Notícia repetida. http://www.meteopt.com/forum/meteor...ades-duvidas-criticas-5154-32.html#post424323
Mesmo, nem estaçôes em condiçôes têm, quanto mais. Continuam grande parte delas desaparecidas, mas disso querem lá saber!!
Podes ter excelentes previsões e até muito amigáveis dos telemóveis mas é preciso adquirir dados. As estações actuais não têm nada que ver com o que chegámos a ter em 2010. Vamos passar o verão sem a Amareleja.
Fiz essa questão directamente a alguém que está bem por dentro dessa matéria. A resposta foi péssima mas com um futuro optimista. Resumidamente, as estações têm sido alvo de um imenso vandalismo. E estamos mesmo a falar de roubos de painéis solares, instrumentos de medição, fios de cobre, etc. O facto de muitas delas estarem em lugares remotos/baldios e à mercê de qualquer pessoa, não ajuda. Outras estão com falta de manutenção porque não há quem a faça. O futuro optimista, consta de uma intervenção profunda na rede, que deverá passar pela mudança de lugar de muitas estações que conhecemos, para herdades e terrenos privados onde haja quem as proteja e faça a sua manutenção. Agora, quando é que isso vai ser, não sei... Mas esperemos que seja o mais breve possível.
Não seria o primeiro, no ultimo Verão aconteceu isso. Se for só Amareleja, tudo bem,agora se a essa juntarmos Coruche,Alcacer do Sal, Alvega, Pegões(já morreu ha muito) e Alvalade do Sado, torna-se complicado. Felizmente têm surgido nos últimos meses algumas estações amadoras no wunderground, apesar de tudo é um bom complemento.
Eu sou de Pegões, os meus pais ainda lá vivem e a família do meu namorado é de Martim-Longo - Alcoutim. Desenvolvemos uma "tradição" de comparar os valores de ambas as estações (que eram sempre bastatnte semelhantes curiosamente), mas agora é impossível pois a de Pegões está offline há "300 anos" e a de Alcoutim só funciona quando lhe apetece.
Interessante essa comparação, só demonstra quão quente é a zona de Pegões, é uma pena a estação ter desaparecido do mapa. No Verão passado calhou ir aquela zona, vindo de Sesimbra, foi interessante observar a subida da temperatura durante o caminho rumo ao "interior", dos amenos 27ºC junto ao mar, a temperatura foi subindo subindo,chegando mesmo aos 37ºC(às 16:50). Muita gente em Portugal, associa o calor(a sério) exclusivamente à região do Alentejo, o que é um erro. Claro que o celebre registo de temperatura da Amareleja em 2003, ajudou e muito a vender essa ideia.