Instabilidade e Trovoadas 8/? Setembro 2009



Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas

Já se começa a ter uma maior quantidade e qualidade no material aqui apresentado, espero que continue.

Francisco a tua maquina não tem foco manual?

Abraços

Boas :)

Sim a máquina tem foco manual, eu é que como ainda não estou muito habituado a ela, apenas abri a lente durante 4 - 10 segundos (dependendo da situação) e esperei que captasse os raios. As fotos foram todas tiradas sem tripé (que não tinha na altura), apenas apoiei a máquina em cima de uma mesa e tentei que ficasse o mais quieta possível, para evitar ficar as fotos tremidas. Mas mesmo assim algumas ficaram boas. :)

Só estou habituado a trabalhar com tempos de exposição e tempos abertura da lente e isso, mas de qualquer maneira se quiseres ver os detalhes todos da máquina, ela é uma Canon Powershot SX10 IS. :thumbsup:

Não sei porque é que ela faz isso nos filmes, não devo de ter ligado a opção de foco manual... De resto os dois filmes de cima foram feitos com a minha nova máquina de filmar em HD, a toshiba. O último é que foi com a Canon. ;)

Desculpem o off-topic. :D
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas :)

Sim a máquina tem foco manual, eu é que como ainda não estou muito habituado a ela, apenas abri a lente durante 4 - 10 segundos (dependendo da situação) :D

Boas

Francisco a minha pergunta era sobre foco, não sobre exposição e não era em relação as fotos mais sim ao video.

Outra vez a pergunta. O filme 3 em que já apanhas a trovoada de dia foi feito com maquina de filmar ou essa de fotografar?

Se foi com a de filmar a minha pergunta era se tinha foco manual? Se tem coloca antes o foco manual enquadra o que queres apanhar e estabiliza a maquina, focando a maquina manualmente para não haver desfocarem, como ouve.
Se foi com a maquina de fotografar e tiveres foco manual faz o mesmo.

ISTO É APENAS UMA DICA PARA MELHORAR AS TUAS IMAGENS, CLARO QUE DEPOIS TENS DE TRABALHAR A EDIÇÃO MAS NADA COMO COMEÇAR.

Os raios da noite estão muito bons.

Abraços
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Outra vez a pergunta. O filme 3 em que já apanhas a trovoada de dia foi feito com maquina de filmar ou essa de fotografar?

Se foi com a de filmar a minha pergunta era se tinha foco manual? Se tem coloca antes o foco manual enquadra o que queres apanhar e estabiliza a maquina, focando a maquina manualmente para não haver desfocarem, como ouve.
Se foi com a maquina de fotografar e tiveres foco manual faz o mesmo.

ISTO É APENAS UMA DICA PARA MELHORAR AS TUAS IMAGENS, CLARO QUE DEPOIS TENS DE TRABALHAR A EDIÇÃO MAS NADA COMO COMEÇAR.

Os raios da noite estão muito bons.

Abraços

O filme 3 foi feito com a máquina de fotografar. A opção de foco manual é que não estava activada, eu percebi a tua pergunta, mas peguei tão depressa na máquina na tentativa de apanhar principalmente o barulho ensurdecedor que a trovoada fazia, que não "configurei" as opções da máquina, por assim dizer.

Da próxima vez vou seguir o teu conselho, colocar o foco manual e estabilizar a máquina.

É normal que os raios de noite estejam muito bons, foram filmados com a toshiba HD, uma máquina que na minha opinião trabalha muito bem de noite mesmo com iluminação praticamente nula. E, se queres que te diga, a qualidade dos vídeos que viste (os dois primeiros) não é a original, pois depois de os converter perderam alguma...

:thumbsup: