Imagens de Satélite cinzentas ?

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Façam o favor de visitar o site do IM e visualizarem as imagens de satélite de, por exemplo, 08h00 de hoje.

Porquê toda aquela cor cinzenta na Península, em França, na Europa !?

Podia ser nevoeiro ou apenas o contraste térmico, ou alguma questão técnica que agora me escapa ... :huh:

Imaginemos que hoje de manhã estava nevoeiro em Trás-os-Montes.
Através daquelas imagens eu não conseguiria diferenciar o nevoeiro do céu limpo, mais parece haver nevoeiro em toda o país, e então aquele recorte da costa francesa dá para ver que é alguma questão técnica, que possa ter a ver com as imagens nocturnas e diurnas ...

Alguém é capaz de explicar? :(
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Façam o favor de visitar o site do IM e visualizarem as imagens de satélite de, por exemplo, 08h00 de hoje.

Porquê toda aquela cor cinzenta na Península, em França, na Europa !?

Podia ser nevoeiro ou apenas o contraste térmico, ou alguma questão técnica que agora me escapa ... :huh:

Imaginemos que hoje de manhã estava nevoeiro em Trás-os-Montes.
Através daquelas imagens eu não conseguiria diferenciar o nevoeiro do céu limpo, mais parece haver nevoeiro em toda o país, e então aquele recorte da costa francesa dá para ver que é alguma questão técnica, que possa ter a ver com as imagens nocturnas e diurnas ...

Alguém é capaz de explicar? :(

É nevoeiro sim, só que ele torna-se visível á medida que o dia avança,porque a terra que não tem nevoeiro aquece mais do que aquela onde está nevoeiro. Entretanto também há nevoeiro que se vai dissipando... Acho eu que é isso que se passa...
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
bem estou levantado hoje desde manhã cedoenão vi nevoeiro por aqui... deve ser aquela massa de humida densa que nao se ve bem a olho nu mas o infra-vermelho do satélite consegue captar...penso eu de que.... :D
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Ora nem mais, é precisamente isso, Humidade que é visivel aos IR do satélite.É muito frequente em noites anticiclónicas. ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Sinceramente nunca vi humidade visível no IR (entenda-se vapor de água)... :huh:

De facto enganei-me ao dizer que era nevoeiro. São antes estratos e claro que em alguns sítio nevoeiro que neste caso não são mais que estratos ao nível do solo...

Pode ver-se por estas imagens que grande parte de Portugal não está afectado por essas nuvens no entanto a Espanha e em maior medida França estão...

irntw2.jpg
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Ora nem mais, é precisamente isso, Humidade que é visivel aos IR do satélite.É muito frequente em noites anticiclónicas. ;)

Desta vez discordo do Minho e concordo contigo, Kim, deve ser precisamente isso, a Humidade visível pelo satélite, daí o contraste na costa francesa com aquele recorte tão preciso.

Ok, assunto esclarecido! E assim crescem os nossos conhecimentos ...;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Desta vez discordo do Minho e concordo contigo, Kim, deve ser precisamente isso, a Humidade visível pelo satélite, daí o contraste na costa francesa com aquele recorte tão preciso.

Ok, assunto esclarecido! E assim crescem os nossos conhecimentos ...;)

Acho que poderá ser geada também...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
eu voto como o alex! na geada :D
se nao tiver a dizer baboseira o IV distingue o que emite mais quente do mais frio (logo o mais quente seria mais claro), mas as imagens sao invertidas, logo passa a ser o que emite mais frio mais branco (p.ex nuvens altas).
dai acho que o contraste termico como nesse caso da geada (onde ha regioes com solo mt mais frio) deva ser a solucao..
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
eu voto como o alex! na geada :D
se nao tiver a dizer baboseira o IV distingue o que emite mais quente do mais frio (logo o mais quente seria mais claro), mas as imagens sao invertidas, logo passa a ser o que emite mais frio mais branco (p.ex nuvens altas).
dai acho que o contraste termico como nesse caso da geada (onde ha regioes com solo mt mais frio) deva ser a solucao..

Bem vindo ;) :D :D