Inundação rápida (flash flood) - Virgin Utah

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Parece uma locomotiva :thumbsup:

Aquele ruído dos paus a partir já o ouvi ao vivo, é muito alto.

Estava uma noite em Tavira depois de umas chuvas fortes, Tavira não apanhou mais que umas pingas, mas mais pela serra choveu bem... depois de um bocado vinha no rio Gilão um monte de canas que devia ter à vontade umas 3 toneladas, era maior que uma camioneta. quando foi contra a ponte fez esse mesmo barulho, ecoava pela cidade toda.

Os rios nunca são limpos... este Inverno com tanto detrito causado pelos incêndios vai ser bonito, ainda há zonas bloqueadas com detritos de 2004
 
por cá obviamente acontece disto mas numa versão muito mais suave.

Acontecer acontece, na Madeira em Fevereiro 2010 aconteceram coisas destas, Monchique em Outubro de 1997 certamente também, Alentejo em Novembro de 1997 provavelmente também, vários eventos nos Açores também, etc.

Chuva intensa, se for em serra ainda pior, entulho vai-se acumulando e criando barragens que depois cedem e lá vem tudo repentinamente.
São vídeos bastante didácticos que devem ser vistos, para se entender um pouco com funcionam enxurradas deste género.
 
odelouca.jpg


e muitas mais fotos dessas grandes cheias de Outubro/Novembro de 1997. Tem também várias outras fotos de cheias no Algarve. :cool:

http://www.arhalgarve.pt/site/param.../Anexos_1fase/1f_An12_T12C_Prt1_Apendices.pdf
 
Temos também o exemplo de uma forte torrente de água e lama na ribeira de Quarteira aqui a Norte de Loulé, que salvo erro tirou a vida a duas crianças que estavam numa ponte. Não sei precisar a data mas acho que nem da primária andava ainda. Deve ter sido em 90 e poucos.
É uma situação típica do nosso clima Mediterrânico.