I.M. - Recolha de dados de observação com dificuldades técnicas

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Recolha de dados de observação com dificuldades técnicas

IM, 2011-08-09 (IM)

Desde os últimos dias de julho 2011, têm vindo a ocorrer falhas na recolha operacional, horária, de dados de algumas Estações Meteorológicas Automáticas (EMA) do Instituto de Meteorologia, I.P. que utilizam a rede GSM da TMN. Tais falhas estenderam-se progressivamente a todas as EMA do Continente, no final da semana passada. Não tendo sido despistadas quaisquer avarias de software e/ou hardware junto do consórcio responsável da manutenção dos equipamentos do sistema-rede EMA do IM. I.P., foram entretanto efetuados diversos contactos com o operador de comunicações, mas que não resultaram ainda numa solução adequada.

Reconhece-se que a TMN está a encetar esforços, em colaboração com técnicos do IM, I.P., para resolver o problema que parece estar nas atualizações que aquela iniciou no final de julho no seu sistema “data-móvel”. O IM, I.P., não pode deixar de lamentar esta situação, da qual não foi devidamente informado, e que prejudica gravemente o serviço prestado pelo Instituto aos cidadãos e às empresas, assim como a sua imagem pública.

Aguarda-se a conclusão das intervenções no sistema “data-móvel” que permita a rápida e urgente reposição da completa operacionalidade da recolha de dados meteorológicos em tempo real, cujos resultados são essenciais para a previsão meteorológica e para a vigilância do tempo e do clima, incluindo a emissão de avisos meteorológicos pelo IM, I.P., como autoridade nacional nos domínios da meteorologia e climatologia.