IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

M

Membro excluído 274

Agora é fácil criticar o ipma que lançou o aviso vermelho tarde demais, eles têm de ter quase a certeza do que vai acontecer, não podem ter a certeza porque na meteorologia não há certezas, imagina que a depressão tinha ficado toda no mar e não tinha chovido tanto como se esperava com que cara o ipma ia ficar? Aliás até me parece que o pior ficou no mar. Lançaram o aviso quando tiveram quase certezas que ia acontecer algo grave, não se lançam avisos vermelhos sem se ter quase a certeza do que vai acontecer.
Podemos dizer que o lançou tarde demais, mas lançou.
La vamos nós bater no ceguinho novamente!
Apenas tenho a dizer que para lançar avisos não são necessárias certezas! Não as há nunca!
O sistema de avisos tem as falhas que há muito são apontadas neste e outros fóruns... os mapas, os timings inadequados...
A meu ver foi bem lançado, tarde é certo mas bem lançado!
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Agora é fácil criticar o ipma que lançou o aviso vermelho tarde demais, eles têm de ter quase a certeza do que vai acontecer, não podem ter a certeza porque na meteorologia não há certezas, imagina que a depressão tinha ficado toda no mar e não tinha chovido tanto como se esperava com que cara o ipma ia ficar? Aliás até me parece que o pior ficou no mar. Lançaram o aviso quando tiveram quase certezas que ia acontecer algo grave, não se lançam avisos vermelhos sem se ter quase a certeza do que vai acontecer.
Podemos dizer que o lançou tarde demais, mas lançou.

Mas um aviso serve acima de tudo para prevenir/alertar, um aviso não é uma certeza, é uma tendência ou possibilidade de tal acontecer, ora para prevenir é preciso tempo, antecipar, concordo que o aviso vermelho foi dado muito em cima da hora e a horas " pouco próprias ", se fosse dado com 24/36 horas de antecedência haveria mais tempo para preparar as populações, mesmo que no fim não se verificassem as condições para aviso vermelho. Prevenir é a palavra chave:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
La vamos nós bater no ceguinho novamente!
Apenas tenho a dizer que para lançar avisos não são necessárias certezas! Não as há nunca!
O sistema de avisos tem as falhas que há muito são apontadas neste e outros fóruns... os mapas, os timings inadequados...
A meu ver foi bem lançado, tarde é certo mas bem lançado!

O aviso vermelho pode ter sido publicado tarde de mais, mas de qualquer forma a protecção civil, já tinha em seu poder no briefing diario a possibilidade forte de ocorrer o que está a ocorrer, por isso se não houve prevenção, não foi por falta de informação!
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e David sf

Rui Alex

Cumulus
Registo
7 Out 2015
Mensagens
125
Local
Amora
E depois compete à comunicação social divulgar o alerta vermelho, não é de esperar que toda a gente visite o site do ipma.

Agora é fácil criticar o ipma que lançou o aviso vermelho tarde demais, eles têm de ter quase a certeza do que vai acontecer, não podem ter a certeza porque na meteorologia não há certezas, imagina que a depressão tinha ficado toda no mar e não tinha chovido tanto como se esperava com que cara o ipma ia ficar? Aliás até me parece que o pior ficou no mar. Lançaram o aviso quando tiveram quase certezas que ia acontecer algo grave, não se lançam avisos vermelhos sem se ter quase a certeza do que vai acontecer.
Podemos dizer que o lançou tarde demais, mas lançou.
 

Rui Alex

Cumulus
Registo
7 Out 2015
Mensagens
125
Local
Amora
Mas um aviso serve acima de tudo para prevenir/alertar, um aviso não é uma certeza, é uma tendência ou possibilidade de tal acontecer, ora para prevenir é preciso tempo, antecipar, concordo que o aviso vermelho foi dado muito em cima da hora e a horas " pouco próprias ", se fosse dado com 24/36 horas de antecedência haveria mais tempo para preparar as populações, mesmo que no fim não se verificassem as condições para aviso vermelho. Prevenir é a palavra chave:thumbsup:

Pode-se colocar a questão de que se tivesse sido lançado alerta vermelho e depois não se confirmasse tivesse efeito pernicioso para futuros alertas vermelhos. Acho que mais vale tarde mas acertar sempre do que cedo e errar muitos.
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil

AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
155
Local
Alhandra
Se é certo que o aviso vermelho pode ter sido lançado demasiado tarde, também não deixa de ser verdade que previamente à emissão deste já tinha sido lançado aviso laranja (não sei quando exatamente)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pode-se colocar a questão de que se tivesse sido lançado alerta vermelho e depois não se confirmasse tivesse efeito pernicioso para futuros alertas vermelhos. Acho que mais vale tarde mas acertar sempre do que cedo e errar muitos.

Na minha opinião, quanto mais grave a situação mais cedo o aviso tem que ser divulgado, eu já vi avisos amarelos e laranja lançados com grande antecedência de mais de um dia, porque raio este aviso vermelho ( o mais grave da escala ) havia de ser lançado poucas horas antes?
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Mas um aviso serve acima de tudo para prevenir/alertar, um aviso não é uma certeza, é uma tendência ou possibilidade de tal acontecer, ora para prevenir é preciso tempo, antecipar, concordo que o aviso vermelho foi dado muito em cima da hora e a horas " pouco próprias ", se fosse dado com 24/36 horas de antecedência haveria mais tempo para preparar as populações, mesmo que no fim não se verificassem as condições para aviso vermelho. Prevenir é a palavra chave:thumbsup:

Não é bem assim, porque se for para prevenir estávamos sempre a lançar avisos, já vi vários avisos amarelos e laranjas onde não acontece absolutamente nada e são lançados cedo demais , sabemos que não existem certezas mas temos de ter quase certeza, ora a população e as autoridades são avisadas de mau tempo e no fim não acontece nada. Achas que da próxima vez a população vai dar ouvido aos avisos? a resposta é não, principalmente se os avisos nunca se justificarem.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vejam este exemplo,

Os avisos da tempestade Henri em Setembro passado:

Válido entre *2015-09-15 12:00:00* e *2015-09-15 23:59:59 (hora
UTC)*

vUjiRYT.png


Pelas 13:07 do dia 14 de Setembro de 2015 já se discutia no tópico de Previsão do Tempo e Modelos estes avisos, ou seja practicamente 24 h antes de entrarem em vigor foram tornados disponíveis no site do IPMA.

Um aviso vermelho deve ser usado com alguma cautela, mas uma vez que há condições para tal, deve ser logo divulgado e com antecedência, não é em cima da hora como aconteceu hoje no Algarve.

http://www.meteopt.com/forum/topico/seg-previsao-do-tempo-e-modelos-setembro-2015.8391/page-12
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Vejam este exemplo,

Os avisos da tempestade Henri em Setembro passado:

Válido entre *2015-09-15 12:00:00* e *2015-09-15 23:59:59 (hora
UTC)*

vUjiRYT.png


Pelas 13:07 do dia 14 de Setembro de 2015 já se discutia no tópico de Previsão do Tempo e Modelos estes avisos, ou seja practicamente 24 h antes de entrarem em vigor foram tornados disponíveis no site do IPMA.

Um aviso vermelho deve ser usado com alguma cautela, mas uma vez que há condições para tal, deve ser logo divulgado e com antecedência, não é em cima da hora como aconteceu hoje no Algarve.

http://www.meteopt.com/forum/topico/seg-previsao-do-tempo-e-modelos-setembro-2015.8391/page-12
Creio que esperaram pela confirmação do radar... Escusado será dizer que não foi a tempo... Ninguém se apercebeu da real dimensão da precipitação
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Desde de 5ªf/6ªf que era notório nos modelos que ia acontecer isto, com alguma severidade no Algarve, a ANPC tapou os olhos e lançou ontem ao final da tarde, um alerta, então, o IPMA com o seu medo ou cagufa, lançou um aviso vermelho à 1h da manhã, quando o mesmo devia ter sido lançado logo na manhã de ontem, quem é que está a ver o site do IPMA a essa hora, depois as tragédias acontecem e vão acontecer futuramente mas nunca mais aprendem.

O que é que tinha mudado se o aviso tivesse sido feito 24 horas antes? Eu acho que nada. Portanto... acho que nada a apontar ao IPMA.

Agora é fácil criticar o ipma que lançou o aviso vermelho tarde demais

O IPMA lançou o aviso tarde demais? Essa é boa...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O que é que tinha mudado se o aviso tivesse sido feito 24 horas antes? Eu acho que nada. Portanto... acho que nada a apontar ao IPMA.

Eu acho que mudava bastante, muita gente certamente teria acautelado melhor os seus bens, nas imagens que passaram na RTP e outros canais, viam-se alguns comerciantes surpreendidos a tirar à pressa água dos seus estabelecimentos, se o aviso fosse umas horas antes talvez tivessem protegido melhor os seus bens, pelo menos aviso mais cedo tinham tido, não é à 1 hora da manhã...

Se nós aqui no Forum já vínhamos a prever este tipo de situação, e com antecedência, porque não o fez o IPMA que é a entidade oficial de meteorologia em Portugal? Onde está a prevenção e antecipação?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta questão dos avisos meteorológicos e outros assuntos relacionados com a gestão do risco nunca são assim tão lineares. É um tema muito interessante, envolve várias valências científicas, pois para além das ciências objectivas (meteorologia, hidrologia, etc.) envolve uma componente humana importante e bastante subjectiva.

Em primeiro lugar há uma frase muito batida da qual eu discordo em absoluto: "mais vale avisar e não acontecer nada do que não avisar e acontecer". Esta ideia é, na minha opinião, completamente errada, é muito mais grave um aviso falso à população do que esta ser apanhada de surpresa. Um aviso falso compromete todos os seguintes, as pessoas deixam de ligar e até gozam com a situação. Digo isto, obviamente, no que compete ao sistema de aviso à população, as autoridades terão sempre que ser avisadas, como é óbvio.

Um aviso vermelho - o mais grave da escala - só deve ser lançado em último caso e de forma muito excepcional. Devido aos critérios de emissão (para mim exagerados), o IPMA tem lançado avisos vermelhos de forma excessiva. Se lançamos o aviso mais grave num evento de 100 mm no Litoral Norte - relativamente banal - o que reservamos para um eventual furacão?

Neste caso no Algarve, as autoridades estavam avisadas. O aviso laranja - que na minha opinião se adequa mais à situação que ocorreu, se bem que pelo critério de emissão seria um aviso vermelho - estava emitido pelo menos desde a manhã de sábado. Se a população, com um aviso laranja, não se protege (e isto acontece principalmente porque há avisos laranjas de 15 em 15 dias, tornou-se banal, e em 90% das vezes não acontecem quaisquer problemas), o que faria diferente se a cor do aviso fosse outra?
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Esta questão dos avisos meteorológicos e outros assuntos relacionados com a gestão do risco nunca são assim tão lineares. É um tema muito interessante, envolve várias valências científicas, pois para além das ciências objectivas (meteorologia, hidrologia, etc.) envolve uma componente humana importante e bastante subjectiva.

Em primeiro lugar há uma frase muito batida da qual eu discordo em absoluto: "mais vale avisar e não acontecer nada do que não avisar e acontecer". Esta ideia é, na minha opinião, completamente errada, é muito mais grave um aviso falso à população do que esta ser apanhada de surpresa. Um aviso falso compromete todos os seguintes, as pessoas deixam de ligar e até gozam com a situação. Digo isto, obviamente, no que compete ao sistema de aviso à população, as autoridades terão sempre que ser avisadas, como é óbvio.

Um aviso vermelho - o mais grave da escala - só deve ser lançado em último caso e de forma muito excepcional. Devido aos critérios de emissão (para mim exagerados), o IPMA tem lançado avisos vermelhos de forma excessiva. Se lançamos o aviso mais grave num evento de 100 mm no Litoral Norte - relativamente banal - o que reservamos para um eventual furacão?

Neste caso no Algarve, as autoridades estavam avisadas. O aviso laranja - que na minha opinião se adequa mais à situação que ocorreu, se bem que pelo critério de emissão seria um aviso vermelho - estava emitido pelo menos desde a manhã de sábado. Se a população, com um aviso laranja, não se protege (e isto acontece principalmente porque há avisos laranjas de 15 em 15 dias, tornou-se banal, e em 90% das vezes não acontecem quaisquer problemas), o que faria diferente se a cor do aviso fosse outra?

Completamente de acordo.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
No comunicado de hoje surge na parte final o seguinte paragrafo:

"(...) Devido a uma massa ar pós frontal frio, as temperaturas irão registar uma descida já no sábado, atingindo no domingo, dia 22, valores mínimos entre ?4ºC e 2ºC nas regiões do interior Norte e Centro e entre 4ºC e 9ºC no restante território. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar 14ºC na região Sul e litoral Norte e Centro, e 8ºC nas regiões do interior."
http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Será - (sinal menos) onde está o ponto de interrogação?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000