Hora do Planeta 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Apagar as luzes por uma hora - a Hora do Planeta - é não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal adere à Hora do Planeta e os resultados têm sido além das expectativas!

Já temos confirmadas oficialmente as cidades de Lisboa, Faro, Loulé, Águeda, Aveiro e Vila Nova de Famalicão. E todos os dias várias cidades e vilas do país procuram saber como aderir a este movimento que este ano já está a ultrapassar os números atingidos em 2009.

Monumentos nacionais (como: Cristo-Rei, Castelo de São Jorge, Museu da Electricidade e Padrão das Descobertas em Lisboa; Arco e Muralhas da Cidade de Faro; Biblioteca Manuel Alegre, em Águeda; ou o Mosteiro do Landim, em Vila Nova de Famalicão) engrossam a lista de mais de 70 monumentos que em todo o mundo irão ficar às escuras em nome desta mensagem poderosa da WWF e da Hora do Planeta: ajudar a manter o nosso Planeta Vivo!

O Planeta conta consigo e com milhares de empresas e organizações nesta luta para marcar a diferença e fundamentar uma mudança real!

As expectativas para a HP2009, eram elevadas, mas foram superadas em todo o mundo de forma estrondosa!

Durante uma hora mais de 4 mil cidades, das quais 11 cidades portuguesas, em 88 países, 21 mil empresas e o estrondoso número de 1 200 milhões e pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta.

A Hora do Planeta em 2009, alargava sua mensagem a Copenhaga, onde decorreu a Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - de onde deveria sair um novo acordo climático.

Os olhos estavam postos na cidade dinamarquesa, nos líderes mundiais e num Acordo Climático que fosse ambicioso, justo e realmente eficaz. Os países mais desenvolvidos, de quem se esperava um progresso em acções sustentáveis, minaram este objectivo.

E esta atitude vai ter repercurssões no futuro de todos nós!

http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do_planeta/hora_do_planeta_2010/

Pessoalmente acho isto uma palhaçada, mas enfim, para mim isto é apenas marketing deslavado a n marcas :rolleyes:

Concordo, Mário!
O verdadeiro objectivo destas campanhas não está nos efeitos alcançados em termos de impacto ambiental, mas apenas e só pela consciencialização ambiental, por uma boa causa movida por quem tenha conhecimento e queira participar. Eu acho que é um pouco como rezar ao fim do dia, ir ao confissionario para remissão dos pecados.

Ora vejamos no que se traduz esta medida em termos económicos:

Se o preço do kwh for de 17centímos/kwh, se os nossos 10 milhões de habitantes se distribuirem por lares de 4 pessoas e se apenas 10% aderirem ao apagar de 1 lâmpada de 100w durante 1h, temos a seguinte poupança nacional: 1h x 0.1kw x 250000 lares x 0.17 eur x 10% aderência = 4250 Euros poupados numa hora pelo país!

É um valor insignificante se traduzido em CO2, podemos imaginar um gerador queimando 4250eur de gasoleo, aprox 4000litros, para produzir a energia necessária nessa hora.

Na verdade os maiores consumidores de energia são a indústria, depois os transportes e por fim os nossos lares.

Concordo, Mário!
O verdadeiro objectivo destas campanhas não está nos efeitos alcançados em termos de impacto ambiental, mas apenas e só pela consciencialização ambiental, por uma boa causa movida por quem tenha conhecimento e queira participar. Eu acho que é um pouco como rezar ao fim do dia, ir ao confissionario para remissão dos pecados.

Tais iniciativas são sempre louváveis e ao mesmo tempo não passam de uma intenção colectiva que na prática pouco ou mesmo nada significam.

Um mero simbolismo no qual a nossa participação fica sempre bem mesmo que diariamente as nossa vidas tão pouco possam reflectir essa preocupação!

Se por exemplo é cada vez maior o número de aparelhos eléctricos que utilizamos diariamente denominados de classe A, possuindo capacidades de uma melhor gestão energética, que pelo menos em teoria a elevada eficiência é proporcional ao nível de consumo, ou que exista uma boa relação entre ambos, por outro lado, é difícil resistir ao cada vez mais elevado número de propostas publicitárias que inconscientemente nos induzem a tudo menos à poupança com vista a um consumo de energia mais racional e equilibrado. :(

Penso que já foi falado sobre este tipo de iniciativa, e caso ela tenha mesmo sucesso poderá até ser mais prejudicial que benéfica.

1- A energia que irá ser produzida não irá ser inferior só pelo facto da iniciativa, visto que que a entidade distribuidora desconhece qual será o impacto.

2- Caso exista uma diminuição repentina da demanda de energia, poderá originar um colapso nas linhas.

Penso que já foi falado sobre este tipo de iniciativa, e caso ela tenha mesmo sucesso poderá até ser mais prejudicial que benéfica.

1- A energia que irá ser produzida não irá ser inferior só pelo facto da iniciativa, visto que que a entidade distribuidora desconhece qual será o impacto.

2- Caso exista uma diminuição repentina da demanda de energia, poderá originar um colapso nas linhas.

Foi falado o ano passado neste tópico:

-> Apagão em Lisboa alerta para mudança climática

Vocês lembra-se de à uns anos atrás (? 94/95 ?), a iluminação pública ser desligada por volta das 4h nos pequenos centros urbanos ?

Esta ideia nos dias que correm, e no estado económico em que estamos não seria totalmente descabida. Digo eu. Para além de que isto, poderia aliviar um pouco toda a preocupação com os níveis de CO2 e aliviar um pouco a factura energética visto nos importarmos grande parte da energia que consumimos.

Se formos lógicos ninguém numa aldeia de 300 habitantes anda na rua às 4h, as pessoas só começam a sair de casa ou a ir para o campo quando já existe alguma luz natural, nunca antes.

Apagar totalmente as luzes parece-me uma ideia errada. O que me parece mais lógico é diminuir a potência da intensidade luminosa a partir das 00h até às 6h.
Tecnicamente falando, não sei se as nossas lâmpadas em uso na iluminação pública o permitem (das electrónicas economizadoras electrónicas, quase nenhuma permite), mas uma diminuição entre os 30 e os 50% da intensidade seria benéfico. Não sei se é possível utilizar algum tipo de regulação à imagem do que habitualmente se utiliza nos nossos lares.

O facto é que a horas em que a esmagadora maioria das pessoas estão a dormir, não faz sentido gastar "balúrdios" em energia luminosa.

E começa-se a colocar um ênfase que tem a haver com o excesso de luminosidade nocturna no planeta: poderá haver uma perturbação do ciclo circadiano (o efeito dia\noite no organismo humano) o que poderá levar a distúrbios na saúde.

Aristocrata tens razão apagar as luzes isso seria uma anarquia em termos de roubos, mesmo com luz é o que nós vemos, agora sem luz devia ser lindo.

Quanto à poluição luminosa nas nossas cidades, a iluminação é exagerada, mas no mercado existem muitas opções para que possa-se fazer baixar a factura energética, os leds são a iluminação do futuro, dão uma luz muito mais intensa e o seu consumo é reduzíssimo. Mas quem percebe alguma coisa de luminotecnia, em Portugal a maioria das luminárias existentes na via pública, não iluminam aquilo que nós queremos, umas apontam mais para o ar, do que para a superfície que queremos iluminar. Existem no mercado, luminárias já com leds e com a luz direccionada para aquilo que queremos iluminar, e não para iluminar o céu.:lol:

Com sensores existem já em alguns semafóros para acenderem o verde em vias secundárias só qd existe trânsito, quando não existe a via principal encontra-se sempre em sinal verde.

Vinte e cinco municípios portugueses ficam hoje às escuras a partir das 20h30m

A hora planeada para hoje se apagarem as luzes em defesa do planeta vai bater este ano o recorde de adesão de cidades à iniciativa, em Portugal e no mundo, revelou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), responsável pela iniciativa

Até sexta-feira à tarde tinham aderido, em Portugal, 25 municípios (mais do dobro dos de 2009) à iniciativa que vai deixar parte do país às escuras entre as 20h30 e as 21h30, num gesto simbólico de luta contra as alterações climáticas.

A Hora do Planeta terá recordes de adesão também no resto do mundo, com 121 países e regiões a confirmar a sua participação.

Lusa / SOL

Uma campanha massiva de florestação teria muito mais impacto...