IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por J.S. 8 Jul 2008 às 00:24.

1. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Radar off outra vez, deve ser mesmo para me irritar :lol:

MSantos gostou disto.
  2. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    O IPMA nunca tem aviso de trovoadas! Trovoada é sempre uma espécie de acompanhamento multimedia para os "aguaceiros por vezes fortes e de granizo". Por mais incêndios que sejam iniciados por descargas, por mais prejuízos que nem se conseguem contabilizar nas redes e aparelhagem eléctrica, por mais cabeças de gado que sejam electrocutadas nos campos fora dos currais, etc, o IPMA acha que o primeiro trovão que as pessoas ouçam é sempre um aviso atempado e mais que suficiente.

#1022 StormRic, 9 Jun 2015 às 20:38
    Última edição: 9 Jun 2015 às 20:59
  3. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    É uma boa questão essa. O IPMA do continente agrupa os dois. Talvez por ser mais comum a ocorrência de chuva e trovoada em simultâneo. Nos Açores é diferente. Trovoadas são pouco comuns. Ainda assim é estranho não utilizarem a sua própria lista de critérios. Porque até no continente, penso eu, é mais comum haver trovoada seca do que nos Açores (que é raro).

Collapse Signature Expandir Assinatura
    StormRic gostou disto.
  4. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    De há uns tempos para cá a AEMET em dias de previsão de muita trovoada tem divulgado nas redes sociais um output de descargas dum modelo deles (HARMONIE) mas não fiquei inteiramente convencido. Houve um dia há umas semanas atrás que reparei que na parte portuguesa foi um grande flop. Mas pode ter sido azar/coincidência. De qualquer forma é sempre útil.

Por curiosidade, previsão desse modelo para hoje

E já agora, para amanhã:

Sobre as DEA, o mais importante era o IPMA ver o que se passa no output, pois algo não está bem, aparecem localizações estranhas e nem tem sido usual nos últimos anos, costumava ser bastante certinho.

fsl, Duarte Sousa, Thomar e 2 outras pessoas gostaram disto.
  5. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre (400m) / Lisboa (60m)
    Parece haver um offset fixo para Sul ou SW nas descargas todas, realmente concordo que deveria ser investigado. Mesmo quando o novo mapa foi estreado estava tudo bem.

Duarte Sousa gostou disto.
  6. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Estocolmo, Suécia
    Pois é que quando vou ao meteoalarm (da Europa) vejo quase sempre avisos de trovoada em todos os países, menos Portugal! Acho que é algo que falha no IPMA!

Mr. Neves gostou disto.
  7. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    O IPMA dantes ainda colocava avisos de trovoada mas depois começou a condensá-los em avisos de precipitação apenas, não sei bem porquê. Avisos de rajadas fortes provenientes da convecção também acabam por ser condensados num aviso de precipitação. Poderiam por exemplo ser condensados no aviso de trovoada, se não quisessem usar o de vento.

Mr. Neves gostou disto.
  8. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Posso estar enganado mas acho que essa condensação foi depois da passagem de IM para IPMA :hmm:

Mr. Neves e SpiderVV gostaram disto.
  9. joocean

joocean
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Dez 2010
    Local:
    Almada
  10. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Porque será que fazem essa "condensação"? Acho que estão a desvalorizar as descargas elétricas e suas eventuais consequências.

Duarte Sousa gostou disto.
  11. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Parece que desde há dois dias houve um grande black-out nos mapas de observação nos valores de temperatura e precipitação apenas, e algumas de humidade.

CptRena e Duarte Sousa gostaram disto.
  12. joocean

joocean
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Dez 2010
    Local:
    Almada
    Pois é verdade numa altura destas (junho) com um fim de semana de chuva e metade das estações não estão disponíveis :-(

13. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    O que se passa com o radar de Coruche? Já o vejo parado há muito tempo, ninguém sabe de nada?

14. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Essa condensação, foi feita, depois de ocorrer o tornado em Lagoa e de mais alguns, desde daí, que o aviso de precipitação engloba por vezes, fenómenos de vento extremo e as trovoadas, a meu ver, não faz muito sentido existir um aviso para trovoada, em casos em que a previsão seja aguaceiros e trovoadas, como não faz muito sentido, existir um aviso para vento nos casos em que haja possibilidade de existir fenómenos extremos de vento, avisos para vento só nos casos em que seja vento sustentado e com rajadas frequentes e não em situações de fenómenos extremos de vento em que são muito localizados, na minha opinião, o IPMA faz o mais correcto e assim não se tem 3 ou 4 avisos quando se pode englobar tudo num só, desde que a informação seja correcta do aviso, não vejo mal nenhum nisso.

Se às vezes, já existe críticas, não choveu e tivemos aviso amarelo todo o dia, se metem um aviso de vento quando as situações são de vento fraco a moderado e só na ocorrência de alguma célula mais violenta é que pode vir alguma rajada mais forte não faz muito sentido ter esse aviso para vento. :unsure:

CptRena e SpiderVV gostaram disto.
  15. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Em termos de avisos relacionado com o vento forte(nortada) aqui na zona o IPMA tem melhorado a olhos vistos.
    Admito perfeitamente que eles tenham alguma dificuldade em prever a velocidade correcta das rajadas, pois isto por aqui, trata-se de um fenomeno local.

CptRena gostou disto.

Partilhar esta Página