IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Instituto da meteorologia vai fornecer previsões hora a hora

No entender da ministra, os novos sistemas permitem trabalhar mais na previsão e na forma como a informação de prevenção chega aos utilizadores.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai oferecer aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora, graças a novos equipamentos que a ministra da Agricultura considerou hoje colocarem o instituto “na linha da frente”.

O instituto (IPMA) apresentou hoje o novo sistema de videowall, um equipamento que permite a visualização de dados de satélite, radar e descargas elétricas atmosféricas, e o Supercomputador P7, que será usado para modelação numérica atmosférica e marinha, além de uma nova aplicação para ‘smartphones’ e ‘tablets’, que oferece aos cidadãos previsões meteorológicas hora a hora.

Equipamento que a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, enalteceu, considerando que vão permitir uma melhor recolha, investigação e tratamento dos dados meteorológicos.

“O IPMA está na linha da frente do trabalho meteorológico das previsões e tem procurado fazer uma atualização sistemática”, disse Assunção Cristas em declarações aos jornalistas no final da apresentação, salientando que os novos sistemas apresentados hoje vão ser importantes para cidadãos e para áreas específicas como a economia e a agricultura.

No entender da ministra, os novos sistemas permitem trabalhar mais na previsão e na forma como a informação de prevenção chega aos utilizadores.

“Assim, estaremos mais preparados para dar resposta a fenómenos delicados extremos. Estamos a falar das questões do litoral, do mar, das questões dos fogos florestais e rurais e como se pode antecipar alguma coisa por exemplo em matéria de vento”, disse.

Assunção Cristas disse ainda que o objetivo dos sistemas é dar informações atualizadas todos os dias.

“É um investimento essencial não só ponto de vista da investigação, mas também da prestação de serviços e o IPMA é um prestador de serviços”, salientou.

Também o presidente do IPMA, Miguel Miranda, destacou à agência Lusa a importância dos sistemas apresentados.

“O supercomputador, que vai estar em funcionamento dentro de um mês, vai permitir triplicar no mínimo a nossa capacidade de modulação numérica atmosférica e marinha”, disse, adiantando que ser essencial nas áreas da vigilância aeronáutica sob responsabilidade nacional (Península Ibérica e boa parte do oceano Atlântico) bem como na área correspondente à Plataforma continental.

Miguel Miranda destacou também o novo sistema de videowall que vai apoiar as equipas de vigilância aeronáutica e fazer previsões diárias e a nova aplicação (App IPMA) que vai oferecer aos cidadãos de forma gratuita informação meteorológica de hora a hora.

O presidente do IPMA disse que o investimento não foi muito grande e o retorno vai ser rápido.

“Não estamos a falar de investimentos muito grandes como os radares ou balões. O supercomputador teve um custo de cerca de 800 mil euros e o videowall umas dezenas de milhares de euros”, disse.

O responsável lembrou que esta apresentação está inserida nas comemorações do Dia da Meteorologia (23 de março) e dos 160 anos da meteorologia em Portugal.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

http://www.ionline.pt/artigos/portu...logia-vai-fornecer-previsoes-hora-hora/pag/-1

Boas notícias! Vamos ver é quando é que disponibilizam todo este novo material ao público.
 

mr_miglas

Cirrus
Registo
29 Jan 2014
Mensagens
50
Local
Aveiro / Porto
Boa notícia ! :)

O problema é que aquilo que podia ser uma notícia mais detalhada sobre o novo sistema, com destaque para as suas características e novas capacidades, e ainda as mais valias (reais) que justificaram a sua aquisição, acaba por ficar na sombra de uma mensagem política e retórica sobre generalidades..

Aguardemos então pelos benefícios desta aquisição, sobretudo ao nível da previsão meteorológica !
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96 e CptRena

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noticias,mais umas quantas estações a surgirem das cinzas.
A rede do IPMA vai voltando lentamente à normalidade.

258b0p1.jpg
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e CptRena

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esperemos que a de Faro começe a debitar dados de precipitação rapidamente porque continua Off, assim como Sagres e Aljezur.
As outras estações Off em termos de precipitação são Fundão, Vila Nova de Cerveria (no Minho) e Viana do Castelo (Chalé).
Portanto aparentemente cerca de 90% das estações parecem estar ON !

Parabens ao IPMA !
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais 5 estações on

Cabo Raso
Cabril
Lamas de Mouro
Montalegre
Cabeceiras de Basto

Tenho pena que só agora é que as últimas 4 estações tenham voltado a ficar on.

Os boletins de inverno teriam sido bem diferentes.
Os acumulados de precipitação em Lamas de Mouro, Cabril e Cabeceiras de Basto, este inverno, devem ter sido brutais.
Enfim, mas mais vale tarde do que nunca.

Nota para Lamas de Mouro que segue com 48mm nas últimas 24h. E continua a somar. Ainda não parou de somar precipitação desde que ficou activa.
Cabril com 33,7mm desde ontem à noite - quando ficou on.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87