IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
há instabilidade mas num nível mais alto da atmosfera que o usual. típica nestes eventos em que por baixo existe uma camada quente seca e por cima vai circulando alguma humidade, que pode gerar a chamada convecção elevada, que para disparar num dia como hoje precisa da ajuda dumas serras de razoável altitude que não abundam por cá.

Aí está uma explicação. A explicação existe, havia portanto possibilidade e sabia-se que existia essa possibilidade. Eu só sugeri que na previsão estivesse incluída essa possibilidade, não percebo porque recebi respostas dizendo que a meteorologia não é uma ciência exacta, concordo, não é, é uma ciência de probabilidades e é isso que o termo "possibilidade de aguaceiros" expressa. Ninguém pediu certezas. Leram bem as minhas mensagens? Certeza é o que estava expresso na previsão como foi feita: não abria qualquer possibilidade de precipitação.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Já falei de uma falha na actualização das previsões do ipma, e a situação voltou a repetir-se agora. Estou à espera, desde ontem à noite, que actualizem não apenas o modelo numérico (mais uma run perdida) como a própria previsão para hoje, dia que conta com brevíssimo comentário na descritiva, onde ficamos a saber que haverá uma ligeira queda da temperatura máxima no Grande Porto, numa previsão datada das 6:36 do dia 25. Na previsão de dez dias está indicado 25C de máxima, o que nem é assim tão ligeiro considerando que a máxima de ontem foi de 29C.
Se há um dia em que eu precisava desta previsão era hoje, estou bastante chateada e vou ter de fazer planos às cegas, depois de ter contado com esta previsão a semana toda. Ou melhor, vou tentar verificar mais uma vez o gfs, mas este não se tem mostrado muito fiável nas temperaturas...

Edit. Na descritiva actualizaram depois da minha última consulta na madrugada de ontem, e lá subiram para 26C, mas deixaram 25C nos dez dias, valor que até agora está lá... Pode parecer só mais um grau, mas tenho de votar hoje, e para quem vai ter de ficar numa fila e tem problemas com o sol isso vai fazer diferença, pois isso vão ser uns 27/28 reais no Porto. Da próxima guio-ne pelo gfs, era o que diziam afinal.

edit2. Agora actualizaram a dos dez dias para 24C, isso às 7:05, mas deixaram os 26C na descritiva... Já nem comento mais nada, a situação fala por si!
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Hoje também não houve actualização, aliás, faltam lhe duas runs já. Estranhíssimo, eles mudaram para a combinação do AROME/ECMWF/ALADIN recentemente tal como nas previsões para a versão mobile, mas no site parece andar com imensos problemas.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Bem, acabei por passar mal por causa do calor, enganada que fui com os 24C, chegaram até a perguntar se eu precisava de ajuda. Mas isso aconteceu por culpa minha, culpa em não ter os neurônios ligados à internet, caso contrário eu saberia que às 12:31 já havia a previsão de que a máxima seria de 26C (e o isep já registou 27C hoje), e não 24C. A isso eu chamo mais de revisão que previsão, obrigada!
Eu nem verifiquei a descritiva porque já estou cansada de tanta trapalhada. E por acaso vou contar uma coisa que eu não mencionei no post anterior, porque tudo ia ficar mais confuso e inexplicável ainda: na verdade o modelo foi actualizado ontem na altura em que a hora mudou, e fiquei sem net logo a seguir. Mais para a frente fui consultar outra vez a saída mas já lá não estava, tinha voltado à situação anterior!

De qualquer dos modos, são 13:54 do dia 26/10, e a última saída do modelo na previsão de dez dias é de 25/10 às 8:20.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O único reparo que tenho a fazer destes novos mapas (nos resumos diários) é mesmo a confusão que há entre as unidades de vento nos mapas. O IPMA mudou as descrições todas, até nos mapas antigos, a dizer que os valores estão em km/h mas claramente não estão. Num dia de ventania nos Açores o máximo foi de "20", mas nunca poderia ser km/h porque era um valor baixíssimo. Esse valor em metros por segundo são 72 km/h, um valor mais realista. Aliás nem é preciso ir tão longe, os dados em bruto das estações e da OMM são em metros por segundo, portanto as instruções do mapa não fazem muito sentido... Tal como aqui num dia de vento forte de Leste, a rajada máxima nas estações amadoras rondou os 50 km/h e no IPMA o valor "13". Obviamente que seriam metros por segundo porque isso é cerca de 50 km/h.
Podiam ou filtrar os dados para fazer a conversão ou então mudar as escalas e indicações porque não fazem sentido em dias de vento forte. Pode parecer uma sugestão meramente estética mas acho que pode ajudar a evitar alguma confusão. :D
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Uma coisa e certa, alguma coisa melhorou nos servidores que nunca mais vimos o site do IPMA em baixo ou "em modo reduzido" nos dias de meteorologia mais intensa.

:uau:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Verdade, já agora, em termos gerais,acho que eles melhoraram bastante nos avisos(nível de aviso e tempo de antecedência) não podemos só criticar. :D
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O IPMA já tinha previsões descritivas para uma semana inteira?

8XqI8vB.png
 
  • Gosto
Reactions: CptRena