IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)

Radar do IPMA no Algarve está velho e tem de ser substituído​

8 Fevereiro, 2023 JorgeEusebio Algarve, IPMA, Radar

O radar do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no Algarve, situado em Loulé, “tem tido problemas técnicos, que se agravaram desde abril de 2022 e que irão levar à sua substituição, no quadro do PRR”, segundo revela o Governo.
A aquisição de um novo radar deverá acontecer “ainda em 2023”.
O Ministério da Economia e do Mar garante que “o IPMA tem realizado todas as ações de manutenção preventiva e corretivas possíveis”.
No entanto, “a dificuldade acrescida de encontrar peças de substituição para um equipamento já bastante desatualizado, coloca urgência na substituição de todo o radar”.
Esta posição do Governo surge na sequência de questões colocadas, por escrito, por deputados do Chega. Os parlamentares mostraram-se preocupados com a situação no Algarve, destacando a importância dos radares do IPMA na “prevenção e controlo de fenómenos naturais potencialmente adversos”.

Fonte:
Com o tempo que demora as coisas em Portugal, lá para 2025 teremos o novo radar, o de Coruche também andará perto da sua morte. Não deixa de ser curioso, o Chega a falar do assunto, que fazem lá os deputados do PS e PSD eleitos pelo Algarve.:wacko:
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
"Encontrei" esta estação hoje na Torre (Serra da Estrela). Se não é do IPMA, qual a entidade que a gere?

01-03-2023_10h46-jpg.4651
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)

Diretor da NOAA visita IPMA​


2023-03-03 (IPMA)



O IPMA recebeu na manhã de 2 de março, na Sede/Aeroporto, o Diretor do Ocean Prediction Center, A.J. Reiss, que preside a esta instituição dedicada à Meteorologia Marítima e que é parte da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), organismo norte americano congénere do IPMA.

O responsável visitou o IPMA à margem da presença em Lisboa para participar na edição anual do World Ocean Summit & Expo, organizado pelo The Economist, entre 27 de fevereiro e 1 de março.

A visita permitiu conhecer os serviços e atividades do IPMA relacionados com o mar no âmbito da meteorologia e geofísica, com uma apresentação sobre Meteorologia Marítima, programas de observação meteorológica em navios, modelos oceânicos e programa de instalação de smart cables no fundo oceânico, possibilitando a troca de aprendizagens em temas de interesse mútuo. Também o diretor A.J. Reiss fez uma apresentação sobre a evolução prevista na Meteorologia Marítima dos Estados Unidos e do seu impacto na economia.

Na ocasião estiveram presentes os Vogais do Conselho Diretivo do Instituto, Maria Ana Martins e Telmo Carvalho; o responsável da DivMV, Nuno Lopes, a meteorologista Anabela Carvalho, a oceanógrafa Ana Machado e o geofísico Rachid Omira.

Fonte: IPMA
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
-> https://www.ipma.pt/pt/espaco/msg/index.jsp

E que tal aumentar um bocadinho mais a área disponibilizada? A zona mostrada por omissão pode continuar a mesma mas é relevante ter mais visibilidade a oeste do Grupo Ocidental.

Como já faltou mais tempo para o novo satélite entrar em serviço, e aceder ao portal da Eumetsat ainda dá um bocadinho de trabalho, que tal acrescentar mais canais? RGBs HRV e Cor Natural. VIS 0.6um para se ver os detalhes das nuvens. E eventualmente os raios detetados.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
O IPMA assinou 4 contratos no dia 28-12-2022 para a aquisição de 4 Radares Meteorológicos Doppler com Polarização Dupla, 4 detetores de raios e 4 estações meteorológicas automáticas no Continente e nos Açores

Os locais de execução serão estes:

Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo
Portugal, Região Autónoma dos Açores, Ponta Delgada
Portugal, Região Autónoma dos Açores, Lajes das Flores
Portugal, Faro, Olhão
Portugal, Santarém, Coruche

Prazo de execução: 270 dias
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
A estação de Alcoutim (Martim Longo) regressou e a de Sagres regressou o pluviómetro, fica a faltar a Fóia em relação à temperatura.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Sugestão

Sugiro agora avisos meteorológicos "azuis" ao IPMA para situações do estado do tempo em que seja previsível a ocorrência de 5 ou mais dias com temperaturas máximas/mínimas acima/abaixo 5 ºC em relação aos valores normais para a época do ano em que ocorram.