Hoje começa a Primavera

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Este ano o Equinócio ocorre no dia 20 de Março às 17h32m. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,75 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 12h28m.
Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.


http://www.oal.ul.pt/index.php?link=destaque&id=166
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
"Vamos ter uma Primavera chuvosa"

Não é uma pessoa qualquer a dizê-lo. José Manuel da Costa Teso, o meteorologista avisa que a Primavera vai ser chuvosa e mais fria do que a anterior. O calor, esse, só chega mesmo em Junho.

O inverno foi rigoroso e faltou mesmo o "luar de Janeiro",caracterizado pelas noites frias e sol pela manhã, diz José Teso. "Desde Novembro de 2009 até hoje predominou a chuva", afirma. Fenómenos adversos como os mini-tornados, neve nas terras baixas, e o "desconforto térmico", provocado pelas temperaturas baixas foram também uma constante.

Primavera começa hoje às 17:32

O meteorologista antecipa uma Primavera mais chuvosa e menos soleira do que a anterior. "A Primavera tem de ter alguma chuva, para não termos défice de água em Agosto", acrescenta.

Até ao final do mês de a chuva vai predominar ainda, e em Abril, segundo o meteorologista, o tempo vai fazer jus ao provérbio "Abril águas mil".

Em relação Verão, a estação mais quente parece ainda estar longe. "O Verão deverá começar a surgir só mesmo no mês de Junho, avisa José Manuel Teso.

"Meteorologistas não são bruxos"

José Manuel Teso apelida-se um "meteorologista jubilado". Há 41 anos que se dedica à meteorologia e diz que não acertou em 100 % das vezes em que previu o tempo. Os meteorologistas não são bruxos, apenas prevêm com base em cálculos matemáticos que muitas vezes "não têm completa precisão". Tudo isto é agravado pelo facto de o tempo ser um factor imprevisível.

José Manuel da Costa Teso é uma cara conhecida da televisão no que toca ao tempo. Apresentou a meteorologia no programa da manhã na RTP 1 e orgulha-se de mesmo fazendo as associações culturais ao estado do tempo nunca ter ultrapassado os dois minutos de rubrica obrigatórios. "Tentava transmitir a informação, aquilo que era interessante ao cidadão, não só em termos de tempo, mas também transmitir-lhe mais alguma coisa de conhecimento. Desde muito novo que gosto de me cultivar e de transmitir essas informações às pessoas.", afirma. Não há Porto sem "Invicta" ou Lisboa sem "a cidade das sete colinas", ou Portalegre sem "José Régio.

http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1053410.html (vídeo)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Por enquanto , da varanda ainda avisto as árvores despidas, até tristes.

erica027.jpg
[/URL][/IMG]

No entanto, a partir de hoje , com mais chuva ou mais sol,
com mais frio ou com os primeiros calores, com mais cinzento ou mais azul,
o verde vai começar a despontar e em breve as árvores vestir-se-ão
com os seus trajes habituais de Primavera:

erica028.jpg
[/URL][/IMG]

Nova corrida, nova Viagem pelas Estações do Tempo.
Novo ciclo.
Bem-vinda Primavera...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Belo contraste:thumbsup:

Na zona de Bragança os contrastes entre as estações são espetaculares;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Finalmente, a Primavera chegou e com ela veio um pouco de Sol e calor.:) O vento também marca presença, e as tardes e noites por aqui continuam muito frias.:cold:

No Funchal não reparei em grandes diferenças entre inverno e primavera, entre Março e Janeiro, por exemplo, os valores nem se alteraram muito. Acho que o inverno aí, é um bocado para o primaveril. :D
Quanto às noites e tardes muito frias, não sei de onde as reportas, mas falando por aquilo que sei e sinto, aqui não as tenho verificado ( em Lisboa). No Funchal duvido que esteja muito mais frio, pelo menos, normalmente. :)
 

Curiosa*

Cirrus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
23
Local
Funchal
No Funchal não reparei em grandes diferenças entre inverno e primavera, entre Março e Janeiro, por exemplo, os valores nem se alteraram muito. Acho que o inverno aí, é um bocado para o primaveril. :D
Quanto às noites e tardes muito frias, não sei de onde as reportas, mas falando por aquilo que sei e sinto, aqui não as tenho verificado ( em Lisboa). No Funchal duvido que esteja muito mais frio, pelo menos, normalmente. :)

A verdade é que aqui temos mais que uma estaçao por dia...Tanto tal Sol, como minutos depois Chove, e dps aparece Sol outra vez.
Depois das chuvadas que tivemos nota-se diferença, pelo menos nesta semana.

Quanto às noites, como vivo nas zonas mais altas do Funchal, nota-se um pouco mais que no centro da cidade.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A verdade é que aqui temos mais que uma estaçao por dia...Tanto tal Sol, como minutos depois Chove, e dps aparece Sol outra vez.
Depois das chuvadas que tivemos nota-se diferença, pelo menos nesta semana.

Quanto às noites, como vivo nas zonas mais altas do Funchal, nota-se um pouco mais que no centro da cidade.

Estava a guiar-me pelos valores das 2 estações meteorológicas do Funchal, que penso que não estarem no centro da cidade, mas provavelmente deves viver num sítio bem alto então.:)