IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Está muito estranho o radar de Arouca no que toca à reflectividade, pelas cores tão fortes parece que existem sempre grandes células sobre Portugal.Eu percebo que por vezes as cores sobre o fundo verde do mapa pouco se destacam, mas assim também induzem em erro.

No mapa acima que o SpiderVV colocou até temos cores no roxo, portanto grandes e potentes células, quando isso não está nem perto da realidade, basta olhar ao mapa dinâmico..:unsure:

Mais útil seria colocarem o mapa dinâmico também com a reflectividade disponível ..:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Está muito estranho o radar de Arouca no que toca à reflectividade, pelas cores tão fortes parece que existem sempre grandes células sobre Portugal.Eu percebo que por vezes as cores sobre o fundo verde do mapa pouco se destacam, mas assim também induzem em erro.

No mapa acima que o SpiderVV colocou até temos cores no roxo, portanto grandes e potentes células, quando isso não está nem perto da realidade, basta olhar ao mapa dinâmico..:unsure:

Mais útil seria colocarem o mapa dinâmico também com a reflectividade disponível ..:thumbsup:

Não são só as imagens do radar de Arouca, são também as do de Coruche e de Loulé.

Se repararem, a escala está diferente: antes ia de 0 a 65 (?) e agora vai de -30 a >34.

--

Aproveito também para deixar duas críticas...

Primeira
Na passada segunda-feira, dia em que ocorreu uma bela tempestade sobre a região de Lisboa e arredores, foi possível ver, sem exagero, umas 10 descargas por minuto. E este evento só veio reforçar a minha ideia de que os detectores de descargas eléctricas atmosféricas do IPMA estão cada vez piores. Este foi o (ridículo) resultado de todo o evento:

ydsIBvm.png


Acredito que não seja fácil resolver problemas destes, mas este problema não é de agora, há imenso tempo que tenho notado que este sistema anda com muitas lacunas, e acho que já tiveram tempo mais que suficiente para o solucionar.


Segunda
Também sobre o evento da passa segunda-feira. Acho incrível como não foi lançado um único aviso em Portugal Continental inteiro... A meu ver, um aviso amarelo de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada era perfeitamente aceitável para a situação que estava prevista e que acabou por se verificar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se repararem, a escala está diferente: antes ia de 0 a 65 (?) e agora vai de -30 a >34.

Qual a utilidade de mostrar uma reflectividade negativa? Se é abaixo de 0 não entendo qual a função :unsure:
Antes de 0 a 65 estaria mais correcto, reflectividade 0 é 0, ou seja não existe ...agora negativa é incompreensível, pelo menos para mim:unsure:

Será que querem colocar a reflectividade como neste mapa que também mostra valores negativos de dBZ ? :unsure:

Se abaixo de 0 dBZ não se traduz em nada em termos de precipitação, porquê incluir estes valores?

Screen-shot-2014-08-07-at-10.46.57-PM-e1407477058606.png
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O radar com valores dBZ negativos é o mesmo a operar em Clear Air Mode:

Clear air mode is the normal mode of operation and is used when there is no significant precipitation in the area. In this mode the radar is VERY sensitive and will detect even minute echoes. Clear air mode utilizes VCP31 or VCP32 and takes about 10 minutes to produce an image. Note that in the winter months, some radar sites will go to Clear Air mode even if there is light snow in the area. The added sensitivity of this mode allows the detection of snow showers since snow generally reflects much less energy than other forms of precipitation.

Clear Air Mode Scale:

radar_clearair_scale.gif


Precipitation Mode Scale

radar_precip_scale.gif


http://www.weathertap.com/guides/radar/weather-radar-tutorial.html#ops2a
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
--

Aproveito também para deixar duas críticas...

Primeira
Na passada segunda-feira, dia em que ocorreu uma bela tempestade sobre a região de Lisboa e arredores, foi possível ver, sem exagero, umas 10 descargas por minuto. E este evento só veio reforçar a minha ideia de que os detectores de descargas eléctricas atmosféricas do IPMA estão cada vez piores. Este foi o (ridículo) resultado de todo o evento:

ydsIBvm.png


Acredito que não seja fácil resolver problemas destes, mas este problema não é de agora, há imenso tempo que tenho notado que este sistema anda com muitas lacunas, e acho que já tiveram tempo mais que suficiente para o solucionar.


Segunda
Também sobre o evento da passa segunda-feira. Acho incrível como não foi lançado um único aviso em Portugal Continental inteiro... A meu ver, um aviso amarelo de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada era perfeitamente aceitável para a situação que estava prevista e que acabou por se verificar.

Totalmente de acordo, a propósito da segunda critica, achei estranho ninguém ter falado nessa situação, a falta de aviso, se calhar ainda estamos em delírio com o radar dinâmico e ninguém "bate" no IPMA como antigamente. :lol:
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Totalmente de acordo, a propósito da segunda critica, achei estranho ninguém ter falado nessa situação, a falta de aviso, se calhar ainda estamos em delírio com o radar dinâmico e ninguém "bate" no IPMA como antigamente. :lol:
Ou então já estamos habituados a tais falhas...:hmm:
Também concordo que, no mínimo, o aviso amarelo deveria ter sido estabelecido, pelo menos na região de Lisboa. A quantidade de granizo foi exorbitante! Podiam ter feito um pré-aviso meia hora antes daquelas células intensas chegarem à zona. Pelo radar dinâmico e pelos relatos já se notava que algo mais para o anormal iria acontecer. Fico à espera duma mudança...
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Já todos sabemos qual a relação entre o IPMA e estas situações de cariz convectivo. Quando se trata de precipitação estratiforme proveniente de frentes frias e afins, até nem se porta mal, agora quando vem uma situação que envolve cutt-off's ou outros fluxos que geram convecção, eles têm no geral pouco rigor, chegando a dar a sensação que nem querem saber. Na maioria das vezes só quando começa a acontecer algo é que lançam os avisos, que por vezes são risíveis. Tudo bem que cá em Portugal raramente temos tempo severo com regularidade nos meses quentes, ao contrário do que acontece no NE de Espanha e Europa Central. Devem de estar mais adaptados a estas situações e de facto dão-nos baile neste aspecto. Mas mesmo assim o IPMA devia de ser mais competente nestas situações, que apesar de serem imprevisíveis, facilmente provocam vários estragos. Certamente que não será por falta de recursos, se até chegam a haver previsões neste fórum feita por membros, e até de forma competente.

Quanto ao registo de descargas, infelizmente também tenho reparado ao longo destes anos que está cada vez pior. No passado dia 21 ocorreram cerca de 10 ou mais descargas a norte daqui, não muito longe, e nada registou. Mas isto já nem é de agora. Lembro-me de vários casos destes e alguns já vão há vários anos. Enfim, é o que temos. Ultimamente só consulto o Blitzortung.
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Como eu disse em relação à reflectividade, provavelmente foi algum estudo ou observação que andavam a fazer, e a mudança de escala afectou o produto de radar público. A reflectividade negativa é útil internamente para estudar/identificar frentes de brisa, poeiras, insectos, etc.

Edit: Aliás, parece corresponder mesmo ao Clear Air/Precipitation mode, que já foi falado aqui antes.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Tanto o radar de Arouca, como o de Coruche estão indisponíveis...
O pessoal do norte e centro estão completamente às cegas...
Acontece sempre isso quando são mais necessários... :dry:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e TiagoLC