IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,
Participei, há uns meses atrás, num webinar da Eumetcal, onde o assunto era o "Sistema de Avisos do IPMA", apresentado pela Meteorologista Paula Leitão.

Partilho aqui o site onde a apresentação está disponível.

Deixo também o vídeo da apresentação para melhor visualização. Está público no canal da Eumetcal.

Anexo também a apresentação em PDF.

Aproveito para solicitar os vossos comentários sobre o assunto. Do que vi e ouvi, parece que estarão a equacionar a possibilidade de alterar a forma de emissão de avisos, mas também me pareceu que não será no curto nem no médio prazo. Ou seja, apesar das intenções, para já, não deve haver grandes alterações nem inovações.

Attachments

• 2024 Webinar-WGCEF_Paula Leitao_IPMA warnings.pdf
    1.6 MB · Visto: 18

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Boa tarde,

A estação de Lamas de Mouro está desaparecida do mapa e sem partilhar dados há aproximadamente uma semana...

Obrigado!

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde,

A estação de Lamas de Mouro está desaparecida do mapa e sem partilhar dados há aproximadamente uma semana...

Obrigado!
E não só: são as estações históricas e com séries mais longas que parecem estar a ser deixadas ao abandono.

Como é possível isto acontecer por exemplo com Penhas Douradas ??

Penhas Douradas 20240619-28.png

Lisboa/Geofísico e Porto/Serra do Pilar são outras duas estações históricas que têm registado ausências temporárias de publicação de dados.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Começa o calor e todos os anos a incompetência do IPMA em relação ao aviso amarelo de calor no Algarve volta sempre deixando o aviso amarelo na gaveta, quando se rege por uma estação dentro da Ria que interessa que o resto da região esteja dentro do aviso amarelo. Sempre fui crítico em relação a esta lacuna do IPMA e todos os anos essa lacuna aparece, olhem para a AEMET que hoje tem aviso amarelo no litoral de Huelva e lançam avisos de 1 dia e não têm esses critérios parvos.

Se o Alentejo está em aviso amarelo, então a estação de Alcoutim com uma máxima de ontem nos valores das estações do Alentejo devia estar também.

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Começa o calor e todos os anos a incompetência do IPMA em relação ao aviso amarelo de calor no Algarve volta sempre deixando o aviso amarelo na gaveta, quando se rege por uma estação dentro da Ria que interessa que o resto da região esteja dentro do aviso amarelo. Sempre fui crítico em relação a esta lacuna do IPMA e todos os anos essa lacuna aparece, olhem para a AEMET que hoje tem aviso amarelo no litoral de Huelva e lançam avisos de 1 dia e não têm esses critérios parvos.

Se o Alentejo está em aviso amarelo, então a estação de Alcoutim com uma máxima de ontem nos valores das estações do Alentejo devia estar também.

35,6ºC neste momento no Sitio das Fontes. Ontem foi aos 36ºC. Bem dentro do Aviso amarelo.
Na praia, em Carvoeiro, temos 28,6ºC agora, com vento de S.

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Eu tenho dúvidas ds veracidade dos registos da estação do IPMA de Santarém, porquê?
Se repararem nos registos horários Santarém apresenta sempre temperaturas inferiores a outras estações ( Tomar,Alvega,Coruche,Mora) em cerca de 1grau até 2 graus, e depois aparece sempre com temperatura superior por vezes de 1 grau ou mais a todas as outras estações que eu falei, não é estranho?
Ainda ontem nos registos horários não chegava sequer aos 41 e depois tem quase 44?
Isto já vai para o 3 ano consecutivo.

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Eu tenho dúvidas ds veracidade dos registos da estação do IPMA de Santarém, porquê?
Se repararem nos registos horários Santarém apresenta sempre temperaturas inferiores a outras estações ( Tomar,Alvega,Coruche,Mora) em cerca de 1grau até 2 graus, e depois aparece sempre com temperatura superior por vezes de 1 grau ou mais a todas as outras estações que eu falei, não é estranho?
Ainda ontem nos registos horários não chegava sequer aos 41 e depois tem quase 44?
Isto já vai para o 3 ano consecutivo.
Muito estranho sim, máxima horária de apenas 40.2ºC. Valor final da máxima muito questionável.
Viseu(cidade) também se comportou assim durante uns tempos, agora parece ter melhorado.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Muito estranho sim, máxima horária de apenas 40.2ºC. Valor final da máxima muito questionável.
Viseu(cidade) também se comportou assim durante uns tempos, agora parece ter melhorado.

Pode resultar de um ângulo particular de incidência do sol. No entanto historicamente não detecto uma discrepância permanente tão significativa.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Local
Alcochete/Lisboa
Pode resultar de um ângulo particular de incidência do sol. No entanto historicamente não detecto uma discrepância permanente tão significativa.

Não sei se pode ou não haver algum problema com a estação, e obviamente quando há dados que parecem "suspeitos" essa hipótese não pode ser descartada.
Mas partindo do pressuposto, pelo menos hipoteticamente, que não é o caso, o argumento do ângulo de incidência não faz sentido.
Aliás, se fosse essa a razão, então de facto teria de ser consequência de uma má instalação da estação e/ou abrigo.

Portanto, no domínio das explicações físicas lógicas, e mais uma vez partindo do pressuposto que a estação está bem e esses "saltos" são reais, a melhor explicação que veria seria mudanças no rumo do vento, com algum fenómeno local de aquecimento por subsidência e/ou regimes de brisas locais. Ponho esta hipótese visto haver um desnível razoável entre a planície no vale do Tejo e a zona alta onde está a cidade, o que poderá explicar "saltos" na temperatura com mudanças de rumo (por exemplo no imediato instante em que entra nortada).
Mas também não sei a localização exata da estação, para tentar perceber melhor esses efeitos topográficos locais.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
a melhor explicação que veria seria mudanças no rumo do vento, com algum fenómeno local de aquecimento por subsidência e/ou regimes de brisas locais.
Concordo, pode ser isso.
Estive a ver gráficos das estações amadoras próximas da Quinta da Fonte Boa (mas a cerca de uma dezena de quilómetros) e houve dentro das horas de maior média uma queda brusca de temperatura que trouxe dos mais de 40ºC para valores próximos de 37ºC (36ºC nalguns casos). Estando o pico de máxima dentro de uma hora em que se registou essa queda de temperatura, a média fica notavelmente abaixo desse pico. Aliás, Fonte Boa na hora seguinte, àquelas duas de maior média e onde terá acontecido o pico de máxima, teve uma média de 36,0ºC depois dos 40,2ºC dessas duas horas. É uma das estações do mapa IPMA com quebra mais rápida da média horária.

Como tenho os dados horários e extremos diários quotidianos dos mapas IPMA posso comparar a situação de ontem com outras de elevada máxima diária ocorridas este ano, por exemplo.

Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Há certos valores que desconfio, este é um deles, uma estação ali tão próxima, mal passa dos 40°C nos dois dias... E já se tem sabido de algumas com problemas de instalação.

Alvega é outra, mas essa já é uma "guerra" antiga do fórum, digo guerra, porque já foi falado varias vezes sobre essa estação, mas aí já acreditava mais, apesar de não haver estações perto que contrariem, aliás as que há estão todas distantes, não dá para ficar com uma ideia concreta.

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk