A primeira para IRIS da NASA: Observando uma gigantesca erupção de material solar
30 de maio de 2014
A ejeção de massa coronal, ou CME, subiu para fora do lado do sol em 9 de maio de 2014, e mais novo observatório solar da Nasa, pegou em detalhe extraordinário. Esta foi a primeira CME observado pela Interface Região imagem Spectrograph, ou IRIS, que lançou em junho de 2013 para perscrutar os níveis mais baixos da atmosfera do Sol com uma resolução melhor do que nunca. Assista ao filme para ver como uma cortina de material solar estoura para fora a velocidades de 1,5 milhões de quilômetros por hora.
A ejeção de massa coronal explodiu fora do lado do sol em 9 de maio de 2014. A folha gigante de material solar em erupção foi a primeira CME visto por Interface Região imagem Spectrograph da NASA, ou IRIS. O campo de visão visto aqui é cerca de cinco Terras de largura e cerca de Terras de sete e meio de altura.
http://youtu.be/SuAjao9e51U
Crédito de imagem: NASA / LMSAL / IRIS / SDO / Goddard
Baixe este vídeo em formatos HD de Visualização Científica Estúdio da NASA Goddard
IRIS deve comprometer-se a apontar para determinadas áreas do sol, pelo menos um dia de antecedência, para pegar um CME no ato envolve algumas suposições e um pouco de sorte.
"Nós concentrar em regiões ativas para tentar ver um clarão ou uma CME", disse Bart De Pontieu, a liderança ciência IRIS da Lockheed Martin Solar & Astrophysics Laboratory, em Palo Alto, Califórnia. "E então nós esperar e esperar que nós vamos pegar alguma coisa. Esta é a primeira CME claro para IRIS para que a equipe está muito animado."
As imagens IRIS focaliza o material de de 30.000 kelvins na base, ou pontos de pé, do CME. A linha se movendo pelo meio do filme é a fenda de entrada para o espectrógrafo do IRIS, um instrumento que pode dividir a luz em seus vários comprimentos de onda - uma técnica que em última análise, permite aos cientistas para medir a temperatura, velocidade e densidade do material solar atrás da fenda.
O campo de visão para este imaginário é cerca de cinco Terras de largura e cerca de Terras de sete e meio de altura.
Lockheed Martin Solar & Astrophysics Laboratory desenvolveu o Observatório IRIS e gerencia a missão. Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia, oferece operações de missão e sistemas de dados terrestres. Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, que gerencia o Programa de Exploradores de Ciência Mission Directorate da NASA em Washington, DC
Karen C. Fox
Goddard Space Flight Center da NASA , em Greenbelt, Maryland