Para os que não estão por dentro do assunto segue-se pequena explicação gráfica de como interpretar um diagrama de Ensemble (do GFS/Wetterzentrale neste caso) para determinado local. Diagramas de outras entidades podem ser diferentes e usar outras cores. Este diagrama tem o Ensemble da temperatura aos 850hPa (em cima, com escala ºC à esquerda) e da precipitação (em baixo com escala em mm/6h à direita) para Lisboa. As diversas linhas são os membros/perturbações no ensemble do GFS. Normalmente procura-se ver se existe alguma concordância entre membros e como podem ver, com o tempo eles obviamente discordam cada vez mais. Para além das linhas dos membros, temos a linha representativa do run em questão (verde grosso) onde podemos assim concluir se a saída em questão está dentro da tendência da maioria ou se é por acaso alguma saída isolada/solitária. Existe também a linha de uma run de controlo. Pelo que são 22 as linhas no diagrama. O facto de ser solitária não quer dizer não venha a ser a mais certa... como tudo na vida... mas... Outra linha é a branca grossa, a média dos membros. O facto de ser a média também não quer dizer que é a mais acertada dada a diversidade de perturbações introduzidas. Raramente é a longo prazo. Estes diagramas podem ser obtidos aqui: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnmgeur.html Escolher - GFS Ens: Europa (Karte), por pontos de grelha - GFS 1° + GFS Ens: Europa (Städteauswahl), por localidades Ou então os links directos: Lisboa: http://www.wzkarten.de/pics/MT8_Lissabon_ens.png (Temp 850/Prec) http://www.wzkarten.de/pics/MT2_Lissabon_ens.png (Temp 2m/Pressão) Porto: http://www.wzkarten.de/pics/MT8_Porto_ens.png (Temp 850/Prec) http://www.wzkarten.de/pics/MT2_Porto_ens.png (Temp 2m/Pressão) Funchal: http://www.wzkarten.de/pics/MT8_Funchal_ens.png (Temp 850/Prec) http://www.wzkarten.de/pics/MT2_Funchal_ens.png (Temp 2m/Pressão) Por Mapa (em pontos da grelha): http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsnewenszr.htm Não esquecer que este tipo de diagrama refere-se a um ponto (latitude/longitude) duma grelha, ou seja, um local, e como tal comporta alguns riscos. Trovoadas são um exemplo clássico, podem estar a ser modeladas para uma zona e ao lado não se passar nada, e a leitura da precipitação ser errónea. Ao analisar diagramas convém sempre também analisar os mapas normais. Para consultar os membros do ensemble sem ser por diagrama, podem usar este link: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsenseur.html Para além dos mapas do wetterzentrale também se podem consultar os ensembles GFS do Meteociel neste Link, que até permitem ver individualmente os membros: http://www.meteociel.fr/modeles/gefs_cartes.php
Obrigado Vince Ouro sobre azul este post. Confesso que andava um bocado ás cambalhotas com estes Diagramas... Já vou conseguindo interpretar umas coisas mas o "ensemble" tava dificil.
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008 Sou eu outra vez. Desculpem-me se estou a ser chata Só para ver se eu entendi: A interpretação do esemble que faria após ler a explicação do Vince, e vou apenas dar como exemplo a precipitação. Dia 11 de Março niveis de precipitação um pouco acima da média e nada de muito significativo. Dia 17 de Março niveis acima da média prevista na ordem de 8mm num periodo de 6 horas. Dia 23 de Março precipitação bastante acima da média prevista, cerca de 17/18 mm num periodo de 6 horas. É isto ?
Não, não deves ler acima da média ou abaixo da média. Quando vês as linhas às cores com a mesma tendência no dia 11 significa que há grande probabilidade de precipitação nesses dias, pois há uma grande quantidade de linhas coloridas que apontam nesse sentido. Aquela média que vês é precisamente a média de todos as linhas coloridas, por isso não vale de muito olhar para a média para determinar quantidades certas. Basta por exemplo haver uma linha colorida que saia completamente fora do padrão que já vai alterar a média...
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008 Só para completar, o que vês a 22 de março, esses 17/18mm é precisamente um membro completamente solitário entre os 21. Ou seja, é uma opinião em 21 disponíveis. À partida não será aquela onde se deve depositar mais confiança, mas pode acontecer que até seja depois a mais correcta. De qualquer forma isto é tudo muito dinâmico no longo prazo, muda imenso, a interpretação disto é para ir acompanhando mais no curto prazo e ver tendências a longo prazo.
Muito obrigado Minho pela resposta! Esperemos então que essa depressão isolada não passe de uma ameaça, já que 4 dias no Porto Santo com chuva e frio são 4 dias estragados. Vou continuar a acompanhar o desenrolar da situação a ver se há alguma alteração significativa. Mais uma vez, thanks! Ps: A explicação do Vince calha mesmo bem. Acompanho o vosso fórum regularmente e confesso que, apesar de ser uma área que me interessa bastante, muitas destas cartas são grego para mim. Agora pelo menos uma já não é. Obrigado pela vossa colaboração e continuem a desenvolver o excelente trabalho!
A minha confusão deu-se quando assumi a linha branca como uma média registada num ciclo de tempo, agora percebi que é a média do conjunto de todas as coloridas, quanto mais coloridas juntas ou sobrepostas mais "fiável" por assim dizer se torna a previsão. Dou enfâse ao fiável precisamente porque estamos num campo de previsões.
Existe de facto uma média dessas que me esqueci de referir no texto, uma média climática/normal, a linha vermelha grossa (adicionei agora à primeira imagem), mas só nas temperaturas a 850hPa. Por acaso não sei que normais são e qual a sua origem, mas suponho que seja alguma relativamente recente. Talvez sejam do arquivo do próprio NCEP/GFS mas por acaso é um pormenor que não sei.