IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
re: Novidades no site do IPMA

Alguém sabe quais são os parametros para obterem a temperatura média?

Parecem-me valores demasiado altos.

Ex: Tenho valores de temperatura semelhantes aos de Bencanta - Coimbra no dia 26, mas a temperatura média de Bencanta é de 19,3ºC e a minha 16,9ºC. Além disso de fosse (Tx+Tm)/2 o resustado seria 18,1ºC.

Está descoberto o rato.

É erro do Wunderground.

O valor da temperatura média registada na minha estação foi de 18,8ºC.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
re: Novidades no site do IPMA



Agora nas observações, pode-se ver o resumo diário de todas as estações da rede do IM. Desde a temperatura mínima, média e máxima, à humidade relativa mínima e máxima. Até as médias e máximas da velocidade do vento.

Muito bom esta informação; excelente o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Meteorologia.

Os meus parabéns ao IM :1143:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
re: Novidades no site do IPMA

Grande evolução no IM neste mês de Abril.

Quanto ao histórico, a introdução está prevista para breve.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
re: Novidades no site do IPMA

http://www.meteo.pt/pt/otempo/radar/ O IM começou a dar precipitação de 10 em 10 mins também! :thumbsup:

Isso já era esperado. ;)

Relembro que já há algum tempo o IM começou a dar esse tipo de informação (desde o passado dia 7 de Janeiro que o nosso Admin Vince, o anunciou), mas apenas quando escolhíamos algum dos radares individualmente! Agora é a mesma coisa, mas no chamado "Mosaico de Radares" (resultante combinação dos dois radares actualmente em funcionamento em Portugal Continental, o de Coruche e o de Loulé)

Acho que ainda não foi referido por ninguém, mas outra novidade prende-se com a vertente agrometeorológica.

O site apresenta agora na área de agrometeorologia do seu sítio na Internet, a cartografia diária e mensal de vários elementos agrometeorológicos relevantes para as actividades agrícolas, assim como produtos específicos para os sectores da fruticultura e da viticultura.

Temos agora disponível diariamente:

- Evapotranspiração
- Temperatura mínima do ar
- Temperatura média do ar
- Temperatura máxima do ar
- Amplitude Térmica Diária
- Temperatura média do solo a 5 cm

Pode parecer algo sem muita importância, mas é apenas isso, aparência! ;)


Realmente, o Instituto de Meteorologia tem feito um trabalho louvável e de inegável avanço! :thumbsup:
Isto agora é novidades e inovações a cada semana que passa! :w00t:
Os meus mais sinceros parabéns perante o trabalho inegável de tantas pessoas lá dentro, em prol de todos nós! :palmas:

Não sei o que mudou lá dentro, talvez estejam a aproveitar que agora os políticos andam mais apagados e por esse motivo interferem menos com a suas ideias retrogradas! :D
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
re: Novidades no site do IPMA

Alguns "problemas" com os extremos de H.R.

Vermelho - Valores negativos
Verde - Valores muito baixos

unledwv.png
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
re: Novidades no site do IPMA

E alguns valores de vento continuam a não ser filtrados. Por vezes mostram valores díspares de 40 m/s (que é em km/h mas não filtrados)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Pessoal, alguém sabe o que se passa com o radar do IM? Desde o fim da manha que não reporta dados.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
re: Novidades no site do IPMA

Estive a consultar os gráficos de observação do IM e apareceram algumas estações novas, mas sem dados claro.
As estações são as seguintes:

Dunas de Mira
Mora
Nelas
Pegões
Penafiel
Régua
Sacavém (INT)
Sines/Cabo
S.Gens/Porto
Tapada da Ajuda/Lisboa


Gostaria de saber se estas estações vou um dia aparecer no mapa de observações.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
re: Novidades no site do IPMA

Como são (aspecto fisico;)) dessas estações?
Serão umas com direcional e anemometro em preto e pluviometro separado noutro mastro igual a esta
P7010123x.jpg

Avistei mais uma igual a essa da foto este fim de semana, e aquilo está muito mal colocada:huh: