Como tem sido hábito nos últimos anos, passo sempre um período de 10 dias do mês de Agosto, na localidade da Lapa, em Sernancelhe, no distrito de Viseu.
Trata-se de uma aldeia pequena, a 900m de altitude, com vista privilegiada para a Serra da Estrela, Caramulo, Montemuro...
Este ano, tive a oportunidade de assistir a 3 tardes de instabilidade convectiva na região, nos dias 13, 14 e 15 de Agosto. Na madrugada do dia 13 também vi um verdadeiro espectáculo de trovoadas a este e sudeste da minha localização, que pelo que li no Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto de 2009, a *Marta* também viu.
Infelizmente dessa madrugada não tenho fotografias.
Ficam então alguns registos, que consegui, em escapadelas que dava durante o meu trabalho de voluntariado.
-----------------------------------
Dia 13 de Agosto
14:00/14:15 - Altura em que o céu começou a encobrir.
Por volta das 14h30 foi quando deu o primeiro trovão! A partir daí, estavam-se constantemente a ouvir trovões. Ainda choveu durante alguns minutos. Com cada pingo. Parecia quase granizo. Mas o grosso da precipitação caiu toda a sul. Ali era apenas a rampa de lançamento para a formação da nebulosidade.
14:36
-----------------
15:39, Post do Vince sobre o tema.
Nessa altura o céu estava assim:
Mais tarde, entre as 16h e as 17h:
As células de Viseu, vistas do lugar onde eu estava:
Sudeste:
Sul:
A oeste, Montemuro:
Pequenas mammatus
Nordeste:
Sentido sul, direcção de Viseu:
Vista a norte:
Trata-se de uma aldeia pequena, a 900m de altitude, com vista privilegiada para a Serra da Estrela, Caramulo, Montemuro...
Este ano, tive a oportunidade de assistir a 3 tardes de instabilidade convectiva na região, nos dias 13, 14 e 15 de Agosto. Na madrugada do dia 13 também vi um verdadeiro espectáculo de trovoadas a este e sudeste da minha localização, que pelo que li no Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto de 2009, a *Marta* também viu.
Infelizmente dessa madrugada não tenho fotografias.
Ficam então alguns registos, que consegui, em escapadelas que dava durante o meu trabalho de voluntariado.
-----------------------------------
Dia 13 de Agosto
14:00/14:15 - Altura em que o céu começou a encobrir.
Por volta das 14h30 foi quando deu o primeiro trovão! A partir daí, estavam-se constantemente a ouvir trovões. Ainda choveu durante alguns minutos. Com cada pingo. Parecia quase granizo. Mas o grosso da precipitação caiu toda a sul. Ali era apenas a rampa de lançamento para a formação da nebulosidade.
14:36
-----------------
15:39, Post do Vince sobre o tema.
Forte actividade convectiva. O André reportou trovoada em Sernancelhe. O Spiritmind trovoada forte em Gois e Pampilhosa da Serra.
A direcção das células é mais ou menos WSW ou SW.
Animação
Mapa com divisões distritais:
Nessa altura o céu estava assim:
Mais tarde, entre as 16h e as 17h:
As células de Viseu, vistas do lugar onde eu estava:
Sudeste:
Sul:
A oeste, Montemuro:
Pequenas mammatus
Nordeste:
Sentido sul, direcção de Viseu:
Vista a norte: