interacções interessantes entre a phoenix canariensis e outras especies.

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
já notei que, por vezes, a phoenix canariensis serve de berçario para outras arvores que nascem a partir de sementes que ficam presas na " casca" destas palmeiras .
já vi arvores do incenso, pinheiros, figueiras, entre outras ( todas elas juvenis com altura de até cerca de 1m) crescerem desse modo agarrando-se á casca da palmeira e usando-a como substrato ( por vezes tambem fica presa alguma terra nas fendas que se criam na casca e que provem de poeira trazida pelo vento).
:thumbsup:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Já vi foi ninhos de pardais em palmeiras e árvores como o pitósporo a crescer no seu tronco.
Algumas aves, penso que dormem nas palmeiras, sobretudo nos exemplares de maior tamanho.
O solo em redor destes magníficos exemplares, normalmente é muito rico em húmus e dá abrigo a vários invertebrados, o que atrae alguns vertebrados predadores.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
No Algarve há muitas palmeiras, antigamente era tradição serem plantadas nos montes rurais de classe média-alta e de classe alta. Só não sei identificar a espécie que tradicionalmente era plantada junto das moradias mais abastadas, espécie essa que é diferente daquele que hoje em dia encontramos nos jardins camarários e nas ruas das vilas e cidades. Penso que poderá ser uma tradição de origem árabe. Hoje em dia ainda encontramos muitas casas rurais centenárias com palmeiras enormes plantadas no século XIX e no início do século XX!!!