Instabilidade em Lisboa 20/10/2015

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Local
Carnaxide, Oeiras
Hoje foi um dia bastante interessante para o pessoal de Lisboa pois apareceram umas células inesperadas que largaram muita chuva e alguma trovoada.
Aqui ficam alguns registos :D
NUmzh67.jpg

v0qPgdG.jpg

VhzNXBP.jpg

Nikon D3200

Última edição:
Não sei se os moderadores querem passar as mensagens do seguimento litoral centro da instabilidade de Lisboa para aqui, para melhor organização, procura e para daqui a meses / anos ser recordado! :D

• Gosto
Reactions: TiagoLC
Lisboa já costuma ser um íman para este tipo de coisas, voçês (lisboetas) queixam-se muito, mas a verdade é que muitas células se formam aí mesmo em cima, ou então quando vêm do mar atinge com frequência e em cheio em Lisboa. O caso de ontem, a minha análise é que parece que o Tejo teve bastante influência nas formações, reparem que nas imagens de radar, houve uma célula que nasceu mesmo por cima do Tejo. Posso estar aqui a dizer uma asneirada mas não me parece coincidência.

• Gosto
Reactions: TiagoLC e StormRic
Algum material já processado.

Time-lapse do início da tarde. Cumulus mediocris/congestus em linha, com aspecto revelador da instabilidade local:

Time-lapse da passagem das células (1 seg. = 2,5 minutos). Ao segundo 57 do vídeo, logo após acenderem-se as luzes, uma descarga que presumivelmente será a das 17:23:02. Mas outra descarga foi captada no mesmo local e sensivelmente à mesma hora. O IPMA só tem uma registada, ficamos na dúvida:
Flk1Whe.jpg

Última edição:
Detalhe aumentado da descarga captada pela GoPro: um acaso incrível, a câmara estava a fazer time-lapse com intervalo de 5 segundos entre imagens e apanhou um raio que não durou mais de uma décima de segundo.

qRfuCsN.jpg

S4scXSU.jpg

Desculpem a má qualidade devido ao aumento da imagem.

E esta é uma frame extraída de um vídeo normal, à mesma hora. Não são nada parecidas mas o local é o mesmo, intrigante:

Lfbdx1y.png

Quanto a descargas é tudo o que consegui ver daqui.

:winner:

Esta descarga foi espectacularmente captada! Magnífico!

mCyeOIE.jpg

Daqui de Carcavelos vi o relâmpago e ouvi o trovão, já chovia bastante, tudo estava abafado pela chuva.

Ao segundo 24:

Dez minutos antes ocorria o pico da chuva:

Fantásticos registos!! :viva: Obrigado!! O som foi muito forte. Até tapei os ouvidos :lmao:Nunca pensei que poderiam formar-se células ontem...foi uma grande surpresa

• Gosto
Reactions: StormRic
24143f2e9d460554130a385422253dcf.jpg

57335d6749d715c75eb5f426177c6ae9.jpg

7e39f18332fe25738b93b170343900ca.jpg

3a630c2624f134b3b71932a56bd755db.jpg

Boa tarde pessoal. Este era o céu ontem para os lados de loures/ tojal. Aquando foi se aproximando levantou se uma ventania e ficou bastante abafado. De repente começou a chover com pingos bastante grossos. Nao se conseguia falar com as pessoas na rua com o barulho que fazia a chuva.

• Gosto
Reactions: TiagoLC e StormRic