Instabilidade 2017

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas pessoal!
Achei por bem criar este tópico para juntarmos os melhores registos fotográficos ou vídeos que temos de instabilidade (trovoada, formações nebulosas interessantes, etc...) deste ano de 2017. Eu sei que foi um ano chato, mas acho que é importante recordarmos os melhores eventos.
Tentarei publicar os meus registos ainda hoje. :)
Só peço duas coisas:
-> Publiquem só registos vossos;
-> Se tiverem vários registos organizem-nos por ordem cronológica.

Não hesitem em publicar! :)
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Aqui vai um registo da Terra sem trovoada (aqui mesmo :D), pouca trovoada há por aqui e poucos registos decentes tenho, aqui fica um frame de um vídeo na noite 24 de Março de 2017, desculpem a qualidade terrível: ;)
csNZAHe.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Já publiquei o evento mais significativo de instabilidade que tive por cá no seguimento sul mas entretanto publico novamente esse e outros aqui.
Obrigado @Tiagolco ;)
__________________
24 de Maio:
Não passavam de formações normais, nesta altura:
8olHleL.jpg

LYv8Nix.jpg

Que se transformou nisto em pouco mais de 1 hora:
KezvCQw.jpg

QWi0Ik3.jpg

Ficam portanto os videos que também coloquei no tópico do sul:



16 de Junho:
5M7sn3G.jpg

fSgjXK4.jpg

É possível ver a luz tímida de um relâmpago:
Ci2CGrN.jpg

Video:


19 de Junho

ZbsgRyH.jpg

dOONMx6.jpg

gqvv5yz.jpg

187kNuI.jpg


29 de Agosto
skcOeRU.jpg

E0HCqDH.jpg

jpuzCYc.jpg

Q6TppRq.jpg

Uma pequena célula que deu uma chuvada brutal em Elvas neste dia:
DK4bbqe.jpg

Cenário bem assustador a sul de Badajoz:
ZOXHTqU.jpg

_________
Foi um ano chato é verdade mas o verão em termos de instabilidade até não foi dos piores, há anos em que não aparece nada de nada.
;)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O ano de 2017, foi algo monótono,vou deixar o resumo de 2 eventos por aqui:
-Queda de neve na tarde de 10 de Fevereiro:
Aqui foi quando começou a nevar:
d21RJi9.jpg

TEcVEaA.jpg


Nesta altura já nevava com intensidade e com acumulação, peço é desculpa pela qualidade das fotos, foram tiradas com o telemóvel:
2HgHiPA.jpg

e este pequeno video espanhol :

-Trovoada forte no dia 24 de Maio, não pela precipitação, mas sim pelo enorme e frequente número de descargas eléctricas, esta foto foi em Marvão onde as descargas causaram alguns estragos, segundo relatos:
aG0hZuE.jpg

Radar:
EKS1o0x.gif

e por fim as descargas eléctricas:
6m9rAWy.png


De forma resumida foram os 2 eventos mais dignos de registo por aqui:p
Bom ano a todos!
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mar alteroso na Foz do Douro durante os temporais de Fevereiro 2017:

GZwr1.jpg



Trovoada no Porto em Abril de 2017:

raio1.jpg


raio3.jpg


raio2.jpg
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Fica então o meu contributo.
-> No dia 18/04/2017.
Aproveito o dia para ir ao aeroporto ver os aviões. Quando volto para casa dou de caras com este cenário:
CCZHV7q.jpg

-> No fatídico dia 18/06/2017:
Depois de um dia muito quente, ao final da tarde a instabilidade começa aproximar-se de Este acabando por proporcionar um belo cenário:
PZQmrzB.jpg

-> No dia 05/08/2017 em Vevey, Suíça.
Depois do almoço reparo que o céu começa a ficar "furado". Fui acompanhando a evolução da situação até que resolvi tirar esta foto. Espetacular mesmo!
MWKKYXT.jpg

-> Na madrugada de dia 28/08/2017 (A melhor madrugada de sempre :D) em Sta Marta de Penaguião, Vila Real.
Formam-se células em Castro D'aire e portanto fico atento. Mais tarde formam-se mais e mais células à volta, até que finalmente fui presenteado:
JG8OzRM.jpg

BMHVTNR.jpg

O vídeo:

Obrigado a todos os que já contribuíram!:thumbsup:
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Por aqui este ano foi o melhor ano em termos de dias com trovoada vísivel desde que faço registos (2013), registei 16 dias com trovoada.

3 Fevereiro - Na madrugada deste dia passou por aqui um trovoada muito intensa, com chuva e rajadas de
vento fortíssimas e uma grande frenquência de relâmpagos. Este vídeo não lhe faz justiça.



5 Fevereiro - Neste dia tivemos ainda umas trovoadas visíveis durante a madrugada, fotografei alguns relâmpagos de uma trovoada às 2h40min, depois outra, que estava em Espanha, às 3h50min e mais uma que passou por aqui e ainda deixou uns valentes estouros às 4h15min.

A que estava em Espanha:

Distant Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

A que passou por aqui:

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

22 Março - Dia em que nevou a cotas relativamente baixas. Deu para fotografar umas estruturas interessantes. Deixo aqui este aguaceiro de neve (nota-se onde ela derrete e passa a chuva) e uma cumulonimbus ao fim da tarde:

Snow showers by Guilherme Silva, on Flickr

Thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr

25 Março - Ao fim da tarde passou este aguaceiro forte ainda com algumas rajadas fortes. Durante a sua aproximação eram visíveis grandes cortinas de chuva:

Approaching storm by Guilherme Silva, on Flickr

30 Março - Neste dia passou uma frente que trazia algumas células mas que se foram dissipando ao aproximar-se daqui. Quando essas já estavam aqui, formou-se outra célula por trás que ainda deixou alguma trovoada e deu para apanhar um raio:

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

19 Abril - O dia começou com umas mammatus a este e ao anoitecer formou-se uma trovoada elevada que não durou muito mas foi um espetáculo de ver crescer. Seguia desde que reparei um torre a aumentar rapidamente e depois a furar algumas nuvens médias e também as nuvens altas da bigorna do monstro de trovoada que passou em Aveiro. Passado pouco tempo já se começava a ver a cortinas de precipitação, que não me recordo se chegaram ao chão ou permaneceu como virga. Uns minutos depois vejo o primeiro relâmpago e a partir daí começei a tentar fotografar. Ainda apanhei alguns relâmpagos mas as fotos não ficaram por aí além por causa dos postes com luz do campo em frente. Tinha um local com vista espetacular nesta direção a 2min e nem me lembrei de ir lá.

Mammatus at sunrise by Guilherme Silva, on Flickr

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

5 Maio - Durante a tarde formou-se uma célula considerável no mar com um movimento lento mas quando chegou aqui mostrou uma boa estrutura e deixou uma grande mas curta chuvada acompanhada de granizo. Vi alguns relâmpagos e a minha surpresa quando vi que consegui apanhar o anvil crawler em baixo:

Thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

9 para 10 Maio - Uma trovoada com uma frequência de relâmpagos muito baixa (1 a cada 3-5min) mas que devido ao seu movimento lento, persistência e a passar aqui pertinho deixou uns bons trovôes.



25 Maio - Perto do fim da madrugada veio esta trovoada elevada que deixou ainda alguns relâmpagos:

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

13 Junho - O melhor dia deste ano, e dos melhores desde que faço registos. Ao fim da madrugada/nascer do sol passou esta trovoada que durante a sua aproximação eram visíveis umas espetaculares nuvens asperitas e junto a uma grande quantidade de relâmpagos deu para um fantástico início de dia.

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

MC4OSUN.jpg


Asperitas clouds on the edge of a thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr

Asperitas clouds by Guilherme Silva, on Flickr

Anvil Crawler Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

27 Agosto - Ao início da tarde eram visíveis para o interior estas fantásticas torres a crescer.

Thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr

Thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr

28 Agosto - Durante a madrugada passou uma célula com muitos relâmpagos. Para o início da noite foram visíveis também muitos relâmpagos, pois as trovoadas moviam-se lentamente e aguentaram-se desde a zona do Gerês até chegar à costa.

Madrugada:
Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

Início da noite:
Lightning by Guilherme Silva, on Flickr

Lightning by Guilherme Silva, on Flickr


21 Setembro - Durante a tarde formou-se uma pequena célula para o interior:

Thunderstorm by Guilherme Silva, on Flickr
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
O meu ano de 2017 no que a eventos diz respeito ficou um pouco aquém do esperado, ainda assim tive momentos que acho valer a pena serem partilhados neste tópico.
Vamos então por ordem cronológica....

Dia 14/Fev - Amora/Seixal:

Madrugada de um dia dos namorados que começou de uma forma inusitada, em que uma trovoada na Margem Sul deixou toda a gente em sentido.

32737749892_1d0af448de_o.jpg
2017.02.14 - 003740 (NIKON D7200) [Amora] by LusoSkies, no Flickr

Também o registo em video vale a pena ser visto e acima de tudo ouvido (especialmente por quem tiver subwoffer no sistema de som) :)



Dias 25 & 26/Mai - Orvalho/Oleiros:

Numa viagem de puro storm chase, consegui obter alguns bons registos...

2017.05.25 - 001244 (NIKON D7200) [Orvalho] by LusoSkies, no Flickr
2017.05.25 - 010212 (NIKON D7200) [Orvalho] by LusoSkies, no Flickr
2017.05.25 - 022452 (NIKON D7200) [Orvalho] by LusoSkies, no Flickr
2017.05.26 - 021626 (NIKON D7200) [Orvalho] by LusoSkies, no Flickr

Dia 17/Jun - Amora/Seixal:

Num dia de má memória para Portugal, algo de belo se vislumbrava no horizonte para Este...

2017.06.17 - 211230 (NIKON D7200) [Amora] by LusoSkies, no Flickr

Dia 03/Nov - Amora/Seixal:

Durante um Outono muito escasso de tempo convectivo, ainda que ao longe deu para captar qualquer coisita....

2017.11.03 - 212358 (NIKON D7200) [Amora] by LusoSkies, no Flickr

Agora é esperar pacientemente por o que 2018 nos traz :)
 
Registo
11 Mar 2016
Mensagens
162
Local
Almada
Aqui vão as minhas relíquias:

19 de Abril 2017 - São Pedro do Sul


19.04.2017 - São Pedro do Sul
by Rafaela Pancha, no Flickr

19.04.2017 - São Pedro do Sul by Rafaela Pancha, no Flickr


17 de Junho - Cabrela
17.06.2017 - Cabrela -The Horse by Rafaela Pancha, no Flickr

17.06.2017 - Cabrela by Rafaela Pancha, no Flickr

17.06.2017 - Cabrela by Rafaela Pancha, no Flickr

17.06.2017 - Cabrela by Rafaela Pancha, no Flickr

17.06.2017 - Cabrela by Rafaela Pancha, no Flickr


28 de Agosto - Cristo Rei
28.08.2017 - Cristo Rei by Rafaela Pancha, no Flickr

28.08.2017 - Almada by Rafaela Pancha, no Flickr


11 de Novembro - Costa da Caparica
02.11.2017 - Costa da Caparica by Rafaela Pancha, no Flickr

Dia 02.11.2017 - Miradouro dos Capuchos by Rafaela Pancha, no Flickr

Aqui está o meu pequeno contributo do ano passado, que venha mais este ano!! :trovao:;)
 
Última edição: