IM alarga previsão a 10 dias a novas localidades

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, no site do IM constam duas estações em Sines em locais diferentes embora não muito distantes entre si. A climatológica está mesmo no Cabo aos 15 metros e a EMA está no Monte Chãos aos 103 metros, que deve ser o monte onde está o mais antigo parque eólico nacional no continente, deves conhecer bem. Dista uns 4km do Cabo, mas apenas uns 2km do mar a SW.

Ah, também não sabia dessa, mas agora sim faz sentido, estava a achar estranhos os valores, como referido pelo Stormy.. Assim faz sentido, estação a 15m junto ao Cabo está basicamente metida no mar. E se a região já por si é pouco quente, então a localização dessa estação é praticamente como a do Cabo Carvoeiro!

De qualquer forma é um pouco confuso casos como estes, em que andamos todos os dias a ver registos e previsões para uma cidade, com base numa estação com dados completamente distintos da que depois aparece em normais....
:angry:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim, no site do IM constam duas estações em Sines em locais diferentes embora não muito distantes entre si. A climatológica está mesmo no Cabo aos 15 metros e a EMA está no Monte Chãos aos 103 metros, que deve ser o monte onde está o mais antigo parque eólico nacional no continente, deves conhecer bem. Dista uns 4km do Cabo, mas apenas uns 2km do mar a SW.


Tudo bem, acredito em diferenças dessas entre as estações, mas a climatologica deveria então ter minimas mais elevadas...já que o mar lá não é frio de todo...alias, na Lagoa costumo ter temperaturas minimas mais elevadas que monte chaos ( porque estou mais perto o mar ) mas as minhas maximas são tambem uns 2º ou 3º superiores..talvez porque estou a 15 km a NE
Já um pouco asis para o interior, em Vila nova de st andré é normal haver nevoeiros muito rente ao chao, pela manhã, porque o ar maritimo arrefece muito junto ao solo arenoso...dai eu achar que monte chaos esteja mais certa com a realidade..
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Este alargamento das previsões a 10 dias, para localidades, não é isento de erros. Hoje por exemplo, uns amigos disseram-me que o IM estava a prever as temperaturas máximas com diferença entre 6 e 9ºC entre Castelo Branco com as cidades da Covilhã e Fundão.

Fui a correr a confirmar e verifiquei que a previsão para hoje, segundo o IM:

Tmáx C. Branco: 32ºC
Tmáx Covilhã : 23ºC
Tmáx Oleiros : 23ºC
Tmáx Fundão : 26ºC


Desde logo, tamanha diferença de temperaturas só se justificaria com a presença de nevoeiros persistentes ou chuva!

Para verificar este engano do IM, verifiquei as temperaturas observadas às 14h:

Tmáx C. Branco: 29.6ºC
Tmáx Covilhã : 30.7ºC

Verifiquei ainda as temperaturas observadas às 15h:

Tmáx C. Branco: 27.9ºC
Tmáx Covilhã : 29.6ºC


Que posso dizer? Com erros deste tamanho, mais valia o IM não apresentar as previsões a 10 dias para localidades (outro erro: lê-se cidades, mas inclui concelhos).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Este alargamento das previsões a 10 dias, para localidades, não é isento de erros. Hoje por exemplo, uns amigos disseram-me que o IM estava a prever as temperaturas máximas com diferença entre 6 e 9ºC entre Castelo Branco com as cidades da Covilhã e Fundão.

Fui a correr a confirmar e verifiquei que a previsão para hoje, segundo o IM:

Tmáx C. Branco: 32ºC
Tmáx Covilhã : 23ºC
Tmáx Oleiros : 23ºC
Tmáx Fundão : 26ºC


Desde logo, tamanha diferença de temperaturas só se justificaria com a presença de nevoeiros persistentes ou chuva!

Para verificar este engano do IM, verifiquei as temperaturas observadas às 14h:

Tmáx C. Branco: 29.6ºC
Tmáx Covilhã : 30.7ºC

Verifiquei ainda as temperaturas observadas às 15h:

Tmáx C. Branco: 27.9ºC
Tmáx Covilhã : 29.6ºC


Que posso dizer? Com erros deste tamanho, mais valia o IM não apresentar as previsões a 10 dias para localidades (outro erro: lê-se cidades, mas inclui concelhos).

Mas isto foi o que eu já escrevi há uns dias, a previsão a menos de 3 dias é feita por um meteorologista nas capitais de distrito, mas nas restantes localidades é automática. Daí as diferenças entre essas localidades.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Paulo, esse foi o risco que que alguns aqui falaram. Se reparares a de Castelo Branco é previsão de meteorologista e as outras são output automático do modelo, muito falíveis na T2.

Mas pior ainda, o output do IM tem um problema qualquer com a temperatura máxima que já se falou várias vezes no tópico de previsões e aqui também, aparentemente poderá ser a T2 mas às 12z e não a máxima, ou qualquer erro mais estranho.

Repara no nosso output automático do GFS, em que temos a T2 para as 15z:

T15z C. Branco: 29.6
T15z Covilhã : 27.7
T15z Oleiros : 27.7
T15z Fundão : 28.4

Muito melhor do que está a sair do IM apesar de ser a mesma filosofia, mas mesmo assim, temos sempre alertado que a a nossa T2 de um modelo global é de pouca confiança. Daí a surpresa do IM avançar com as coisas desta forma para o público em geral, é um risco desnecessária que se vai virar contra eles. Talvez a ideia deles seja no futuro a T2 sair de um modelo de mesoescala deles, e aí sim, a coisa poderá ser útil e fiável.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Mas isto foi o que eu já escrevi há uns dias, a previsão a menos de 3 dias é feita por um meteorologista nas capitais de distrito, mas nas restantes localidades é automática. Daí as diferenças entre essas localidades.

Ups, não tinha reparado David sf! :p

Mas assim, com previsões automáticas, as disparidades podem ser enormes como as verificadas hoje nos locais que citei..

Mesmo assim, comparando dias em que ambas as previsões entre (capitais de distrito e localidades) são automáticas, as diferenças de temperatura são enormes!

Por exemplo, comparando Covilhã (Aerodromo) e Castelo Branco, normalmente em 70% dos casos a Covilhã (Aeródromo) apresenta -1/-2ºC em relação a Castelo Branco e nos restantes 30% apresenta 0/+1ºC em relação a Castelo Branco. Mas o que verifico das previsões automáticas são diferenças de 4/5/6ºC entre as cidades! Ainda se fosse em relação à zona alta da Covilhã, ainda aceitava uma diferença na ordem dos 3/4ºC, mas 9ºC de diferença?!?!

A conclusão que retiro, é que assim ainda irá confundir mais as pessoas, trata-se de "desinformação" e não de informação, a fiabilidade dos dados das previsões automáticas vale zero para mim! Ou então as fontes não são as mesmas, muito estranho..

É muito, mas muito mais fiável a previsão automática aqui do forum, baseada no GFS, mas adaptada por algoritmos próprios.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Repara no nosso output automático do GFS, em que temos a T2 para as 15z:

T15z C. Branco: 29.6
T15z Covilhã : 27.7
T15z Oleiros : 27.7
T15z Fundão : 28.4

.

Obrigado Vince, já entendi! :thumbsup:

Muito mas, muito melhor o output automático do forum! Merece os parabéns, pode ser que o IM nos queira comprar os dados!! :lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O nosso output desenvolvido pelo hotspot também é directo do GFS, também não tem qualquer algoritmo a tratar a T2 apenas interpolação, muito falível, sobretudo no litoral, orografia sem resolução, etc. Só a cota de neve é tratada com um algoritmo desenvolvido pelo rozzo, que penso que deu resultados bastante interessantes no Inverno quando foi implementado.

O do IM deveria dar pelo menos resultados equivalentes ao nosso pois é também de um modelo global, o ECMWF, que até é melhor que o GFS. Pelo que há um problema qualquer com a forma como estão a fazer isso, pois as máximas chegam a ser inferiores aos que a própria carta deles para as 15z do mesmo modelo mostram, o que é estranho.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Alguém sabe qual o modelo que a Aemet utiliza nas suas previsões? O sistema é idêntico ao do nosso IM é elaborado automaticamente tal como o IM faz, mas algo está errado no IM. Qualquer pessoa que vê a previsão para Olhão na 2ªfeira dia 26 fica completamente assustada com uma máxima de 23ºC igual à mínima.:huh: Olhando a previsão da AEMET para Ayamonte para 2ªfeira a máxima é de 30ºC e a mínima é de 21ºC. As previsões que eu faço para o meu blogue em termos de temperaturas é baseado na previsão para Ayamonte da Aemet, porque é muito fiável, tem falhas mas muito menos significativas que o nosso IM.

Referir que a máxima elaborada hoje pelo meteorologista foi de 33ºC para Faro, para Olhão a máxima prevista pelo IM foi de 27ºC, registei 27.2ºC de máxima, hoje acertou o modelo.