As cartas de previsão meteorológica disponibilizadas pelo IPMA foram atualizadas
www.ipma.pt
Escalas
Não desgosto das escalas, estão razoáveis/boas
Novidades
Quanto a novidades, a adição da temperatura do topo das nuvens é bem vinda. Isto é o simulated infrared do ECMWF, simulação da imagem satélite, canal IR, que é um produto que tenho apreciado bastante no último ano, neste caso com escala de cores em vez de intensidade de brancos, o até que é mais um extra positivo.
Mas de adição de produtos esperava pelo menos um pouco mais para até ter direito a artigo.
Parece que até tiraram o das nuvens (b/m/a), que eu também lhe dava bastante utilidade, por ex. para nevoeiros etc.
O que esperava mais
- Há imensa coisa que gostava de ver mas em termos de prioridades um produto que hoje em dia muitos desejam é o das DEA, tipo as descargas do
HARMONIE-AROME da AEMET ou do próprio
site da ECMWF
- Outros produtos que são muito apreciados são cartas probabilísticas em vez de apenas as % de probabilidade de precipitação que o IPMA mete na previsão automática de 10 dias.
Cartas
probabilísticas como as da AEMET são muito populares em Portugal, até a nível profissional, Agricultura por ex.
A % que o IPMA mete na automática pode ser muito enganadora, por exemplo 100% probabilidade num dia pode ser apenas um chuvisco de 0,5mm a certa altura do dia e isso é basicamente nada para agricultores. Já a distinção que a AEMET faz na forma de cartas % de >0.5mm >2mm >10mm >20mm é incrivelmente útil. Seria bom termos cartas tugas do IPMA assim, ou então incluir na automática a diferenciação.
O que não gostei muito
A precipitação quer no ECMWF quer no AROME agora é de hora a hora, o que até é porreiro. Mas o acumulado é sempre de 6 horas, ou seja, acumulado de 6 horas "rolante".
Minha opinião, isto claro que tem a sua utilidade, fica melhor acumulado "rolante" de hora a hora que acumulado de 6 horas visualizável apenas de 6h em 6h.
Mas os outros também fazem falta, acumulado horário (pelo menos num alta resolução como AROME) e os acumulados de 3h em 3h como era antes. Sinceramente julgo que acumulados de 1h/3h ajudam mais em termos de situações severas, por ex. até pode chover imenso em 6h mas ser chuva moderada, contínua e muito bem repartida e acabar por não ser assim tão complicado como parece à primeira vista.
Ideal é a solução por ex. da AEMET para o Arome, disponibilizam acumulados de hora a hora, de 3 horas e de 6 horas (tal como nas DEA, etc)
Será difícil o IPMA disponibilizar mais umas coisas ? É que esta novidade soube-me a poucochinho, sem qualquer desprimor para as melhorias que são sempre bem vindas.
Outras coisas urgentes
E agora de outras melhorias, ainda o problema do radar, de já terem as imagens no servidor mas só são visualizadas no site/app bastante mais tarde acumulando atraso até ~15 minutos.
A certa altura conseguiram fazer o mais difícil, processar imagem de radar, transmitir de forma rápida para o vosso servidor, num tempo bastante reduzido (<5 minutos), ao nível do que se faz de melhor noutras partes do mundo. Mas depois o site não mostra logo as imagens assim que as tem no servidor, e isto faz-me uma confusão dos diabos. No dia que resolverem isso eu envio um Bolo e um Moet & Chandon para a sede do IPMA.