IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
re: Novidades no site do IPMA

Estive a consultar os gráficos de observação do IM e apareceram algumas estações novas, mas sem dados claro.
As estações são as seguintes:

Dunas de Mira
Mora
Nelas
Pegões
Penafiel
Régua
Sacavém (INT)
Sines/Cabo
S.Gens/Porto
Tapada da Ajuda/Lisboa


Gostaria de saber se estas estações vou um dia aparecer no mapa de observações.

Já aparecem há bastante tempo.
 


DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
re: Novidades no site do IPMA

É impressão minha ou a estação do Sabugal (Colónia Agrícola de Martim Rei) não está a transmitir desde há vários dias?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
re: Novidades no site do IPMA

Depois do WSI (Weather Stress Index) que já estava disponível, o IM passou a disponibilizar outro índice Biometeorológico, o UTCI (Universal Thermal Climate Index):

Índices Biometeorológicos

Os estudos desenvolvidos no âmbito da Biometeorologia e da Bioclimatologia Humana mostram alguns dos efeitos que o estado do tempo e o clima podem provocar nos seres humanos. Recorrendo à utilização destes índices, é possível identificar alguns efeitos combinados que os diferentes elementos climáticos podem causar.

A aplicação de índices biometeorológicos permite quantificar o conforto humano utilizando modelos teóricos.

Existem vários índices usados em diversos centros meteorológicos mundiais (WMO, 1972; Steadman, 1984; Steadman, 1979; Kalkstein et al., 1996).

Atualmente, o Instituto de Meteorologia I.P. monitoriza dois índices biometeorológicos:
Weather Stress Índex (WSI)
Universal Thermal Climate Índex (UTCI)


Índice UTCI

As recomendações provenientes da Ação COST 730 (2009), que resultaram num novo Índice Térmico Universal, incentivaram o Instituto de Meteorologia I.P., a caracterizar de uma forma racional a variabilidade do UTCI no território continental, através do desenvolvimento e implementação operacional de uma nova aplicação, para permitir a divulgação dos respetivos resultados.

O novo índice UTCI é aplicável a todos os climas e a qualquer escala espacial, tem em consideração as trocas de fluxos de calor e a termo-regulação do indivíduo, refletindo uma maior preocupação na modelação do balanço energético e considera os efeitos térmicos locais em todo o corpo, sendo independente das características pessoais do indivíduo (considera-se como referencia a atividade de uma pessoa com uma velocidade de 4 Km/h).

Na figura 1, está representado o esquema de desenvolvimento do UTCI, tendo por base, as variáveis meteorológicas, o modelo de termo-regulação Fiala (Fiala e tal., 1999, 2001, 2003), bem como o modelo de roupa adaptativo desenvolvido por Richards & Havenith, 2007.

utci1.png


Figura 1– Acesso climático do UTCI, calculado a partir de um modelo termo fisiológico e de um manequim térmico (Ação COST 730).

As condições de referência para o cálculo do UTCI, são:

Velocidade do vento (v) de 0,5 m/s a 10 metros de altura (aproximadamente 0,3 m/s a 1,1 metros);
Temperatura média radiante (TMR) igual à temperatura do ar;
Representa a atividade (M) de uma pessoa em movimento com uma velocidade de 4 km/h. Isso equivale a uma taxa de metabolismo de 135 W m-2;

O UTCI é calculado em função de uma regressão polinomial até à sexta ordem em T, v10m, e TMR.

A temperatura do UTCI para uma dada combinação de vento, radiação, humidade e temperatura do ar é definida como a temperatura do ar na condição de referência desses mesmos elementos meteorológicos, para o qual o índice é calculado. De acordo com a Acção COST 730, o UTCI foi classificado com a seguinte escala (Tabela 1)

utci2.png


Tabela I - Temperatura equivalente do UTCI classificada em termos de stress térmico.

O UTCI divulgado pelo IM, é calculado com base em 8 observações por dia (00,03,06,09,12,15,18,21 UTC).

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/ambiente_atmosferico/indice_biometeorologicos/utci/index.html



Índice WSI

ÍNDICE WSI (Weather Stress Index)

O WSI tem por base o cálculo do “NET” (Net Effective Temperature) por ser aplicável tanto em condições de calor como de frio. Os parâmetros que entram no cálculo do NET são a temperatura, a humidade e o vento que são diariamente observados na rede de estações meteorológicas do IM .

A “temperatura efetiva”, o predecessor do NET, inicialmente introduzida por Missenard em 1937 (Hentschel, 1987), de forma a incluir os efeitos da humidade relativa, estava limitada a situações de calor. Modificações por Gregorczuk (WMO, 1972; Hentschel, 1987) incluíram o efeito do vento e alargaram a sua utilização a situações de frio. A fórmula resultante é:

wsi.png


Em que “T” é a temperatura do termómetro seco em ºC, “v” é a intensidade do vento em m/s e “RH” é a humidade relativa em %
O NET é consistente com a perceção humana comum::



a) em tempo quente, o NET aumenta com um aumento da temperatura e/ou da humidade e diminui com o aumento da intensidade do vento.

b) em tempo frio, o NET diminui com a diminuição da temperatura e com o aumento da humidade e/ou do vento.



O WSI (“Weather Stress Índex) é um índice (percentil) derivado do NET. Por exemplo, um WSI=99% significa que só 1% de dias de um determinado período em análise é que tiveram um NET superior, enquanto que um WSI=1% significa que só 1% dos dias tiveram um NET inferior. Valores extremos de WSI estão relacionados com valores de muito desconforto fisiológico e portanto o WSI pode ser usado como índice de risco.

O WSI divulgado pelo IM, é calculado com base em duas observações por dia, às 06 e às 13 UTC.

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/ambiente_atmosferico/indice_biometeorologicos/wsi/index.html
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Este problema não é relacionado com o tópico, mas acho que não se justifica abrir um tópico.


Mais alguem tem um consumo abusivo do processador usando o site do IM?

O problema está na animação central do site (em Flash), que chega a consumir mais de 50% do processador e tenho este problema em vários computadores...youtube ou outras páginas feitas em Flash não tenho este problema, só mesmo com o meteo.pt.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Este problema não é relacionado com o tópico, mas acho que não se justifica abrir um tópico.


Mais alguem tem um consumo abusivo do processador usando o site do IM?

O problema está na animação central do site (em Flash), que chega a consumir mais de 50% do processador e tenho este problema em vários computadores...youtube ou outras páginas feitas em Flash não tenho este problema, só mesmo com o meteo.pt.

Bem visto. Na página inicial das condições actuais e previsão o consumo de CPU é brutal.

O IM a contribuir para o "Global Warming" :p
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Bem visto. Na página inicial das condições actuais e previsão o consumo de CPU é brutal.

O IM a contribuir para o "Global Warming" :p

Ainda bem que não sou o único com este problema, se for um problema geral talvez resolvam o problema com mais rapidez (espero eu :lol:)

Talvez não se note em pcs com processadores mais recentes, mas num desktop que tenho (P4 3.0Ghz) o consumo do flash é de 60% na página inicial, na página da actividade sísmica é à volta de 30%..isto usando o firefox, acho que o Chrome/Explorer deve ter o mesmo problema..
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Isso muitas vezes nem é culpa dos sites nem dos browsers, o Firefox por exemplo tem sido ultimamente muito criticado por quase congelar em certas circunstâncias e cheguei à conclusão que a culpa é do flash e não do browser. Flash é coisa a banir rapidamente da web, ontem já era tarde, no caso do IM o que fazem com ele nem é nada assim graficamente tão complexo que não se possa fazer a mesma coisa sem recurso a isso.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Eu uso o Chrome e acontece mais ou menos a mesma coisa, o uso de processador pelo separador do IM no gestor de tarefas usa mais tempo de processador do que outro qualquer. Sites à portuguesa... O IM bem podia recorrer ao HTML5 mas ainda são muitas as pessoas com IE 6, 7 e 8...
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Com o meu Core 2 Quad Q9300 a 3Ghz também noto um acréscimo de 10% no uso do CPU no site do IM, sempre senti lentidão em computadores mais fracos, principalmente no "Tempo no Mundo", onde o "lag" num computador com um Pentium Dual Core E2140 e uma 8500GT era mais que muito..

Simplesmente o IM quis algo bonito, mas usou mal os recursos.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

De facto entrar na página do IM é muitas vezes atroz.
E mais ainda se estivermos no computador de uma empresa, com os seus servidores internos e múltiplos computadores com acesso em rede.

Não são só vocês a queixar-se - é geral!
Quantas pessoas tem vindo ter comigo (sabem que sou "maluco" por meteororologia:D) a dizer-me que não conseguem lá entrar...

Quanto ao uso do processador...não tinha reparado nesse pormenor. Mas já em relação ao uso da aplicação "flash" tenho reparado em muitas falhas nos PC`s, principalmente naqueles com 1 Giga de memória e processadores medianos; ao abrir páginas recheadas de "flash" começam a lentificar, lentificar e alguns reiniciam espontaneamente.
Podem ser vários os factores mas já notei problemas sérios após algumas actualizações da aplicação "Flash".

Podem faltar os meios financeiros no IM; se assim é, nada como adaptarem a imagem do sítio web de acordo com a capacidade que tem e pelo menos proporcionarem a todos a visualização daquilo que é mais importante.;)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

E cá esta mais uma vez... O radar bloqueou as 23.10....

E com células a caminho....
Bahhh
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

E cá esta mais uma vez... O radar bloqueou as 23.10....

E com células a caminho....
Bahhh

Novamente em funcionamento
 

jppm

Cirrus
Registo
2 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Algueirão-Mem Martins
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

Ainda bem que não sou o único com este problema, se for um problema geral talvez resolvam o problema com mais rapidez (espero eu :lol:)

Talvez não se note em pcs com processadores mais recentes, mas num desktop que tenho (P4 3.0Ghz) o consumo do flash é de 60% na página inicial, na página da actividade sísmica é à volta de 30%..isto usando o firefox, acho que o Chrome/Explorer deve ter o mesmo problema..

Esperemos que actualizem o site. Realmente, hoje em dia, já não se fazem sites com animações em flash. Primeiro porque já está fora de moda, segundo, porque ficam extremamente lentos e pesados em computadores mais antigos, dispositivos moveis, etc.