Instrumentos Barani/Comet Portugal-Belgica

Toby

Cumulonimbus
Registo
25 Mar 2011
Local
Alcobaca (160 m)
Olá,
Como sabem, há vários anos que colaboro com a Barani no desenvolvimento/teste dos seus instrumentos.
É uma área apaixonante, onde aprendo muito em vários domínios (meteorologia, metrologia, física, etc.).
Há algum tempo, sou obrigado a dividir o meu tempo entre Portugal e a Bélgica para cuidar dos meus sogros, que têm 93 anos.
Quase suspendi a minha colaboração, mas a Barani viu isso como uma oportunidade de ter dois pontos de comparação seguindo o mesmo método.
Na Bélgica, acabei de montar vários instrumentos com Lora.
1/ Gateway Lorix com fio, gateway profissional que limita ao máximo as perdas de pacotes.
2/ MeteoHelix (Pressão-T/HR-Radiação) com o meu pluviómetro Lambrecht.
3/ MeteoRain (2x)
4/ MeteoWind RAX, este não é visível publicamente porque transmite numa plataforma de teste.
Na próxima semana, volto a Portugal e vou voltar a colocar em funcionamento vários instrumentos, muitos dos quais são novos. Comunicarei os links.
Para acompanhar os instrumentos, ver mais abaixo.
1/ O meu gateway Femto, mas com fio.
2/ MeteoHelix (2x)
3/ MeteoRain
4/ MeteoWind RAX (não visível)
5/ MeteoWind «clássico», que estará visível.

Paralelamente, continuo as minhas comparações de abrigos (Barani Pro3-Barani FARS-Comet F8001/F8004-Metspec Rad14). Neste contexto, há algum tempo que procurava uma solução de melhor qualidade para as medições. Os preços proibitivos sempre foram um obstáculo à evolução.
Para minha grande surpresa, a Comet manifestou interesse no meu trabalho e apreciou a minha abordagem de confidencialidade em relação à Barani. Portanto, eles terão a mesma confidencialidade.
Assim, está a ser estabelecida uma colaboração com a Comet, que é complementar e me dá acesso a ferramentas profissionais.
Montei na Bélgica um registador de dados LTE que modifiquei para torná-lo totalmente autónomo (alimentação/comunicação), pelo que pode ser colocado num ambiente ideal sem depender de Wi-Fi, eletricidade, etc.
É um registador de dados de 4 linhas equipado com um terminal Wago do tipo eletrónico, uma ferramenta potente onde é possível ajustar as resistências para otimizar a coerência entre as 4 linhas.
O sistema que estou a implementar foi concebido para gestão remota, o registador de dados comunica em LTE e o mini-PC que liguei na Bélgica recebe os dados.
A grande vantagem é o seu modo remoto, que me permitirá monitorizar vários registadores de dados instalados na Bélgica ou em Portugal a partir de qualquer lugar onde me encontrar.
Estou em fase de aprendizagem! É algo complexo de dominar. :hehe:
A segunda vantagem de um servidor dedicado é a exploração «personalizada» dos dados. O registador de dados mede a cada 10 segundos e envia a cada minuto (exemplo abaixo).
Posso até reduzir para uma medição por segundo, mas é necessário um sensor hiper-rápido se não quisermos ser prejudicados pela repetibilidade inerente a todos os sensores.
Portanto, para um intervalo de 10 minutos (geralmente utilizado por quase todos os organismos meteorológicos), tenho 60 medições por canal. O IRM (Instituto Meteorológico Belga) calcula 3 valores para cada intervalo de 10 minutos: uma temperatura média, uma Tn média e uma Tx média.
Posso seguir perfeitamente o modo de cálculo do IRM! Em Portugal, não sei: o IPMA nunca respondeu ao meu pedido de informação... se alguém aqui souber com certeza qual é o método do IPMA, estou interessado.
Com o tempo, criou-se uma relação de confiança com Barani, por exemplo: expressei o desejo de ter um Wind visível, pois o vento em Portugal é um parâmetro importante e seria uma pena que os portugueses que seguem os meus instrumentos não tivessem o vento.
Esta colaboração começou bem e acho que eles apreciam o meu trabalho, por exemplo, pediram-me autorização para usar as fotos da minha montagem.
Se corresponder às expectativas deles, tenho boas esperanças de poder montar um sistema idêntico em Portugal.
O local ainda está por definir para explorar este sistema de acordo com a norma classe 1 ou 2.
Tenho em mente a ideia de utilizar um registador de dados binário Comet para recuperar os dados do meu anemómetro Sonic, que também está equipado com um sensor de radiação. Desta forma, todos os parâmetros ficam sincronizados.

Bom dia a todos e desculpem os meus erros de português. ;)

Capture d'écran 2025-08-21 060623.webp

Capture d'écran 2025-08-21 061513.webp

Capture d'écran 2025-08-21 061557.webp

Box01.webp

Box05.webp

Box04.webp

Screenshot_20250819_072430_Gallery.webp

Capture d’écran 2025-08-17 200753.webp

Última edição: