IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
re: Novidades no site do IPMA

Gostava de ver uma estação nas Desertas, e outra nas Selvagens :D

Além de essas duas, acho que deveria haver mais algumas pela ilha da Madeira.

Eu por exemplo no meu caso nao me importava nada de partilhar os dados da minha estação com o IM :lmao::D
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
re: Novidades no site do IPMA

O IM está de parabéns sim senhor ... estão em grande este ano !

- Previsão a 13 dias;
- Previsão sazonal;
- Actualização das normais climatológicas;
- Previsão mensal;

Muito bom sim senhor ....:thumbsup::thumbsup:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
re: Novidades no site do IPMA

Não sei se isto de o IM apresentar as previsões até 13 dias foi mesmo "feito de prepósito" ou se foi um "bug", porque hoje já só apresentaram a 12 dias... Veremos.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
re: Novidades no site do IPMA

Além de essas duas, acho que deveria haver mais algumas pela ilha da Madeira.

Resposta do IM sobre uma estação nas Selvagens:

"No seguimento do email enviado por V. Exa., informamos que atualmente o IM não tem planos para instalar uma estação meteorológica nas Selvagens, embora se possa reconhecer o interesse de tal ação."
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
re: Novidades no site do IPMA

Clima dos Açores e Madeira (exluindo Desertas e Selvagens)

climaf.png
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
re: Novidades no site do IPMA

Normalmente essas classificações, baseiam-se em dados de estações meteorológicas e poderão não representar, como neste caso, a globalidade dos climas existentes ( segundo Koppen-Geiger) nas Ilhas dos Açores e da Madeira.
No entanto, são muito interessantes esses resultados e já representam uma melhoria em relação ao passado. :)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
re: Novidades no site do IPMA

Como diz o Spider, talvez tenha sido um teste, ou talvez até mesmo um bug, porque hoje apresentam a 10 dias de novo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
re: Novidades no site do IPMA

No site do IM também têm as cartas dos modelos ECMWF e ALADIN da saída das 12z.
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp

Sei que em tempos tinha lá a opção mas não mostrava nada, apenas das 00z estava disponível, e confesso que no marasmo meteorológico dos últimos meses nunca mais olhei para isso.

Mas hoje reparei que estão lá, não sei se de agora ou de algum tempo atrás, seja como for, obrigado e parabéns pela disponibilização desses dados (embora mais parâmetros do ALADIN fossem muito bem vindos, do AROME esses ainda não me atrevo a pedir hehehe)
Isto embora devagarinho, tem vindo sempre a melhorar nos últimos 2 ou 3 anos :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
re: Novidades no site do IPMA

Não é um dado atual, mas a única estação meteorológica representativa de meio milhão de pessoas do distrito do Porto desapareceu do mapa do IM...:(

A estação de Luzim-Penafiel, a única que representava mais fielmente o interior do Douro Litoral, já não está disponível.

Como é sabido, este interior, com as sub-regiões do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, tem condições meteorológicas bem diversificadas e diferentes do litoral. Desta forma as únicas estações disponíveis neste momento são as do aeroporto Sá Carneiro e do interior da Cidade do Porto, a pouquíssimos km do mar.

Seria interessante a reactivação da estação de Luzim ou a criação de uma nova estação neste "interior esquecido" - relembro que é o distrito com pior representatividade ao nível da disponibilização de estações meteorológicas do país, ainda mais atendendo a que aqui residem cerca de 500.000 pessoas.:confused: