg


RKqMixM.jpg
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Como já tenho referido, belo "trecho" de costa mesmo ao lado de Lisboa que vale a pena visitar :thumbsup:, e eu ando em falta, só não desço ás praias, porque sozinho não me atrevo, a não ser que tenha condições de segurança para o fazer.

Boas Vitor

O caminho para esta praia faz-se bem, embora longo , o desnível passa os 200 metros, mas vale a pena. :cool: A próxima caminhada será a enseada de assentriz e Foz do touro.
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
a escolha foi visitar o Guincho Velho

:palmas: deslumbrantes sem dúvida as paisagens e estas belas fotos apresentam-nas com uma belíssima luz e cores de verão, com o sol da manhã bem alto! Que lindo o mar e o contraste de cores com as rochas e os nevoeiros ao longe!
Os meus passeios a estes lugares sempre foram feitos ao fim da tarde e à noite, por isso maravilho-me com esta luminosidade das tuas fotos.

São mesmo 260m desde a estrada do Cabo da Roca, por aquelas ruas de terra batida e nomes poéticos. Os últimos troços deviam estar um pouco abarrancados. O ribeiro final, que o trilho atravessa, estava seco?
Provavelmente continua lá o lixo e os destroços na praia, mas há mesmo uma ruína do velho cais de pedra que devia ser preservada. E deve lá continuar, claro, o velho guincho mecânico ferrugento que varava as embarcações na praia de calhaus rolados. Vejo que a água estava uma maravilha de transparência e cor, as imagens mostram-no bem, que lindas fotos! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:palmas: deslumbrantes sem dúvida as paisagens e estas belas fotos apresentam-nas com uma belíssima luz e cores de verão, com o sol da manhã bem alto! Que lindo o mar e o contraste de cores com as rochas e os nevoeiros ao longe!
Os meus passeios a estes lugares sempre foram feitos ao fim da tarde e à noite, por isso maravilho-me com esta luminosidade das tuas fotos.

São mesmo 260m desde a estrada do Cabo da Roca, por aquelas ruas de terra batida e nomes poéticos. Os últimos troços deviam estar um pouco abarrancados. O ribeiro final, que o trilho atravessa, estava seco?
Provavelmente continua lá o lixo e os destroços na praia, mas há mesmo uma ruína do velho cais de pedra que devia ser preservada. E deve lá continuar, claro, o velho guincho mecânico ferrugento que varava as embarcações na praia de calhaus rolados. Vejo que a água estava uma maravilha de transparência e cor, as imagens mostram-no bem, que lindas fotos! :thumbsup:

Obrigado.
Sim a linha de agua que se precipita arriba abaixo estava seca, por acaso assim que a vi, pensei logo que no inverno deve dar uma bela cascata.
Ainda dei um mergulho, água estava gélida, a rondar os 15,5ºC certamente. :cold:
A qualidade da mesma é algo brutal, mesmo limpida, mais qualidade do aquilo é impossivel.
Olha, ainda trouxe uns burries para casa, estavam bem bons. :cool:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Força!
Olha este maluco...o trilho é pessimo , mas aventurou-se.

pHljIf0.jpg

:thumbsup: não estou a ver onde é. mas seguramente não sei se vou a tanto, apesar de já ter vasculhado o bing.maps ( gosto mais deste, ortofotos mais recentes ) por alguns trilhos, alguns sim feitos a pé.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:thumbsup: não estou a ver onde é. mas seguramente não sei se vou a tanto, apesar de já ter vasculhado o bing.maps ( gosto mais deste, ortofotos mais recentes ) por alguns trilhos, alguns sim feitos a pé.
Quem estava comigo garantiu-me que nunca viu jeeps a irem la abaixo, o caminho está muito mau para isso, talvez o @StormRic possa partilhar mais dados sobre isso.
Sim Bingmaps é muito bom, um amigo meu chegou a ver os helicopetros a tirarem ortofos na zona de Cascais, isto ha coisa de 2/3 anos atras.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Vitor TT

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Força!
Olha este maluco...o trilho é pessimo , mas aventurou-se.

:thumbsup: não estou a ver onde é. mas seguramente não sei se vou a tanto, apesar de já ter vasculhado o bing.maps ( gosto mais deste, ortofotos mais recentes ) por alguns trilhos, alguns sim feitos a pé.

Quem estava comigo garantiu-me que nunca viu jeeps a irem la abaixo, o caminho está muito mau para isso, talvez o @StormRic possa partilhar mais dados sobre isso.
Sim Bingmaps é muito bom, um amigo meu chegou a ver os helicopetros a tirarem ortofos na zona de Cascais, isto ha coisa de 2/3 anos atras.

Os 4x4 vão até à casa em ruínas. Mas depende dos barrancos que possam ter sido abertos no estradão recentemente, já lá não vou há mais de um ano. Para poupar a viatura costumam deixar cá em cima no largo da última propriedade, mas daí para baixo continua a ser praticamente 95% do esforço necessário.

É essencialmente pedregoso, mas para quem está habituado a provas de todo-o-terreno não deve ser nada de especial:
RS_20121109_5060c.jpg


Daqui para baixo só a pé, claro, não puxa pelo fôlego, é curto comparado com o resto para cima, mas é preciso cuidado e paciência nos passos.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Já vi onde é, e pensava que já tinha chegado na parte de cima mas não, pois estive a analisar os "tracks" GPS, onde estive foi num vale um pouco mais abaixo e num caminho acima deste acesso, mas estive quase lá, não dei foi com o acesso, humm, acho que já sei onde vou amanhã a tarde :w00t:

está aqui uma das fotos que tirei, no acesso um pouco mais a norte,

14224504936_a7ddaf169e_o.jpg
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
É linda esta vista não é? Eu podia dar mais dicas, mas... bem sei que estragava o prazer da descoberta.;)

Podes crer :D;), eu que adoro navegação/orientação, pena que os meus joelhos me retirem um pouco este prazer na forma pedestre devido ás dores e é por isto que receio andar sozinho por este tipo de trilhos,
ainda ontem (Sábado ) estive a "porta" desse trilho, já era tarde e não levava a viatura indicada, mas certamente o farei provávelmente a pé e alias não fosse levar as ortofotos no GPS não era fácil descobrir a entrada, já está algo tapada de vegetação.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic