Ilda Aurora Pinheiro de Moura Machado: a primeira meteorologista portuguesa

JRL

Cirrus
Registo
8 Abr 2007
Mensagens
5
Caríssimos,

No âmbito do projecto "Porto Cidade da Ciência" procuro informações relativas a Ilda Aurora Pinheiro de Moura Machado, a saber, a primeira meteorologista portuguesa. Supondo que vos será um nome familiar, estou certo de que pelo menos me poderão dar sugestões relativas a onde procurar dados sobre tão importante figura ou simplesmente encaminhar-me na direcção de bibliografia e de investigadores que possuam tais informações.

Via net, os únicos dados que encontrei estão em http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia.php?c=1508

Desde já muito obrigado,
João.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: A primeira meteorologista portuguesa

Oi, não posso ajudar grande coisa, nas pesquisas que fiz na Net pouco mais há do que esse link que indicou e uma fotografia:

machado.jpg


Encontrei uma referência a um artigo publicado na Revista "Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher" nº4 (Edições Colibri, 4, 2000. ISSN 0874 - 6885), publicada em 2000 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mas o artigo em questão não está online, e desconheço se tem informação adicional. Talvez possa contactar directamente a entidade em questão (Instituto Pluridisciplinar de História das Ideias/Faces de Eva)

Pioneiras
Ilda Aurora Pinheiro de Moura Machado

Depoimento recolhido por Joaquina Teresa Amaro

http://www.fcsh.unl.pt/facesdeeva/eva_arquivo/revista_4/eva_arquivo_numero4_index.html
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Re: A primeira meteorologista portuguesa

Eu também não consegui encontrar mais nada . Talvez na Biblioteca ou na Secção de Documentos do IM exista alguma coisa ...
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Re: A primeira meteorologista portuguesa

Caríssimos,

No âmbito do projecto "Porto Cidade da Ciência" procuro informações relativas a Ilda Aurora Pinheiro de Moura Machado, a saber, a primeira meteorologista portuguesa. Supondo que vos será um nome familiar, estou certo de que pelo menos me poderão dar sugestões relativas a onde procurar dados sobre tão importante figura ou simplesmente encaminhar-me na direcção de bibliografia e de investigadores que possuam tais informações.

Via net, os únicos dados que encontrei estão em http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia.php?c=1508

Desde já muito obrigado,
João.


Olá

Eu conhecí pessoalmente a saudosa Dra Ilda Moura, carinhosamente tratada como a "Tia Ilda" pelos mais novos.

Julgo porém que não deverás encontrar muita informação pessoal dela no IM, além dos trabalhos técnicos, publicações e outros documentos da sua autoria que devem estar arquivados no Centro de Documentação do IM.

Para além da informação que está na Netsaber, posso acrescentar que ela tinha uma especial paixão pela música e já no fim da sua actividade profissional e depois como aposentada, foi uma das fundadoras do Grupo Coral do IM "Boas Abertas", que ainda hoje existe.

Abraços
 

JRL

Cirrus
Registo
8 Abr 2007
Mensagens
5
Re: A primeira meteorologista portuguesa

Obrigado a todos pelas informações prestadas.

rossby, é possível contactarmos sem ser através do fórum? Explicar-te-ei melhor o que pretendemos com o trabalho e talvez nos possas ajudar a entrar em contacto com familiares ou pessoas próximas de Ilda Moura Machado.

O meu e-mail é: joaorodrigueslemos@gmail.com.

Fico a aguardar,
João.
 
Última edição: