IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,531
Local
Olhão (24 m)

"

Concurso de Fotografia IPMA​

ConcursoFotografia_website_miniatura_site.png
2024-05-14 (IPMA)


O IPMA lançou recentemente o Concurso de Fotografia "Vamos Fotografar Fenómenos Meteorológicos/Climáticos", destinado a alunos entre os 14 e os 18 anos, e que frequentem entre o 9.º e o 12.º anos de escolaridade.
O Concurso tem como objetivo promover o interesse pela meteorologia e clima entre os jovens, incentivando o uso da fotografia como meio de comunicação e estudo.
Os participantes são convidados a explorar o tema dos Fenómenos Meteorológicos e dos efeitos das Alterações Climáticas no meio que os envolve.
Para participar basta aceder à página do concurso (link indicado abaixo) e consultar o regulamento, seguindo depois as indicações para se inscrever.
A data de início do concurso é dia 06/05/2024, sendo o prazo limite para submissão das fotos o dia 31/12/2024.
Serão concedidos prémios aos primeiros 3 lugares:
- 1.º prémio uma máquina fotográfica;
- 2.º e 3.ºs prémios, material formativo em fotografia. "

Desafia-te e participa! Esperamos por ti❗


A salvação do IPMA é que a maior parte da malta que anda no fórum, já anda na 2ª idade. :D Senão, o prémio já estava atribuído a 3 elementos do fórum.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,837
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Exposição 50 anos Meteorologia

Exposicao_site.png

"O IPMA tem patente ao público, entre 27 de maio e 31 de julho de 2024, a Exposição “O Tempo de Abril, 50 Anos Depois - Testemunhos da Meteorologia”, associada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A Exposição leva-nos por uma viagem na evolução do serviço meteorológico nacional, nas suas componentes institucional, técnica, tecnológica e social.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), criado em 1946, resulta da junção de oito serviços existentes, mas tudo tinha começado na Casa Mãe da Meteorologia em Portugal a Torre Observatório Infante Dom Luís em Lisboa no ano de 1854. O SMN tinha existência por todo o território Nacional na Metrópole, nas Ilhas Insulares e no Ultramar, do Minho a Timor, com serviços, funcionários, redes de estações meteorológicas e postos udométricos.

Os diferentes organismos que geriram o serviço meteorológico nacional, através dos seus Meteorologistas e Geofísicos, foram um setor da sociedade muito ativo no período do 25 de abril, tendo travado importantes batalhas pelos direitos sociais como:


  • O reconhecimento legal das estruturas representativas dos trabalhadores – sindicatos e comissões de trabalhadores;
  • A redução do horário semanal para as 35 horas;
  • A regulação do serviço de turnos;
  • A Cooperativa de habitações económicas para os funcionários do I.N.M.G.

A exposição tem uma vertente gráfica com memórias do passado, mas também com alguns dos equipamentos usados no período antes, durante e após o 25 de abril, e do impacto televisivo da meteorologia na televisão da altura. Salienta ainda uma produção cultural vastíssima dos funcionários da meteorologia nacional, onde se enquadram desenhadores, poetas, escritores, músicos e outros.

Convida-mo-lo a visitar a Exposição, de acesso gratuito, bastando dirigir-se à sede do IPMA, Rua C ao Aeroporto de Lisboa, nos dias úteis entre as 10h e as 12h e as 14h e as 16h."



 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,472
Local
Arronches / Lisboa
Ourém não aparece, de todo, não tem dados. E não é a única, claro, na lista das EMA a ficar sem dados.
Montemor-o-Novo não se encontrava na lista das EMA's e apareceu de surpresa. Pelo menos eu não esperava uma estação por parte do IPMA naquela zona, não sei se alguma vez isso foi referido.

A estação de Santana da Serra, em Ourique, faz bastante falta dado ser uma das zonas do país com menor cobertura, mas já consta na lista há bastante tempo e ainda nunca apareceu no mapa.

O Alto Alentejo se tivesse uma estação algures entre as estações Portalegre-Elvas-Estremoz e outra no norte do distrito também ficava bem composto, mas isso já é pedir demais. :p
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,146
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O termómetro da estação de Nelas foi colocado ao pé dos fornos das Minas da Urgeiriça... :D
bJiBnR7h.png