IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,258
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Imagem1.png


muito bom!
imagens de radar em raster sobrepostas num mapa com vários layers.
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Mais um reparo nas imagens de radar é que secalhar o redimensionamento da imagem em zoom podia ser feito de forma a que tivesse um pouco mais definição. Por exemplo no Photoshop há a opção de redimensionar ao "vizinho mais próximo" (nearest neighbor) que mantém os pixéis intactos em vez de os suavizar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.remote/index.jsp Overlay do radar num mapa dinâmico, como esperado há muito, MUITO tempo! As imagens são de 5 em 5 minutos. :surprise: :surprise: :surprise: :surprise:

Grandes notícias. Mapa dinâmico, actualizações mais rápidas (nem sabia que cá havia a possibilidade de 5 minutos) e saídas com um atraso que me parece menor, quase tempo real.
Para mim das melhoras melhorias do IPMA nos últimos anos :palmas:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Volto a perguntar se este sistema é para substituir a imagem de radar? Ou é só um complemento mais pormenorizado? É preferivel adoptarmos este sistema em detrimento da imagem do radar né?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Grandes notícias. Mapa dinâmico, actualizações mais rápidas (nem sabia que cá havia a possibilidade de 5 minutos) e saídas com um atraso que me parece menor, quase tempo real.
Para mim das melhoras melhorias do IPMA nos últimos anos :palmas:
Baseado nalgumas das reportagens que vi sobre o radar de Arouca e outras que tenham mostrado a nova "video wall", penso que eles têm acesso remoto a cada um dos radares, o que lhes permite ver as imagens em tempo real basicamente, como seria de esperar, penso eu. Na reportagem do de Arouca viam-se as imagens a ser geradas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Volto a perguntar se este sistema é para substituir a imagem de radar? Ou é só um complemento mais pormenorizado? É preferivel adoptarmos este sistema em detrimento da imagem do radar né?

É outra forma de visualizar o radar, em vez de ter uma imagem estática tem um mapa dinâmico em que podes fazer zoom e com actualizações mais rápidas do que até aqui, 5 minutos em vez de 10.

Repara no que se tem passado nas últimas horas no Algarve, onde deu para acompanhar com grande pormenor aonde passava uma célula mais severa:

EvYEqEa.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena e Zapiao