IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Novo site do IM??!!

Malhamos muito no pessoal do INM mas devo dizer que gostei bastante deste novo site. Bastante informação disponível, embora a navegação pudesse ser mais fácil.

Vamos ver como se comporta quando muita gente tentar aceder ao site simultaneamente. Até agora estou a gostar! :)
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,913
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Novo site do IM??!!

Ainda estou incrédulo com o gráfico das observações horárias para todas as estações.
Já não vai ser preciso acordar às 6h da matina para ver a temperatura em Lamas de Mouro. Nem andar à tarde a ver a Amareleja. Ficam todos os dados em gráficos, tal como acontecia já com algumas estações das principais cidades.
Até o Areeiro lá está!:w00t::w00t:

Esperemos que não falhem muito!:hehe:

Só agora é que vi o novo site do IM! :D
Já me registei! :D
E sim, que surpresa com os gráficos, estão lá todos os valores da estação de Tomar (valdonas). :w00t:
Ah!... como não á bela sem senão, os dados disponíveis das estações que não sejam as capitais de distrito (e mais duas ou três), só estão disponíveis até ao dia anterior, ou seja, se quisermos saber por exemplo, a temperatura que fazia ás 20 UTC de hoje em Tomar, só poderei consultar o gráfico no dia a seguir! :(
Ainda estou a explorar o novo site :) ,depois manifesto melhor a minha opininião sobre o novo site!
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,913
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Re: Novo site do IM??!!

(...)
Ah!... como não á bela sem senão, os dados disponíveis das estações que não sejam as capitais de distrito (e mais duas ou três), só estão disponíveis até ao dia anterior, ou seja, se quisermos saber por exemplo, a temperatura que fazia ás 20 UTC de hoje em Tomar, só poderei consultar o gráfico no dia a seguir! :(
(...)

Correção: Estava enganado!:o
Afinal em https://www.meteo.pt/pt/otempo/observacoessuperficie/ é possível aceder aos dados!
As minhas desculpas!
É no que dá em ver o novo site do IM a correr! :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Novo site do IM??!!

Mais uma estação meteorológica no mapa das observações de superfície: V. N. Gaia (Oliveira do Douro).

O mapa das observações horárias de superfície deveria apresentar um terceiro nível de ZOOM em determinadas regiões (Lisboa e vale do Tejo e Arquipélago da Madeira).

Onde aparece a cor amarela ficaria melhor um castanho porque o fundo é demasiado claro ...
Não sei se será possível consultar os dois radares meteorológicos isoladamente ...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Novo site do IM??!!

Ainda não explorei completamente o site mas à primeira vista gostei especialmente dele a nível estético, muito bem conseguido!

Embora os gráficos para todas as estações seja uma boa adição, preferia que dessem números porque com os gráficos não dá para saber ao certo a temperatura. Mas já é uma melhora :thumbsup:

Reparei também que agora não dá para escolher os dois radares existentes, espero que seja temporário.

Outra coisa a melhorar é o quadro que aparece quando se passa o rato sobre uma cidade no mapa das observações, as letras e os números "atropelam-se":
exnq4.png


Finalmente puseram as cartas de previsão numérica do ECMWF! Os perfis verticais também é excelente, mas as imagens ficam muito pequenas e dificilmente dá para ler algo. As sondagens aerológicas de Lisboa e Funchal é que não as vi em nenhum lado e eram preferíveis às previsões do ECMWF.

As normais climatológicas já são as do período 1971-2000, pena ser para muito poucas cidades. Por certo, esqueceram-se de incluir os relatórios climáticos anuais e referentes às estações do ano.

No geral, o IM está de parabéns :palmas:

PS: Afinal parece que os 47,3ºC da Amareleja afinal são 47,4ºC...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Novo site do IM??!!

Novo site do IM:

Pontos negativos: A lentidão do site, em períodos mais críticos duvido que se aguente... obviamente isto é uma consequência directa das melhorias.

Pontos positivos: Tudo o resto! Tantas vezes neste estaminé se bate no IM que desta vez penso que é justo reconhecer o trabalho feito! Este site está MUITO BOM :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Novo site do IM??!!

Depois de uma análise mais atenta, o balanço é positivo. Estava com receio que nos tirassem coisas, mas deram-nos mais algumas. Nada de verdadeiramente especial, mas como as coisas andam (falta de verbas, etc) esperava perder alguma coisa.

Positivo
* Dados horários e diários das estações
* Registo online (ver nota)


Negativo
* Velocidade.
A utilização de flash é um bocado arriscada quando houver muita carga será complicado.
O registo/autenticação também vai puxar muito pelos recursos da máquina.
Mas suponho que nos dias congestionados o site agora tenha um modo throttle especial/emergência pensado de raiz só com a informação mais importante em formato estático e sem autenticação.


Ideias ainda para melhorar
* Reduzir tempo de atraso dos dados das estações. Mais de uma hora de atraso actualmente.
* Reduzir o intervalo de actualizações do radar para metade, 15 em vez do 30m actuais. Ou pelo menos 20m como em Espanha. O atraso esse hoje em dia já é aceitável.

* Se a secção de alertas agora é em flash, espero que esta nova tecnologia permita no futuro melhorar o problema dos alertas por distritos já muitas vezes referido no forum (entre muitos outros, por exemplo um alerta de ondulação na costa alentejana faz todo o distrito ficar em alerta o que é uma aberração). O flash talvez permita finalmente resolver esse tipo de coisas.




(nota) Depende do que querem fazer realmente com isto, é sempre bom uma instituição (quer privada quer pública)conhecer os seus utilizadores. Portanto se é para conhecerem melhor os utilizadores e os seus hábitos de utilização é uma boa ideia. Se é para no futuro permitir alguma personalização quer do site quer para receber informações como alertas, notícias, melhor ideia ainda. E espero que implementem também um mecanismo de feedback (report de situações especiais, etc) mais eficiente do que o email.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Novo site do IM??!!

Boas,


Globalmente acho a mudança positiva no entanto...

Acho o tipo de letra algo pequena nalguns casos (no mapa das observações) e com bastante falta de definição / contraste

Os mapas podiam/deviam ser maiores.






Mas no geral, melhoraram bastante :thumbsup:


PS: Manifestei a minha opinião ao Instituto e recebi de volta o seguinte:

" Boa tarde,

No seguimento do email enviado por V. Exa., que muito agradecemos, informamos registamos o seu comentário e que o mesmo já foi endereçado à equipa de desenvolvimento.



Melhores cumprimentos,

Instituto de Meteorologia, I. P.,
Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Externas
"
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Novo site do IM??!!

boas

acho que o site ficou mais evoluído e com uma melhor navegação, espero também com esta mudança melhorias significativas na rapidez de acesso e a reparação dos bloqueios tanto do radar de chuva como no de satélite.

gostava também que a actualização de toda a informação disponível fosse colocada com menos tempo de intervalo.

quanto a inscrição não entendo, a não ser o que o vince disse, para saber quem utiliza o site por onde anda etc. mas quem se inscreve gostaria de ter mais algumas vantagem eu pelo menos gostava.

quem sabe acesso total em tempo real ao radar de chuva :D:D:D as descargas eléctricas e já agora ao satélite :D:D:D

acho que eles só vão testar o acesso em massa quando chegar algo de bom para nós, aqui no nosso canto, até lá expectativa.

abraços
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Re: Novo site do IM??!!

No global a mudança foi muito positiva, está mais apelativo e interactivo.
Claro que por vezes falha (links que vão dar a paginas que não estão disponiveis) mas entende-se que é a fase da mudança.
O registo, pode ser para efeitos de estatistica, para perceberem o perfil de quem visita e o que procura, ou quem sabe para eventualmente a venda de serviços adicionais... veremos...
:thumbsup::thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
re: Novidades no site do IPMA

Estive a explorar o site em geral está melhor:thumbsup:
O site IM ja estava a precisar de evoluir:)