IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Escrevi algures que uma das possíveis causas para tal atraso, a par do reduzido número de profissionais nessa área do IPMA (?), é a avançada idade da rede de estações ou manutenção insuficiente. Havendo muitas falhas das estações, é preciso que os valores em falta sejam modelados e provavelmente essa tarefa ainda não é feita automaticamente, exigindo um trabalho certamente descomunal. Seria interessante saber oficialmente se esta minha opinião amadora terá algum fundamento.
Sem dúvida, e o IPMA precisa de alto investimento para uma transição digital. Automatizar a rede por completo de forma a que no 1º dia de 2031 seja possível já ter as normais de 2000-2030. E isso não deve ser complicado, se outros institutos nacionais conseguem o nosso também deverá.

Que se contrate uma equipa de engenheiros informáticos ou eletrotécnicos para avançar isso.

Última edição:
Tinha ideia que o maior valor de Maio eram os 40ºC do Pinhão
E era, registado a 30/05/1953.

Entretanto houve os tais 40,0ºC de Beja a 13/05/2015 e os 40,2ºC em Tomar a 28/05/2015.
Se nenhum desses valores foi validado, suponho que o máximo mensal ainda pertença ao Pinhão. Os tais 40,0ºC.

Sim, climatologicamente os valores são registados das 9h às 9h UTC.

Os tais 40ºC de Beja em 2015 foram registados no dia 13, mas como já passava das 9h UTC foram atribuídos ao dia 14 no boletim do respetivo mês, valor que entretanto foi descartado (acho é que se deviam corrigir os boletins...).

Na ficha climatológica consta que o máximo foi no dia 13 (portanto, dia 12 civil) com 38,7ºC, mas creio que esse valor também já não é tido em conta.

Isto é que vai aqui uma açorda... :hehe:

E era, registado a 30/05/1953.
No período 1931-1960 Pinhão teve máximas mensais de 40ºC ou acima, desde Maio até Setembro, chegando aos 44,0ºC em Junho, 44,5ºC em Agosto e 46,0ºC em Julho.
Mas também no mesmo período há os 46,9ºC de Elvas e os 47,5ºC de Évora/Escola Agrícola (valores que serão anteriores a 1941).
Penhas Douradas atingiu os 32,8ºC em Julho e Coimbra 45,8ºC. Várias outras estações ultrapassaram os 45,0ºC neste período.

Valores transcritos do fascículo XIII de O Clima de Portugal, Normais Climatológicas [...] 1931-1960.

Última edição:
Isso não faz grande sentido, considerando que é registado durante o dia 30, provavelmente a meio da tarde.

Eu concordo com isso, mas pelo que sei (e me foi dito pelo André) antigamente os valores eram lidos às 9h UTC de cada dia, então, por exemplo, ia ler os valores às 9h de dia 15 e esses valores ficavam como sendo desse dia. A partir daí ficavam contabilizados para o dia 16, que era quando voltavam a ser lidos.

Mas sim, para mim também não faz sentido, já que apenas 9 ou 10 horas de registo ficavam atribuídas ao próprio dia.

Eu concordo com isso, mas pelo que sei (e me foi dito pelo André) antigamente os valores eram lidos às 9h UTC de cada dia, então, por exemplo, ia ler os valores às 9h de dia 15 e esses valores ficavam como sendo desse dia. A partir daí ficavam contabilizados para o dia 16, que era quando voltavam a ser lidos.

Mas sim, para mim também não faz sentido, já que apenas 9 ou 10 horas de registo ficavam atribuídas ao próprio dia.
Sim, é bizarro ter a temperatura mínima e a máxima de uma certa data, e pensar, como é normal, que a diferença entre os dois valores reflita a mais comum subida diurna da temperatura, quando na verdade a diferença refere-se sim à descida nocturna. Ou seja, o ênfase da meteorologia diária é dado ao período nocturno, ficando o período diurno cortado a meio. Ora, a percepção das condições de tempo é naturalmente obtida durante o período em que estamos acordados e com esta confusão de datas torna-se difícil relacionar os registos com relatos e testemunhos pessoais de vivências das condições. Para outros registos, como o da precipitação acumulada ou de fenómenos de vento, a dificuldade pode ainda ser maior.

No entanto, toda a climatologia sob a regras adotadas pela OMM assentava nessa separação das datas pelas leituras dos instrumentos às 9h, é que se lê nas publicações oficiais.

Última edição:
Normas WMO:

A TN é calculada das 18h00 (UTC) do dia «-1» às 18h00 (UTC) do dia «0».
A TX é calculada das 6h00 (UTC) do dia «0» às 6h00 (UTC) do dia «+1».
Os acumulados de precipitação são calculados das 6h00 (UTC) J “0” às 6h00 (UTC) J “+1”.

A hora UTC de referência varia consoante o país. Na Bélgica ou em França, é das 6h às 18h UTC, pois a temperatura máxima, tanto no verão como no inverno, é por volta das 14h30 UTC.
É fácil compreender a escolha das 9h00 para Portugal.

Bon weekend ;)