Iceberg na Nova Zelândia



LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Não me parece, se fosse devido a um degelo ele já não era um iceberg. Quando na ultima glaciação os icebergs desciam o atlantico até ao Algarve, não era derivado ao aquecimento de certeza ;) , se estiver calor eles derrentem não navegam mais pra norte neste caso :D . Juntem a peças todas :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
De certeza que não é do aquecimento.... até porque a última vez que isto se viu foi há 75 anos, supostamente antes de entrar no "ciclo de aquecimento" mais acentuado :cool: :cool:
Mais, se reparares nos mapas da cobertura de gelo na Antárctida esta encontra-se estável...
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Não será através de mapas k determinas se há degelo em excesso ou não. Se há anomalia não será tão grande assim a pontos de se reflectir em mapas.

A Antártida caminha para o Verão, portanto está a decorrer o degelo habitual, se houver uma anomalia positiva nas Tªs é possível k os blocos de gelo k se separam sejam maiores k o normal, esses blocos estão condenados a derreterem, qto maiores forem os icebers mais pobre ficará a Antártida em gelo. Esses blocos têm gelo com centenas de anos...Será k esses icebergs k vós falais, k chegavam ao Algarve, seria numa fase inicial de arrefecimento analoga àquela que vocês supõem existir agora?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Mas então qual é a explicação de há 75 anos que não acontecia??
Se assim fosse, tendo em conta que os anos mais quentes se têm sucedido nos últimos 20 anos deveria ser "normal" o aparecimento dos icebergs e totalmente anormal o que aconteceu há 75 anos.... ou não :huh:
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Boa pergunta...Vejo pessoas a fazer filmes de k estamos já em arrrrefecimento, outras que estamos a aqueccccer, k visões mais caóticas e alarmistas. Não será melhor olhar para factos em vez de previsões. Andam para aí a dizer que a Terra aqueceu qqr coisa este último século...não sei agora o valor exato, mas acho que não chegou a um grau.
Além de isso, tanto os icebergs, como um único iceberg, não parecem ser nem a única, nem a melhor forma de avaliar algo tão difícil de explicar como as alterações climáticas.
Lá está o alarmismo jornalistico a funcionar: "Já havia 75 anos que...":disgust:, não se deixem influenciar..., para quem está sempre a criticar os jornalistas!!
 

Rui M.

Cirrus
Registo
19 Nov 2006
Mensagens
11
Local
Lisboa
Os icebergues que andaram aqui pelas nossas latitudes (foram amostradas dropstones de sedimentos glaciais na montanha submarina de Tore) foram devido a Heinrich Events que provocam a descarga massiva de icebergues em oceanos e que estão relacionados com alterações climáticas, aquecimento ou arrefecimento.
Agora escolha.
;)

Mas meia dúzia de icebergues ao largo da nova zelândia não são um Heinrich event. Há quem diga que são restos da Larsen B mas eu duvido muito que esses durassem 4 anos á deriva por esses mares fora.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Os icebergues que andaram aqui pelas nossas latitudes (foram amostradas dropstones de sedimentos glaciais na montanha submarina de Tore) foram devido a Heinrich Events que provocam a descarga massiva de icebergues em oceanos e que estão relacionados com alterações climáticas, aquecimento ou arrefecimento.
Agora escolha.
;)

Mas meia dúzia de icebergues ao largo da nova zelândia não são um Heinrich event. Há quem diga que são restos da Larsen B mas eu duvido muito que esses durassem 4 anos á deriva por esses mares fora.

Quanto a isso peço para consultarem os mapas de anomalias da SST no hemisfério sul e verificam que não é pelo aquecimento que eles chegam tão a norte. Quanto a mim estas situações apenas se devem a um arrefecimento global e geral dos oceanos, não vejo outra explicação possivel para este tipo de acontecimentos.:rolleyes:
 

Rui M.

Cirrus
Registo
19 Nov 2006
Mensagens
11
Local
Lisboa
Então então, mas agora vamos saltar para concluões a partir de eventos isolados? então e a variebilidade natural do sistema ? ;)
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Parabéns, A Batalha, por teres proporcionado a todos nós esta fotografia espectacular dos já famosos icebergues da Nova Zelândia. :thumbsup:

É uma fotografia com uma rara beleza, sem dúvida.

No entanto, nos últimos anos têm-se verificado algumas situações deste género, com icebergues a desprenderem-se da sua base natural e a aparecerem noutras latitudes. Recordo-me há pouco tempo atrás de o mesmo ter sucedido ao largo da costa sul da América do Sul, que inclusivamente colocou em risco a navegação naquela zona.

Aquecimento exagerado do planeta, sinais de uma próxima mudança dos padrões climáticos, uma normal variabilidade dos elementos naturais, enfim, não tenho conhecimentos nem base científica para poder opinar sobre esta ocorrência, no entanto, temos de ter também atenção ás consequências que estes "bichos" podem provocar na circulação normal das correntes marítimas e inclusivamente na sua composição ... :huh:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Estes rapazes têm cerca de quase 1km de profundidade, segundo as noticias, são verdadeiros monstros e quanto ao facto de não exitirem nesta zona há mais de 75 anos, eu pergunto se há 75 anos existiam, satelites, gps, mapas detalhados, ou até mesmo aviões capazes de sobrevoar estas zonas e saberem por onde andavam? Claro que com o sextante o Gago Coutinho atravessou o atlantico, mas isso é outra história, traçou um rumo e vamos embora que havemos de chgar ao Rio.

Quero com isto dizer que 75 anos é muito tempo e não temos dados que nos permitam ter o mesmo rigor que agora possuimos. Até mesmo os termometros deviam ser descalibrados como tudo, ou não será assim?;)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Posso ajudar na confusão? Já pensaram numa possível actividade sísmica ou aquecimento magmático nos pólos? É que o maior vulcão do mundo está na Antártida, o Monte Erebus, que por acaso desde 2005 está com erupções espontâneas de quando em quando. E a tal tempestade do Ártico que propagou grandes ondulações que chegaram ao pólo sul. Não seriam também dados a ter em conta? :huh:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Posso ajudar na confusão? Já pensaram numa possível actividade sísmica ou aquecimento magmático nos pólos? É que o maior vulcão do mundo está na Antártida, o Monte Erebus, que por acaso desde 2005 está com erupções espontâneas de quando em quando. E a tal tempestade do Ártico que propagou grandes ondulações que chegaram ao pólo sul. Não seriam também dados a ter em conta? :huh:

Penso que a questão não será bem a causa, mas o facto de eles aguentarem latitutes tão a norte, isso é que é intrigante, e não tem nada a ver com o aquecimento, pelo contrario. Já agora o episodio de 29 de Janeiro deste ano tb se deverá associar ao aquecimento? Qualquer dia tudo é devido ao aquecimento ;)