[IM] IM disponibiliza a partir de hoje informação do Índice Térmico Universal

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
No âmbito das suas competências, o Instituto de Meteorologia, I.P. que já divulgava à ao público em geral o Índice de Conforto Bioclimático WSI (Weather Stress Index), através do seu sítio de Internet, disponibiliza também a partir de hoje informação relativa ao Índice Térmico Universal (UTCI).

O WSI, aplicável tanto em condições de calor como de frio, tem como parâmetros do seu cálculo a temperatura, a humidade e o vento que são diariamente observados na rede de estações meteorológicas do IM, calculado com base em duas observações por dia, às 06 e às 13 UTC, é agora complementado com informação adicional deste índice UTCI, que é calculado com base em 8 observações por dia (00,03,06,09,12,15,18,21 UTC).

O novo índice UTCI é aplicável a todos os climas e a qualquer escala espacial, tem em consideração as trocas de fluxos de calor e a termorregulação do indivíduo, refletindo uma maior preocupação na modelação do balanço energético e considera os efeitos térmicos locais em todo o corpo, sendo independente das características pessoais do indivíduo (considera-se como referencia a atividade de uma pessoa com uma velocidade de 4 Km/h).

Ver nova área de informação UTCI

Artigo IM
 


ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
intressante para alguns estudos...

mas os arquipélagos, para não variar muito, ficam de fora....:mad::angry:

infelizmente parece que as ilhas não pertencem a portugal, parece que ficamos sempre de lado. Ja a ilha da madeira no inicio do ano foi falado que iam dividir a ilha em 4 para as previsões meteorológica, até ai momento não se viu nada, apenas previsões para Funchal e norte, o resto não é ilha da madeira

Sei que é off-topic, tive de dizer.....