IM surpreendido na Madeira com mar alteroso

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Ondas gigantes atingem marina do Lugar de Baixo e Ribeira Brava
No cais, a ondulação provocou estragos em duas viaturas ligeiras. Uma delas por pouco não foi arrastada para o mar.

2006307344731795710_rs.jpg


A marina do Lugar de Baixo, no concelho da Ponta do Sol, voltou a ser 'atacada' pela fúria das ondas. O mar alteroso galgou a barreira de protecção mas apesar da fúria das ondas a infra-estrutura não sofreu danos. Por volta do meio-dia, o mar começou a ficar bastante agitado e, em poucos minutos, formaram-se ondas de grande dimensão.

A violência do mar também atingiu a Ribeira Brava, onde a situações foi pior.

Com base em informações avançadas ao nosso matutino por algumas testemunhas, a forte ondulação fez estragos em dois carros estacionados no cais da Ribeira Brava.

As viaturas ligeiras ficaram parcialmente destruídas, sendo que uma delas, por pouco, não foi arrastada para o mar.

Valeu a intervenção de alguns trabalhadores que com a ajuda de um reboque conseguiram trazer um dos carros para uma zona segura.

Ao que foi possível apurar, a proprietária da viatura que sofreu maiores danos entrou em estado de choque quando chegou ao local e encontrou o carro destruído. A senhora terá sido assistida no Centro de Saúde da Ribeira Brava.

O Observatório de Meteorologia do Funchal (OMF) disse não ter conhecimento da existência de ondulação na zona Oeste da Madeira.


Uma técnica acrescentou não ter existido aviso de forte ondulação para o zona afectada. E nos próximos três dias as ondas não devem atingir 1.5 metros, salientou. A única explicação apresentada pela técnica do OMF foi a de se tratar de uma situação local.

De novo a marina do Lugar de Baixo volta a ser 'engolida' pela força das ondas. A última vez foi a 27 de Fevereiro de 2005.

2006325899709948446_rs.jpg


Na altura, o Governo Regional deu instruções para a demolição da infra-estrutura.

Um video do DN (embora metade seja publicidade): [MEDIA]http://www.dnoticias.pt/multimedia/videos/300107/dn0301010101.asx[/MEDIA]

Fonte: Diário de notícias da Madeira
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Nao ha hipoteses de ter sido um tsunami???
É estranho...o IM pode ser um pouco falso digamos...mas ao ponto de nao prever um Swell desse tamanho?? Axo Estranho... A violencia das ondas nao previstas so podem apontar para um tsunami!!:eek:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
]ToRnAdO[;27936 disse:
Nao ha hipoteses de ter sido um tsunami???
É estranho...o IM pode ser um pouco falso digamos...mas ao ponto de nao prever um Swell desse tamanho?? Axo Estranho... A violencia das ondas nao previstas so podem apontar para um tsunami!!:eek:

Realmente é estranho...:huh: :huh: :huh:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas não será por causa de entrarmos na influência da Lua cheia;)
http://www.windguru.com/int/index.php?sc=54
e se calhar os restos do fluxo de ar vindos da Ibéria e Canárias;)
Se foi do oriente a marina do funchal está desprotegida:(

Mas continua estranha a entrada de um SWELL dessa categoria e repentina...

Ja verifiquei...e nada de tremores nessa regiao...E demais os modelos previam esses restos, o que nao aconteceu...
:unsure: :unsure:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
]ToRnAdO[;27936 disse:
Nao ha hipoteses de ter sido um tsunami???
É estranho...o IM pode ser um pouco falso digamos...mas ao ponto de nao prever um Swell desse tamanho?? Axo Estranho... A violencia das ondas nao previstas so podem apontar para um tsunami!!:eek:

É uma possibilidade, e não tem necessariamente de ter relação com sismo, basta que ocorrece uma grande derrocada, por exemplo nas ilhas Selvagens ou mesmo nas Canárias e que cria-se ondas desta magnitude.
Mas certezas são poucas...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas Canárias esteve mau tempo durante o fim de semana, e com bastante ondulação, no forum espanhol Meteored num tópico das Canárias até havia fotografias no sábado ou domingo sobre a rebentação do Mar.

Provavelmente teve a ver com a mesma intempérie. Se calhar no IM distrairam-se um pouco com isso, ou então não era mesmo previsível de todo, pois isto da meteorologia está longe de ser uma ciência exacta. Um carro foi danificado ? Epa, pra próxima não estacione tão próximo da água, estamos no Inverno, e como tal, nunca se sabe ....
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É uma possibilidade, e não tem necessariamente de ter relação com sismo, basta que ocorrece uma grande derrocada, por exemplo nas ilhas Selvagens ou mesmo nas Canárias e que cria-se ondas desta magnitude.

Seria de facto uma possibilidade, acontece de vez em quando, a maior onda de sempre e oficialmente confirmada (520m) foi gerada por uma derrocada no Alasca em 1958. Mas uma derrocada de grandes dimensões também ficaria registada em sismógrafos acho eu, ou acontece mesmo na sequência doutro fenónomo qualquer, terramoto ou errupção dum vulcão.

Mas nem é bom falar de tal coisa nessa região, pois lembro-me logo daquela teoria de há uns anos atrás em que uns cientistas ingleses afirmavam que estava iminente uma derrocada submarina da montanha do vulcão Vieja na ilha de La Palma nas Canárias e que geraria um gigantesco tsunami contra a Europa e os Estados Unidos ...
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Nas Canárias esteve mau tempo durante o fim de semana, e com bastante ondulação, no forum espanhol Meteored num tópico das Canárias até havia fotografias no sábado ou domingo sobre a rebentação do Mar.

Provavelmente teve a ver com a mesma intempérie. Se calhar no IM distrairam-se um pouco com isso, ou então não era mesmo previsível de todo, pois isto da meteorologia está longe de ser uma ciência exacta. Um carro foi danificado ? Epa, pra próxima não estacione tão próximo da água, estamos no Inverno, e como tal, nunca se sabe ....

É improvável, apenas uma parte da costa sul foi afectada, a ter ondulação devido a uma depressão, teria afectado toda a costa sul.
2001344515663031230_rs.jpg

Uma derrocada, nem que seja submarina encaixava aqui razoavelmente bem... mas isto é apenas uma hipótese.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É improvável, apenas uma parte da costa sul foi afectada, a ter ondulação devido a uma depressão, teria afectado toda a costa sul.
Uma derrocada, nem que seja submarina encaixava aqui razoavelmente bem... mas isto é apenas uma hipótese.

É uma possibilidade como disse, mas estou mais inclinado para a instabilidade em redor das Canárias.
Em 2005, recordo-me de ler que alguns dos muitos furacões dessa época no Atlântico geraram ondas que viajaram centenas ou mesmo milhares de quilometros de distância, quase de forma impercéptivel, mesmo pelas boias. A mim não me surpreende que uma depressão faça destas coisas em menor ou maior escala, sobre determinadas condições. Acho que é uma área onde ainda se sabe muito pouco.

De qualquer forma, se calhar deveriam tentar perceber o que de facto aconteceu nesse caso concreto, afinal é assim que se aprende e evolui.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
É uma possibilidade como disse, mas estou mais inclinado para a instabilidade em redor das Canárias.
Em 2005, recordo-me de ler que alguns dos muitos furacões dessa época no Atlântico geraram ondas que viajaram centenas ou mesmo milhares de quilometros de distância, quase de forma impercéptivel, mesmo pelas boias. A mim não me surpreende que uma depressão faça destas coisas em menor ou maior escala, sobre determinadas condições. Acho que é uma área onde ainda se sabe muito pouco.

De qualquer forma, se calhar deveriam tentar perceber o que de facto aconteceu nesse caso concreto, afinal é assim que se aprende e evolui.

É uma possibilidade em aberto, mas como disse, caso fosse ondas devido a essa instabilidade nas Canárias, a principal zona afectada seria sem sombra de dúvidas o Funchal (ou de uma manweiro gerala costa toda sul), mas tal não ocorreu, no Funchal nem se registou ondas fora do normal.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Segundo todo o conhecimento k o homem adquiriu até hoje este acontecimento não encaixa a 100% em nenhuma das teorias isto dito por mim k sou um leigo nestas matérias, mas é mesmo k me parece. Será k o IM vai emitir algum comunicado no site durante o dia de amanhã tentado explicar de alguma forma o k poderá ter originado esta situação muito localizada?
As ondas pareceram-me mesmo muito fortes e de grande porte...
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Algumas hipoteses a colocar...

- movimentos tectonicos submarinos localizados (e não registados)
- uma rogue wave comum nesta parte do Atlântico
- "algum barco maior" que tivesse passado (como no Porto Santo acontece com o Lobo do Mar)
- algum "tornado" instantaneo que se tivesse formado...

São só hipóteses...