IM alarga previsão a 10 dias a novas localidades

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
IM alarga previsão a 10 dias a novas localidades
2010-07-15 (IM)

O Instituto de Meteorologia, I.P. (IM) disponibiliza a partir de hoje na sua Página WEB a informaçao do estado do tempo para 10 dias para novas localidades.

Assim, às cidades já disponíveis na Página do IM, há um acrescento de 283 cidades, num total de 307. Para as 283 cidades que agora passam a ser disponibilizadas, a previsão é gerada de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo.

Com esta actualização, pretende o IM chegar cada vez mais perto das necessidades dos seus utilizadores, na prossecução da sua missão.

- Nova área da previsão meteorológica até 10 dias

IM

Além disso, há outra novidade que me para mim até tem maior importância.
Se repararem, ao fundo da página, aparecem algumas (ainda poucas), normais para o período 1971-2000.

Por exemplo, Guarda:

semttulo2zg.png


Ao passar com o rato em cima dos gráficos, temos acesso aos valores exactos.

val.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Estava mesmo agora a ver isso, recebi um e-mail do IM, olha que engraçado Olhão é mais fresquinho que Faro.:D De facto, dou os meus parabéns ao IM, já que os nossos amigos espanhóis, já algum tempo tinham isso disponibilizado.

Hoje, a máxima para Olhão é de 28ºC e em Faro de 30ºC, já a mínima em Faro é de 19ºC e em Olhão é de 21ºC.:)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Fantastico mesmo, agora vai ser uma carga de trabalhos para eles manosiarem a informação terra a terra... Ou será por Outputs automaticos?? Fica a questão!

Tive a ver a previsão para a minha terrinha e reparei numa coisa boa e verdadeira que se passa principalmente fim de Primavera, Verão e Outono que é a pouca variação termica que ocorre por aqui nessas mesma epocas!

Mas acho que as maximas neste canto vão ficar a desejar dai a minha pergunta:

Outputs automaticos ou trabalhados??;)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
]ToRnAdO[;220763 disse:
Boas,

Fantastico mesmo, agora vai ser uma carga de trabalhos para eles manosiarem a informação terra a terra... Ou será por Outputs automaticos?? Fica a questão!

Tive a ver a previsão para a minha terrinha e reparei numa coisa boa e verdadeira que se passa principalmente fim de Primavera, Verão e Outono que é a pouca variação termica que ocorre por aqui nessas mesma epocas!

Mas acho que as maximas neste canto vão ficar a desejar dai a minha pergunta:

Outputs automaticos ou trabalhados??;)

Em comparação que estive a fazer com os Meteogramas GFS METEOPT - Modo Texto , parece que é mesmo por meio de Outputs Automaticos, ora vejamos:

previsoes.jpg


Modo Texto GFS-METEOPT :

meteopt.jpg



Concluindo, as temperturas maximas e minimas previstas pelo IM são parecidas com o Modo Texto GFS!
Só por dizer que o modo texto calcula á decima e o I.M. não!!

Reparem nisso, vejam se não é verdade!:rolleyes:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Estes "meteogramas" do IM, são naturalmente do ECMWF, mas atenção, penso que a partir do 4º dia as máximas e mínimas não são bem exactamente isso, mas sim as temperaturas mais altas (baixas) nos intervalos disponíveis (ou 6h ou 12h de intervalo...) e provavelmente da Run das 12h do dia anterior (pois não correspondem exactamente aos valores nos mapas, com origem na Run das 00h), por isso mesmo devem ser olhadas como tendências apenas, e com essa ressalva, de não se poder comparar directamente as máximas do dia 2, com o dia 5, só para dar um exemplo..

Interessante, como disse o André, nas principais cidades termos ali as normais, isso está bastante bom!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acho muito estranho sines ter média do mês mais quente de 19.4º (75-00) sendo que hoje em dia, ou até nos ultimos 8-10 anos ( vendo no mundomanz.com, no tutiempo e no weatheronline), sines tem 3-4 meses com Tmed acima de 20º e o mês mais quente com 21-22º...o que se assemelha um pouco mais a santiago do cacem e ás minhas observações na Lagoa..
Outra coisa são as minimas...são um pouco baixas ainda por cima tão perto de um oceano cujas temps variam entre 14-15º em fev e 19-21 em set.
Eu já estive a pensar e supus que a EMA fosse um pouco afastada do mar, o que levaria ( tal como acontece na Lagoa de st andré e em melides/santiago) que a massa de ar quente e humida acabasse por arrefecer 2-3º ao se deslocar para E/SE sobre o terreno arenoso que arrefece muito por irradiação...
A EMA é algures aqui:http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=h...7.966801,-8.873627&spn=0.003798,0.009602&z=17

Será que a estação climatologica é noutro lugar? eu sei que há muitas diferenças ao progredir para N na costa sines-setubal..mas serão tantas? :confused:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É um bom progresso mas nada de especial e até um pouco perigoso, tal como nos nossos meteogramas é preciso ter muito cuidado com a informação, não sei se para o público em geral (apesar do aviso na página) é boa ideia sinceramente.... por aqui pelo menos boa parte das pessoas ainda vamos percebendo das coisas, de como olhar para valores da T2 em modelos globais com muita cautela, o público em geral não. No Algarve por exemplo nem os modelos de bastante resolução lidam bem com as temperaturas nestas alturas, quanto mais um global. Além de que o IM parece ter um problema das máximas da T2 no médio/longo prazo como foi falado aqui há uns tempos no tópico de previsões e o rozzo também referiu mais acima.


Quanto às normais isso sim, muito bem vindas :thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Por aqui pelo menos boa parte das pessoas ainda vamos percebendo das coisas, de como olhar para valores da T2 em modelos globais com muita cautela, o público em geral não.

Pois o perigo é exactamente esse.
Há um certo risco aqui de ao tentar mostrar trabalho (que é bom é claro), "sair o tiro pela culatra", pois claro que como nós aqui bem sabemos, valores interpolados de modelos, à distância, são meramente indicativos de tendências..

Agora o público em geral não sabe nada disso, e vai lá chegar:
"Olha, 23º em Lisboa daqui a 5 dias", "Olha 22º daqui a 5 dias em Oeiras".
E vai contar à família e aos amigos, e afinal.. Por acaso não viram o boletim já com previsões a sério, porque não viram as notícias, mas lembram-se do valor que viram no site há uns dias e atrás.. E afinal.. Ups! Estão 30 e tal graus tanto em Lisboa como Oeiras nesse dia!
"Ai malditos homens do tempo, que nunca acertam uma!!!"

E quem fica mal visto no final? Os coitados dos previsores que se calhar na véspera até deram um valor bem previsto!
E a culpa não é do modelo (que até estaria a prever bons valores a 5 dias no ponto sobre terra, mas ao interpolar com pontos de mar vai "suavizar" e muito os valores), mas sim da forma como esta informação com algum "perigo" é passada ao público sem conhecimentos para a saber interpretar devidamente.

Claro que o perigo é maior para localidades que não vêm no mapa de previsões a sério, pois aí nessas cidades principais nas vésperas vão sempre aparecer com mão humana nos noticiários!

Reparem, se já aqui, quando foi facultado o acesso a meteogramas GFS com interpolação, ao início ainda foi um certo tempo de habituação, até se perceber o seu significado/interesse, em vez de olhar para eles como representação fiel do que é de esperar, e aqui é uma casa de "meteoloucos".. Imagine-se então com quem não está no assunto!

Mas não é dramático, ainda assim aplaudo, estando curioso para ver se os "perigos" se confirmam ou não, e também esperando melhorias na forma como estes algoritmos funcionam!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Onde é que voces veem as normais??

Acho que nem todas as terras tem direito...:angry:

Quando comparei a GFS-Texto foi só como base ao tratamento de dados automaticos que o IM fazia ou não! Conclui que são Outputs automaticos, seja GFS seja ECW e claro que o cuidado a validar esses dados é sempre algo perigoso... mas dá para ter uma ideia ao usuario normal deste site.

Mas sem duvida um bom avanço!!;)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu não me preocupava muito com o "upgrade" recente aos 10 dias de previsão para outras localidades.

Isto porque, na verdade 80% dos portugueses que até se preocupam de vez em quando em ir à net consultar a previsão do tempo, não procura o www.meteo.pt, dizem logo que é complicadote, que há outros sites mais fáceis:
- Sapo
- Msn
- Google

É triste, mas é a realidade! :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;220802 disse:
Onde é que voces veem as normais??
Acho que nem todas as terras tem direito...

Nem todos os locais tem normais obviamente, apenas os que tem estações climatológicas. Por acaso VRSA até tem estação (na entrada do farol) deve ter sido lapso ou não pretendem colocar para todos, talvez apenas capitais de distrito (mais provável), ou ainda não tiveram tempo de colocar (optimista hehehe).
De qualquer forma essa normal de VRSA está há muito tempo no site do IM na secção de climatologia:
http://www.meteo.pt/pt/oclima/normais/index.html?page=normais_far.xml
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A previsão de localidades que não são capitais de distrito é automática para todos os dias, inclusive os 3 primeiros. Vê-se bem a diferença entre localidades próximas, entre a automática e a manual:

monxt.jpg


25297689.jpg


Mesmo mais para o interior:

regn.jpg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Nem todos os locais podem ter normais obviamente, apenas os que tem estações climatológicas. Por acaso VRSA até tem estação (na entrada do farol) deve ter sido lapso ou não pretendem colocar para todos, talvez apenas capitais de distrito (mais provável), ou ainda não tiveram tempo de colocar (optimista hehehe).
De qualquer forma essa normal de VRSA está há muito tempo no site do IM na secção de climatologia:
http://www.meteo.pt/pt/oclima/normais/index.html?page=normais_far.xml

Obrigado Vince pela tua pesquisa...:thumbsup:

Já agora fica no recinto do farol, num velho abrigo meteorologico! ;)
Ainda á moda antiga!! Até já está a perder a velha cor branca :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Será que a estação climatologica é noutro lugar? eu sei que há muitas diferenças ao progredir para N na costa sines-setubal..mas serão tantas? :confused:

Sim, no site do IM constam duas estações em Sines em locais diferentes embora não muito distantes entre si. A climatológica está mesmo no Cabo aos 15 metros e a EMA está no Monte Chãos aos 103 metros, que deve ser o monte onde está o mais antigo parque eólico nacional no continente, deves conhecer bem. Dista uns 4km do Cabo, mas apenas uns 2km do mar a SW.