Heliosfera e Actividade Solar 2013



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas últimas 24 horas ocorreram vários flares de grande intensidade, todos oriundos da mesma mancha/região, 1748, e não directamente dirigidos à Terra.
X1.7, X2.8 e X3.2 Dois deles entram para o top10 deste ciclo solar 24, nomeadamente foram o 3 e 4º mais intensos do actual ciclo solar, e os mais intensos deste ano.

Dada a actividade das últimas semanas e agora, provavelmente estamos nestes meses a assistir ao máximo deste ciclo solar.

pcus9T1.gif


reIyW16.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O Sol está a perder energia

Um físico britânico estima que o Sol está a perder energia e que a atividade solar deve atingir um mínimo que não se regista há quatro séculos.

Mike Lockwood, professor de física espacial na Universidade de Reading, Reino Unido, explica que «a atividade solar está a diminuir de forma rápida neste momento», cita a New Scientist.

De acordo com o investigador, a continuar a descer desta forma, a atividade solar deve atingir um mínimo que não tinha há quatro séculos. Em finais do século XVII, não se registaram manchas solares durante 70 anos. Agora, segundo Lockwood, há 25% de possibilidades de se enfrentar um período semelhante durante os próximos anos.

Apesar de, no século XVII, este mínimo da atividade solar ter coincidido com um inverno bastante rigoroso, não se prevê que possamos assistir novamente a uma mini era glacial novamente.

O aquecimento global fruto da atividade humana deve contribuir para evitar a redução brusca das temperaturas.No entanto, esperam-se várias outras consequências climatéricas, como invernos prolongados, cheias ou vaga anormais de calor.

Este declínio da atividade solar surge depois de se ter registado um máximo, em 1956.

Fonte: Exame Informática
 
  • Gosto
Reactions: Ferrão Fly

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Alguém sabe me dizer se esse ciclo solar tem sido mais fraco ? Porque eu visualizei um gráfico e a actividade foi bem fraca se comparado com o ciclo anterior.

Supostamente, pelo que tenho lido, sim. Este máximo solar está, ou pelo menos até agora foi de baixa actividade. Pode ser que a situação se inverta agora, pelo menos temos tido mais actividade nos últimos dias. Mas nem é muito bom para nós que o sol ande exacerbado