IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Venho apenas tecer dois ou três comentários:
1) Quanto à Informação especial de ontem, acho que todos percebemos como estas situações são difíceis de prever de facto. E depois há um aspeto que me parece que ainda ninguém falou. Isto só teve este impacto por se tratar de Lisboa, zona densamente povoada. Há quinze dias atrás, houve mais de 48 horas seguidas de nevoeiro por aqui e a temperatura ficou sempre muito abaixo do previsto (aliás tal como ontem aconteceu... não foi só em Lx!). Mas aí não houve nenhum comunicado oficial a dizer que no interior do Alentejo ou em Trás-os-montes a temperatura máxima foi muito mais baixa do que o previsto devido à forte estabilidade atmosférica e à persistência do nevoeiro, blá blá blá. Será que os milhares (sim, milhares) de Euros que pago em impostos (IRS, IMI, IUC, IVA, ...) são menos importantes que os que paga um cidadão de Lisboa? Mais uma vez, a demografia...

2) Dizer que o comunicado é inútil não me parece sensato! O IPMA assumiu que foi incapaz de prever, o que me parece digno de uma instituição séria e profissional. E para evitar especulação, explicou o que se passou.

3) Quanto à questão dos avisos: "preso por ter cão e preso por não ter". Se avisam, são exagerados. Se não avisam, é porque os critérios são distritais e não olham a realidades mais locais. Vá lá, caros companheiros deste grande fórum! Mais razão e menos emoção! A qualidade científica dos debates que tantas vezes aqui se estabelecem merece isso!
 


M

Membro excluído 274

Venho apenas tecer dois ou três comentários:
1) Quanto à Informação especial de ontem, acho que todos percebemos como estas situações são difíceis de prever de facto. E depois há um aspeto que me parece que ainda ninguém falou. Isto só teve este impacto por se tratar de Lisboa, zona densamente povoada. Há quinze dias atrás, houve mais de 48 horas seguidas de nevoeiro por aqui e a temperatura ficou sempre muito abaixo do previsto (aliás tal como ontem aconteceu... não foi só em Lx!). Mas aí não houve nenhum comunicado oficial a dizer que no interior do Alentejo ou em Trás-os-montes a temperatura máxima foi muito mais baixa do que o previsto devido à forte estabilidade atmosférica e à persistência do nevoeiro, blá blá blá. Será que os milhares (sim, milhares) de Euros que pago em impostos (IRS, IMI, IUC, IVA, ...) são menos importantes que os que paga um cidadão de Lisboa? Mais uma vez, a demografia...

2) Dizer que o comunicado é inútil não me parece sensato! O IPMA assumiu que foi incapaz de prever, o que me parece digno de uma instituição séria e profissional. E para evitar especulação, explicou o que se passou.

3) Quanto à questão dos avisos: "preso por ter cão e preso por não ter". Se avisam, são exagerados. Se não avisam, é porque os critérios são distritais e não olham a realidades mais locais. Vá lá, caros companheiros deste grande fórum! Mais razão e menos emoção! A qualidade científica dos debates que tantas vezes aqui se estabelecem merece isso!

Com o 1º ponto concordo em absoluto quando diz que há parcialidade entre as diferentes regiões do país, em relação ao 2º ponto o StormRic já respondeu e faço das palavras dele minhas, quanto aos avisos, não comento, já muito escrevi aqui acerca do assunto.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Thomar

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Venho apenas tecer dois ou três comentários:
1) Quanto à Informação especial de ontem, acho que todos percebemos como estas situações são difíceis de prever de facto. E depois há um aspeto que me parece que ainda ninguém falou. Isto só teve este impacto por se tratar de Lisboa, zona densamente povoada. Há quinze dias atrás, houve mais de 48 horas seguidas de nevoeiro por aqui e a temperatura ficou sempre muito abaixo do previsto (aliás tal como ontem aconteceu... não foi só em Lx!). Mas aí não houve nenhum comunicado oficial a dizer que no interior do Alentejo ou em Trás-os-montes a temperatura máxima foi muito mais baixa do que o previsto devido à forte estabilidade atmosférica e à persistência do nevoeiro, blá blá blá. Será que os milhares (sim, milhares) de Euros que pago em impostos (IRS, IMI, IUC, IVA, ...) são menos importantes que os que paga um cidadão de Lisboa? Mais uma vez, a demografia...

2) Dizer que o comunicado é inútil não me parece sensato! O IPMA assumiu que foi incapaz de prever, o que me parece digno de uma instituição séria e profissional. E para evitar especulação, explicou o que se passou.

3) Quanto à questão dos avisos: "preso por ter cão e preso por não ter". Se avisam, são exagerados. Se não avisam, é porque os critérios são distritais e não olham a realidades mais locais. Vá lá, caros companheiros deste grande fórum! Mais razão e menos emoção! A qualidade científica dos debates que tantas vezes aqui se estabelecem merece isso!

Já que usaste, opinaste e criticaste frases da minha mensagem, penso que teria sido mais correcto da tua parte dares a tua opinião sobre tudo o que eu disse e não apenas sobre algumas frases que assim apontadas perdem o significado do contexto original.

E já agora, alguém encontrou a tal "estação de meteorológica de Sintra" que registou os 14º às 14 horas de ontem dia 7? Quando a descobrirem digam-me por favor.
fOYZnLx.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
J
E já agora, alguém encontrou a tal "estação de meteorológica de Sintra" que registou os 14º às 14 horas de ontem dia 7? Quando a descobrirem digam-me por favor.
fOYZnLx.jpg

Será que estação (por qualquer bug ou falha na transmissão dos dados ) não apareceu no mapa de dados públicos? Embora o IPMA tivesse acesso aos dados da mesma?

Eles para mencionarem essa temperatura em Sintra é porque tiveram acesso à mesma ( penso eu )
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
E já agora, alguém encontrou a tal "estação de meteorológica de Sintra" que registou os 14º às 14 horas de ontem dia 7? Quando a descobrirem digam-me por favor.
fOYZnLx.jpg



Eu deduzo que seja o valor da Base Aérea de Sintra (Granja). Daí não estar nesse mapa que apenas contém as estações do IPMA. Mas penso que alguns relatórios, e outros mapas que o IPMA produz utilizam outras dados de outras estações que não as próprias do IPMA.

Estava à procura dos registos mas o mais próximo que consigo de ontem é o das 12h, com 13º. Portanto deverá ser isso! Consigo no Weatheronline p.ex. ver os valores horários no próprio dia, mas não aceder ao histórico completo dos dias anteriores.

Seria para lá de absurdo uma instituição pública estar a inventar dados assim...
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Será que estação (por qualquer bug ou falha na transmissão dos dados ) não apareceu no mapa de dados públicos? Embora o IPMA tivesse acesso aos dados da mesma?

Eles para mencionarem essa temperatura em Sintra é porque tiveram acesso à mesma ( penso eu )

Eu deduzo que seja o valor da Base Aérea de Sintra (Granja). Daí não estar nesse mapa que apenas contém as estações do IPMA. Mas penso que alguns relatórios, e outros mapas que o IPMA produz utilizam outras dados de outras estações que não as próprias do IPMA.

Estava à procura dos registos mas o mais próximo que consigo é o das 12h, com 13º. Portanto deverá ser isso! Consigo no Weatheronline p.ex. ver os valores horários no próprio dia, mas não aceder ao histórico completo dos dias anteriores.

Por vezes pode ser necessário recorrer a estações privadas devido à insuficiência da cobertura pelas estações oficiais, mas nesse caso tal é referido. Mas pelo nome apenas de Sintra nunca conheci estação alguma. O concelho é bastante grande, até pensei que podia ser logo no Cacém por exemplo, como referiram a ausência de nevoeiro e este terminava logo ali perto depois da Amadora; ou podia ser Colares, ou a Pena, ou a B.A.1 com efeito, etc.
Mas... porquê esta falta de rigor na identificação, porquê irem buscar uma estação cujos dados nem são publicados na lista normal de estações, porquê este procedimento aligeirado num comunicado oficial?
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Sim, exactamente, quando emite dados (penso que de noite não há observador...) aparece também no Wunderground essa estação que referi, da Base Aérea de Sintra (Granja).

Havia uma estação do IPMA na BA1, mas essa nesse mapa não é uma estação privada?

Edit: a BA1 não publica os dados na página do IPMA, se é que ainda está activa.
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Havia uma estação do IPMA na BA1, mas essa nesse mapa não é uma estação privada?

Não, será mesmo essa da Base Aérea, tem é o problema de aparentemente não ter observador 24h, portanto tem muitos buracos, e assim, ausência de extremos diários online, apenas se consegue aceder a esses valores horários reportados. De qualquer forma, o IPMA deverá ter os extremos que serão anotados pelos observadores.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Era bom que o radar de Coruche estivesse a funcionar adequadamente estes próximos dias! :)
 
M

Membro excluído 274

Mais excelente ainda era o Radar de Arouca ser disponibilizado... Alguém sabe o porquê de tanta demora?
Já agora o comunicado sobre o "super AA" que tivemos já tarda...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Desmistificando algumas noções.

O IPMA teve mesmo até há pouco tempo uma EMA (e não RUEMA) na vila de Sintra. O seu local exacto nunca tive conhecimento.

O IPMA não tem nenhuma estação (que eu conheça) na BA1 (Pero Pinheiro), conhecida como Base Aérea de Sintra. Essa estação meteorológica automática da BA1 (conhecida como Sintra/Granja nos mapas de Synop) é uma EMA da Força Aérea Portuguesa. Esta estação tem dados como mínimas e máximas, mas apenas para efeitos de climatologia a pedido do IPMA (dados que o referido instituto pede a todas as bases da Força Aérea apenas para fins climatológicos) e as EMA da Força Aérea de Alverca e Sintra só têm observador das 9 às 17h, o que resulta nos dados que apenas são disponibilizados a essas horas. Mas sem prejuízo para a climatologia, que julgo eu está assegurada, pois guardam-se os extremos para esse efeito, embora não mais que isso.

As estações automáticas da Força Aérea não aparecem nem me recordo de alguma vez terem aparecido no site do IPMA. Nem a de Leiria é da Força Aérea (importante distinguir o aeródromo de Leiria da Base Aérea nº 5 de Monte Real).

Portanto, os dados a aparecerem no site do IPMA não são os das bases da Força Aérea pois as plataformas são diferentes embopra também se usem equipamentos da Vaisala iguais, muitas vezes, aos do IPMA (conheço pessoalmente pelo menos 32 EMA do IPMA incluindo Portugal Continental e Ilhas).
Posso também assegurar que os dados de todas as bases operacionais da Força Aérea aparecem nos resumos descodificados a partir dos Synops emitidos pelas mesmas em sites internacionais, bastando para isso ir ver, sem qualquer «segredo».

As bases com serviço meteorológico a funcionar 24h por dia permanentemente são: LPLA (Lajes), LPMT (Montijo - base na qual trabalho), LPMR (Monte Real), LPOV (Ovar) e LPBJ (Beja), havendo nelas um observador, no mínimo, mesmo em períodos mínimos e, por isso, os dados são continuamente enviados para as plataformas exteriores. Digo-o com conhecimento interno, sem qualquer prejuízo para a instituição, visto que dados meteorológicos não constituem nenhum «segredo de Estado», pelo contrário, são muitas vezes guias para a aviação civil a desenrolar-se nas proximidades e para qualquer curioso que queira consultar tais dados.

Espero ter deixado alguma informação útil no tópico.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mais excelente ainda era o Radar de Arouca ser disponibilizado... Alguém sabe o porquê de tanta demora?

Penso que esteja em calibrações. É um trabalho muito complicado eliminar todos os ecos falsos dos obstáculos ao longo do alcance do radar. Deve levar algum tempo a ficar totalmente operacional, mas não tenho a certeza se se encontra nesta fase.
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Penso que esteja em calibrações. É um trabalho muito complicado eliminar todos os ecos falsos dos obstáculos ao longo do alcance do radar. Deve levar algum tempo a ficar totalmente operacional, mas não tenho a certeza se se encontra nesta fase.

Assunção Cristas vem inaugurar a Torre Meteorológica da Freita

Cerimónia está prevista para o início do ano, uma vez que o novo “Radar do Norte” já está
em funcionamento experimental. Artur Neves perspectiva ganhos para o Arouca Geopark

Edição de: Sexta, Dezembro 26, 2014
A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, presidirá, em Janeiro, à inauguração da Torre Meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que foi construída na Serra da Freita, em Arouca, concretamente no Pico do Gralheiro, a 1.100 metros de altitude.
O “Radar Meteorológico do Norte” (designação técnica) está concluído e em funcionamento experimental. Com cerca de 50 metros de altura, serve para recolher dados meteorológicos e integra um varandim que, a cerca de 40 metros do solo, funcionará como miradouro.

http://www.diarioaveiro.pt/noticias/assuncao-cristas-vem-inaugurar-torre-meteorologica-da-freita