IM disponibiliza informação climática!

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
No prosseguimento de uma política de maior acessibilidade aos dados de que dispõe, o Instituto de Meteorologia, I.P. disponibiliza a partir de hoje informação referente às normais climatológicas, para o período 1971-2000, de 21 das estações integradas na sua rede.

Conforme convencionado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) o clima é caracterizado pelos valores médios dos vários elementos climáticos num período de 30 anos, sendo que estes apuramentos estatísticos começam no primeiro ano de cada década (1901-30, 1931-1960,..., 1961-1990...). Sendo estas as normais de referência, podem também calcular-se e utilizar-se normais climatológicas nos períodos intercalares, por exemplo 1951-80, 1971-2000.


Com estes valores médios pretende-se apresentar a caracterização do clima de um dado local, num dado intervalo de tempo, sendo importante dispor de séries longas de dados para se estudar as variações e as tendências do clima em cada local ou região. Em Portugal, o Instituto de Meteorologia, I.P. dispõe de séries de dados meteorológicos cujas primeiras observações remontam a 1865.

A informação agora disponibilizada inclui valores mensais e anuais dos principais elementos climáticos na forma gráfica e numérica, bem como informação relativa aos valores médios da temperatura máxima e mínima do ar e os totais de precipitação, assim como os respectivos valores extremos.

IM
:w00t:

Já é bom... Não como a AEMet mas já é bom. :D
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sem dúvida um óptimo avanço :)

Alguns apontamentos iniciais após uma rápida navegação.

-Tabelas legíveis, com os dados mais relevantes perfeitamente identificáveis.

-Aspecto gráfico muito agradável, onde se destaca a interacção através da passagem do rato, salientando imediatamente os valores, para melhor leitura.


De notar apenas uma pequena gralha que aparece nos dados de temperatura, no quadro resumo final. Onde aparece "nº de dias com T máxima maior que 20ºC" deve-se certamente ler "nº de dias com T mínima maior que 20ºC" (ou vulgarmente chamadas, noites tropicais), doutra forma não faz sentido. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Excelente iniciativa do IM. Claro que gostaria que tivesse disponibilizado ainda mais alguns parâmetros, mas estes já são muito bons.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Que brutalidade de noticia :eek:

Aquilo que mais me agrada é o facto de estarem além das médias, presentes os extremos absolutos das diversas cidades, uma pessoa tinha que andar sempre a especular assim acabam-se as dúvidas :thumbsup:

Obrigado IM.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Estes dados já não estavam disponíveis na área das previsões? :huh:

Alguns deles, não todos os parâmetros que agora foram publicados. Na minha óptica, uma boa iniciativa do IM, e espero que a publicação de dados continue no bom caminho.;)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
É realmente de louvar:), mas...

Faço um festejo contido, vejo por lá apenas as capitais de distrito e há mais vida para além delas... Como tal continuo há espera das normais de muitas outras estações, em particular da minha cidade, Elvas! :hmm:

É ainda assim bom ver como as influencias da AEMET dos "nuestros hermanos" tiveram algum efeito sobre o nosso IM. Aliás são essas as indicações que existem para os estados membros da UE ;). Acho até que isto deve ser o fruto de alguma "pressão" de Bruxelas ;).
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Ora cá esta aquilo a que eu chamo uma boa noticia!! Mas com o tempo penso que ainda podem aparecer melhores. hehehe
Mais dados de outras estações virão. Penso eu claro. Mas já é um passo para o bom caminho!!! :)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Gostava de colocar uma questão relativa às Normais Climatológicas do IM.

Relativamente aos valores da precipitação, estes são apresentados para o período 09-09UTC. Por curiosidade, porquê este período e não entre as 00h-00hUTC, por exemplo? Provavelmente é o que a OMM recomenda, mas fiquei curioso do porquê deste período.

E daqui advém uma outra dúvida. Tendo o IM os valores da precipitação para o referido período, no caso dos meus registos (e provavelmente a maioria dos membros aqui do fórum??), a precipitação diária é entre as 00h e as 23h59. Será que estarei a cometer um erro muito grande ao comparar os meus valores mensais com os da Norma? Por exemplo, no dia 1 de um mês, pode chover intensamente antes das 09h. O IM contabilizará essa precipitação como pertencente ao mês anterior? (uma vez que estará, por exemplo, dentro do período 09h09UTC, que começou no dia 31 e acabou no dia 01?) No meu caso, só contabilizarei essa precipitação no novo mês...
:huh:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Gostava de colocar uma questão relativa às Normais Climatológicas do IM.

Relativamente aos valores da precipitação, estes são apresentados para o período 09-09UTC. Por curiosidade, porquê este período e não entre as 00h-00hUTC, por exemplo? Provavelmente é o que a OMM recomenda, mas fiquei curioso do porquê deste período.

E daqui advém uma outra dúvida. Tendo o IM os valores da precipitação para o referido período, no caso dos meus registos (e provavelmente a maioria dos membros aqui do fórum??), a precipitação diária é entre as 00h e as 23h59. Será que estarei a cometer um erro muito grande ao comparar os meus valores mensais com os da Norma? Por exemplo, no dia 1 de um mês, pode chover intensamente antes das 09h. O IM contabilizará essa precipitação como pertencente ao mês anterior? (uma vez que estará, por exemplo, dentro do período 09h09UTC, que começou no dia 31 e acabou no dia 01?) No meu caso, só contabilizarei essa precipitação no novo mês...
:huh:

Ninguém tem uma resposta a esta questão?:(
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Que brutalidade de noticia :eek:

Aquilo que mais me agrada é o facto de estarem além das médias, presentes os extremos absolutos das diversas cidades, uma pessoa tinha que andar sempre a especular assim acabam-se as dúvidas :thumbsup:

Obrigado IM.

Extremos absolutos entre 71 e 00. Acho ridiculo considerarem apenas os extremos absolutos dentro do periodo da norma. Ou são absolutos mesmo (maior e menor desde o inicio dos registos), ou então são absolutos temporais e nada mais.