IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Para mim, o que é estranho, é que anteriormente tinhamos radares obsoletos com falhas, mas agora com novos radares a situação é pior, os radares falham constantemente e a informação prestada ao público é menor.
Tantas falhas, não acham estranho?

Falhas podem ocorrer, são normais.

O IPMA podia colocar uma nota no site dizendo que o radar de Arouca ( por exemplo) encontra-se com problemas ou em manuntenção, ou há problemas de comunicações/disponibilidade dos dados no site (também pode ser isso e eles internamente terem acesso ao radar).

Isso melhorava muito a comunicação com os utilizadores e evitavam-se "especulações" do tipo " o radar foi desligado"? " não há investimento"? etc...

Mesmo que o problema técnico seja legítimo e até difícil de resolver, podiam colocar essa informação, ou um link no site que indicasse o estado da rede (comunicações/radar ).

Não sei se é possível implementar isso, mas fica a sugestão.

Última edição:
Falhas podem ocorrer, são normais.

O IPMA podia colocar uma nota no site dizendo que o radar de Arouca ( por exemplo) encontra-se com problemas ou em manuntenção, ou há problemas de comunicações/disponibilidade dos dados no site (também pode ser isso e eles internamente terem acesso ao radar).

Isso melhorava muito a comunicação com os utilizadores e evitavam-se "especulações" do tipo " o radar foi desligado"? " não há investimento"? etc...

Mesmo que o problema técnico seja legítimo e até difícil de resolver, podiam colocar essa informação, ou um link no site que indicasse o estado da rede (comunicações/radar ).

Não sei se é possível implementar isso, mas fica a sugestão.

É mesmo isso, acho que há muitos meses já tinha referido similar, deveria até haver uma página de status de sistemas, equipamentos, etc
Na área de IT chama-se a isso tudo de Incident communication
E as boas práticas também devem ser no setor publico, tal como por exemplo uma CP deve comunicar perturbações em linhas/equipamentos na página de avisos que tem, o IPMA também o deveria fazer.

Mero exemplo aleatório encontrado na net:
Incident communication best practices

O radar de Arouca já está off há duas semanas.

Aparentemente já estará operacional, vamos ver se é definitivo ou irá estar intermitente :unsure:

1779379017359.webp

1779379239284.webp

1779379115109.webp

Última edição:
A estação de Tomar (Valdonas), está sem mostrar dados a nível de temperatura desde o dia 11 de Maio (pelo menos). Os outros parâmetros aparecem nas observações em formato tabela.

O radar de Arouca já está off há duas semanas.

Isto não é normal. Na altura falharam vários radares, entretanto voltaram todos menos o de Arouca. É sempre o cristo. Digam o que quiserem isto já é incompetência.
Acho que o IPMA ( e qualquer outro serviço meteorológico oficial público) devia quando acontece um problema que impede determinada informação de figurar na página pública (neste caso, a informação do radar), escrever uma simples nota com explicação sobre a razão. E isto, sublinho, por que se trata de um serviço público.
Nem que fosse: "há uma avaria no radar e estamos à espera de nos serem enviadas as peças necessárias à sua reparação", por exemplo.

De resto, avarias ou acidentes, por vezes produzidos pelos próprios fenómenos meteorológicos nunca são evitáveis com total certeza.

A página muito informativa sobre os dados das séries longas só tem até 2018.
Não poderá ser de actualização automática assim que os dados anuais sejam verificados e homologados?

Entretanto, para quem não se apercebeu, aproveito para recordar que a evolução do clima nas Penhas Douradas é extremamente elucidativa de que há uma alteração em curso...

Penhas Douradas série longa_1883-2018_anom 71-00.webp

Penhas Douradas série longa_1883-2018.webp