Ilha do Corvo e ilheus formigas



Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Platão não se refere especificamente aos Açores.


Desde os tempos do filósofo Grego Platão, que a Atlântida, chegou aos nossos dias como um enigma que originou a publicação de inúmeras teses de carácter geológico, arqueológico e outras que tem servido para reforçar a busca da existência deste enigmático continente. De todas as lendas sobre povos e civilizações perdidas, a história da Atlântida parece ser aquela que mais interesse tem despertado quando falamos das ilhas do atlântico norte, neste caso os Açores. A primeira referência escrita deste mito encontra-se nos relatos de Platão.
Falando dos Açores propriamente ditos que é do que estamos a falar, Platão insere este arquipélago como fazendo parte da Atlântida. O arquipélago açoreano segundo o mesmo poderia mesmo corresponder à Atlântida referida por Platão.
Platão disse que o Ex Continente ficava no Oceano Atlântico, próximo do Estreito de Gibraltar até sua destruição 10.000 anos antes. O continente Atlante situava-se então no Atlântico Norte, indo desde a costa da actual Flórida (USA) até as ilhas Canárias e os Açores. Foram encontradas, na década de 60, ruínas de uma civilização no fundo do mar perto dos Açores, onde foram encontrados vestígios de colunas gregas e até mesmo um barco fenício. Isto para não falarmos de vestígios da presença de fenícios, gregos, árabes, vikings, chineses, e indios pré-colombianos, muito antes dos portugueses ou de qualquer outro europeu da época moderna, ter pisado cá os pés. Penso até que existe já alguma tese sobre esta matéria.

Pela internet encontrei mais um interessante vídeo sobre as Formigas. Vale a pena ver. Cumprimentos ;)



[ame="http://vimeo.com/47041638"]Azoren Part 3 on Vimeo[/ame]