Instabilidade em Corroios - 27, 28 e 29 de Abril de 2011

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boa noite. Tal como prometido aqui está um apanhado de todo o material que consegui recolher nos dias 27, 28 e 29, marcados pela instabilidade, com ocorrência de aguaceiros fortes, inundações, trovoadas fortes, algum granizo e ainda rajadas de vento fortes. Passo de seguida a descrever como foi no geral cada um destes dias, com as respectivas fotos:


Dia 27:

Este dia foi marcado pelo aparecimento de alguns cumulus ao início da tarde, que ainda cresceram significativamente, mas não resultaram em nada, dissipando-se mais tarde. O final da tarde foi premiado com uma bela célula ao longe, que também passou ao lado.


photo1ts.jpg



photo2cj.jpg



photo3hvg.jpg



photo4uz.jpg




Dia 28:

Posso afirmar que há anos que não fotografava uma célula tão bela e fotogénica. Começou a crescer por volta das 14h, começando num pontinho que mal se via no céu, até ficar no imponente monstro que vão ver a seguir. As fotos estão por ordem, isto é, mostram a evolução da célula desde que se formou até à sua dissipação.


photo1ka.jpg



photo2bhb.jpg



photo3fc.jpg



photo4yh.jpg



photo5i.jpg



photo6hjm.jpg



photo7g.jpg



photo8ca.jpg



photo9q.jpg



photo10sj.jpg



photo11mq.jpg



photo12gc.jpg



photo13uk.jpg



photo14st.jpg




Dia 29:

Sem dúvida, o melhor dos dias. De manhã, céu com períodos de muito nublado com algum sol e calmaria total. À tarde, quebra-se a calmaria e toma lugar o caos. À noite, pior ainda.

Início de tarde com uma célula muito potente a passar de raspão por Corroios, a mesma célula que transformou Lisboa na Sibéria em pouco mais de meia hora. Enquanto fotografava esta célula, que achei bastante interessante devido às formações que apresentava, levei com o downdraft da mesma, ventos fortes e gelados, acompanhados de dois relâmpagos que caíram muito muito perto de onde estava, durante 2 minutos o tempo meteu respeito.

Um dos relâmpagos, filmado por um membro do fórum, caiu muito perto, tal como já referi. A célula apresentava alguma rotação e foi possível observar uma funnel cloud a formar-se, embora se tenha dissipado 1 minuto logo a seguir.


photo1hru.jpg



photo2ua.jpg



photo3ja.jpg



photo4sn.jpg



photo5oc.jpg



A trovoada tomou conta da noite, a partir das 21:00h sensivelmente, ganhando força e metendo respeito noite dentro. Estive uma hora debaixo de trovoada cujos relâmpagos atingiram alguns telhados de edifícios nas proximidades de onde me encontrava, e também uma grua que se encontrava na escola secundária João de Barros. A distância entre essa grua e o Mac Donald's (onde me abriguei temporariamente) é menos de 50 metros.

Choveu sempre forte durante a fortíssima trovoada, o que acumulou mais de 10 mm de precipitação em menos de 20 minutos. Cheguei a ter água pelos joelhos numa zona onde passei, perto da rotunda que vai ligar à EN-10.

Toda a noite a ferro e fogo, com alguns vídeos feitos, embora com uma qualidade má. Ainda tentarei editá-los o melhor que conseguir para terem uma ideia do que realmente se passou.

Espero que tenham gostado das fotos, algumas delas editei usando apenas a ferramenta de corte, para tirar o excesso de paisagem que não interessa e mexi na luminosidade e contraste, pois as originais estavam demasiado imperceptíveis.

:thumbsup:
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
:surprise:

Muita qualidade vai já havendo aqui pela nossa casa!

Incrível o que em poucos anos isto se tem tornado! Há já aqui material de meter respeito! E muitas destas tuas fotos fazem parte desse restrito grupo ! ;)

Para mim, sem sombra de dúvida a fotografia com a Pileus está soberba! E acredita que não estou apenas a ser simpático, é uma realidade!!

Dizes que mexeste no contraste e luminosidade de algumas fotos, não conheço as "originais", mas posso-te dizer que o que aqui nos apresentas está muito bem conseguido!

Não sou apreciador de fazer quote a fotografias, pois torna o carregar das páginas mais lento, mas não resisto voltar a "mostrar" a menina dos meus olhos, deste teu excelente bouquet fotográfico!

:w00t::eek:

Obrigado Francisco por tanta beleza no seu estado mais puro! Decididamente nuvens é contigo! :thumbsup:

Das nuvens que mais aprecio são as Pileus, as Mammatus, Cumulonimbus e as Lenticulares! ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Excelentes fotos! Há aí 1 que também vi e fotografei daqui :D

:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Obrigado a todos.

São comentários como os vossos que me incentivam ainda mais a melhorar constantemente a qualidade do material que recolho.

Fiquei satisfeito por terem gostado, pois dou-vos a garantia de que para a próxima será ainda melhor. :)

:thumbsup:
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Uma das minhas nuvens favoritas e também uma das mais difíceis de se conseguir captar devido a rapidez com que desaparece é sem duvida a pileus , ora tu conseguistes e muito bem uma foto de uma belíssima pileu, alem de estar bem nítida está bem registada parabéns pelo teu trabalho e progressos a nível fotográfico:thumbsup: