IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
re: Site do IPMA inacessível quando mais é necessário

o Instituto de Meteorologia já não tem estação na Amareleja?
Estive a ver e já não aparece no mapa, das outras vezes mesmo sem dados aparece:huh:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
re: Novidades no site do IPMA

O IM disponibiliza informação sobre extremos climatológicos de temperatura nas Capitais de Distrito

2012-02-03
(IM)

A variabilidade e as alterações climáticas, induzidas por causas naturais e/ou antropogénicas, determinam o atingimento de valores nos diversos parâmetros climatológicos que se constituem em máximos absolutos nas estações e regiões onde é possível registá-los instrumentalmente.

Com uma rede de observação instalada desde 1931, dispondo de cobertura territorial no Continente suficientemente representativa, o Instituto de Meteorologia detém nos seus registos (digitalizados após 1941) os extremos climáticos obtidos nas estações localizadas nas capitais dos distritos do Continente e das Regiões Autónomas.

Porque em diversas ocasiões se procuram estabelecer comparações entre as situações meteorológicas extremas que episodicamente ocorrem em Portugal, com o passado climatológico, o Instituto de Meteorologia entende por oportuno condensar a informação oficial de registos históricos de extremos climáticos e disponibilizá-la aos utilizadores regulares dos seus serviços.

Neste sentido, opta-se por publicitar agora os extremos climatológicos de temperatura registados nas estações-capitais de distrito para a Temperatura Mínima e Máxima, bem como o número médio de dias (1971-2000) em que ocorreram situações de temperatura negativa (abaixo de 0º) e superiores a 30º C, valores estes de referência que se consideram ajustados à climatologia do País.

A informação agora disponibilizada será posteriormente complementada com novos dados referentes a outros parâmetros meteorológicos.

Entretanto, para um melhor conhecimento climatológico de Portugal sugere-se como complemento de informação a navegação neste Portal na área referida ao Clima.

-> Extremos Climatológicos - Capitais Distrito
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Novidades no site do IPMA

Previsão do IM até um mês, baseada no ECMWF e a ser produzida todas as 6ªfs em formato boletim.
Muito bom :thumbsup:

Previsão de longo prazo - Introdução

O Instituto de Meteorologia, I.P. elabora previsões do estado do tempo a diferentes escalas temporais e espaciais e a sua frequência depende do período mais ou menos longo que é alcançado pelas previsões.

A previsão até 10 dias, elaborada diariamente pelo IM, que engloba previsões a curto, médio e longo prazo, é uma previsão determinista, ou seja, conhecendo o estado inicial da atmosfera, e as condições nas suas fronteiras, é possível prever qual vai ser o estado da atmosfera num instante futuro. A previsão determinista inclui características do estado do tempo, como a nebulosidade, vento, temperatura ou precipitação, havendo uma diminuição do grau de confiança ao longo do tempo e são baseadas em modelos numéricos de previsão globais e de área limitada. No IM é efetuada uma análise multi-modelo, embora as previsões de curto e médio-prazo sejam baseadas fundamentalmente no modelo global do ECMWF (“European Centre for Medium-Range Weather Forecasts”) e nos modelos de área limitada: ALADIN e AROME.imagem boletim mensal

A previsão para o período de um mês é uma previsão probabilística, ou seja, corresponde a um cenário futuro mais provável perante determinadas condições iniciais. A previsão mensal separa-se em períodos de 1 semana (2 feira a domingo) e é apresentada de forma estatística, em comparação com a climatologia. Inclui informação de anomalias de temperatura relativamente a valores médios semanais e de anomalias de precipitação em relação a valores semanais acumulados.

A previsão mensal elaborada pelo IM, uma vez por semana, é baseada no modelo global do ECMWF (“European Centre for Medium-Range Weather Forecasts”) que vem revelando uma melhor perfomance nos resultados para o território do Continente. A previsão mensal, disseminada todas as 6as feiras, corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta cenários em termos probabilísticos. A sua utilização deve, por isso, ser feita com reservas, visto que a partir de metade da 2 semana não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média climatológica.

Por se tratar de um produto ainda em fase de desenvolvimento do conhecimento científico e por representar uma leitura probabilística das condições do estado do tempo num prazo alargado, o IM declina quaisquer responsabilidades na utilização das previsões mensais que são disponibilizadas no Portal, particularmente no que se refere a eventuais danos ou prejuízos que advenham para os utilizadores.

Para utilizadores específicos poderão os serviços técnicos do IM prestar apoio de consultadoria que permita uma mais detalhada interpretação sobre os resultados extraídos.

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsao.longo.prazo/index.jsp



Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 23 fev. a 25 mar. 2012

Precipitação com valores abaixo do normais

Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal para todo o território, nas semanas de 27/02 a 04/03, de 12/03 a 18/03 e de 19/03 a 25/03. Na semana de 05/03 a 11/03 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para a faixa interior das regiões norte e centro, nas semanas de 27/02 a 04/03 e de 05/03 a 11/03, para todo o território, na semana de 12/03 a 18/03, e apenas para a região a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, na semana de 19/03 a 25/03.

http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/tecnicos/bpm_2302.2503_2012.pdf
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
re: Novidades no site do IPMA

Excelentes noticas realmente .... assim já não precisamos de andar aqui todos os dias a ver quando é que o tempo muda ....

Como era de esperar a previsão é de tempo seco e solarengo com preponderância de sol, vento de leste .... com grande insolação !!

Bom para a praia portanto aqui pelo menos no sul !!

Eu diria que esta semana que vem estamos conversados, mas parecem existir então sinais de alguma alteração na 2ª semana ainda que ténue !!!

Infelizmente condições ideais para aumento forte da seca, mas por vezes a radiação solar estraga os planos dos modelos e por isso vamos ver !!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
re: Novidades no site do IPMA

Parece que o inquérito que o IM faz, serve para alguma coisa. Eu fui um que pediu a previsão sazonal do ECMWF, neste momento, temos a previsão mensal já não é mau. Parabéns IM cada dia que passa estás a ficar cada vez melhor. :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
re: Novidades no site do IPMA

Parece que o inquérito que o IM faz, serve para alguma coisa. Eu fui um que pediu a previsão sazonal do ECMWF, neste momento, temos a previsão mensal já não é mau. Parabéns IM cada dia que passa estás a ficar cada vez melhor. :thumbsup:

Eu também pedi isso nos inquéritos, mas estes relatórios estão maravilhosos. Espectacular. Estou muito surpreendido pela positiva, pois não se limitaram a espatifar as previsões de qualquer maneira, têm mapas bastante bons, e uma descrição bastante interessante e o suficientemente detalhada.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
re: Novidades no site do IPMA

Muito bom este disponibilizar público da previsão a longo prazo :thumbsup:

Parabéns IM :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
re: Novidades no site do IPMA

Não sei se já repararam que o IM se apresta para nos dar outra prenda. Na mesma página das previsões mensais está lá um separador para previsões sazonais. Disponível brevemente.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
re: Novidades no site do IPMA

A estação de Mora já estava nos mapas há algum tempo, e antes disso nos gráficos durante uns bons meses, mas sem dados.

Nos gráficos há mais algumas que não constam do mapa de observações à superficie. Nomeadamente Pegões e Régua.
Depois existem aquelas que estão off há uma série de tempo, como Rio Maior e Amareleja.

Entretanto reparei que no Porto há mais uma EMA em funcionamento: Porto S.Gens.

Às 17h as temperaturas nas estações do Porto eram:
16,8ºC - P.Rubras
20,0ºC - S.Gens
20,8ºC - S.Pilar
22,1ºC - Massarelos (RUEMA)