IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Embora vos possa ter parecido (digo eu) que sou completamente a favor desta nova previsão tenho algumas críticas negativas...

-Ainda que para aqui nunca tivesse tido acesso a dados de probabilidades de precipitação por parte do IPMA, compreendo que para as pessoas que vivem nas capitais de distrito fosse bastante útil esta ferramenta na previsão antiga.

-Depois discordo totalmente que na nova previsão seja apresentado um único símbolo significativo para todo o dia, muito embora se possa ter acesso à previsão de hora hora do estado do tempo, clicando no mesmo dia...

-Mais grave é o símbolo significativo do dia constituir um estado do tempo, que ao analisar a previsão horária nem sequer aparece, esta situação tem sido já algo recorrente em várias localidades... Deixo o exemplo da previsão para Tondela nesta quarta-feira (como podem ver aparecem aguaceiros/precipitação moderada no simbolo significativo para o dia, todavia analisando a horária nem uma gota de água é prevista:lmao::
LTNIEXK.png


-Entretanto algo que poderá eventualmente baralhar as pessoas é o facto da significativa do IPMA(elaborada por meteorologistas), para as capitais de distrito ser discordante da previsão significativa de 10 dias horária (algo que com a previsão de 10 dias antiga não acontecia). Os casos mais flagrantes são nas temperaturas, como exemplo para Braga também na quarta-feira, a máxima prevista pelo IPMA na página principal são 33ºC e na previsão horária são 31ºC

Como resultado, penso que efetivamente para a maioria da população esta previsão se tornou mais complicada e mais subjetiva, provavelmente um dos motivos que levou o IPMA a acabar com previsão de 10 dias antiga, é que até esta própria previsão era discordante em alguns dias da previsão horária.


As únicas vantagens a meu ver são mesmo termos um maior leque de localidades com previsão, e termos um género de uma intrepretação horária significativa do estado do tempo resultante da conjugação de dados do ECMWF, ALADIN e AROME.
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A análise do Mr. Neves coincide em algumas coisas com a minha opinião.

Penso no entanto que este formato está bastante melhor na ótica do utilizador comum. E penso que foi nisto que o IPMA pensou, o cidadão que quer ter uma ideia do estado do tempo por exemplo, na 5ª feira, da parte da tarde porque pode dar um salto à Costa da Caparica entre as 17 e 20h e necessita de ter uma noção da velocidade do vento e do quadrante, a temperatura prevista nesse período específico, etc. Se for uma pessoa mais interessada (e sabemos que o cidadão comum e porque não algumas vezes nós próprios, só procuramos uma informação genérica e rápida), consultará certamente a previsão detalhada, ou dará uma olhada nos diversos modelos de previsão...

É automático? Não tem a mão de um meteorologista? Então que se poderá dizer de app's e sites de âmbito e precisão geográfica no mínimo duvidosos que tantas vezes são falados e também por aqui postados com comentários do tipo "este site é muito bom" e "raramente falha"?
É que comparando, aqui temos um conjunto de "previsões" (sim porque não o deixam de ser) minimamente mais credíveis.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
A análise do Mr. Neves coincide em algumas coisas com a minha opinião.

Penso no entanto que este formato está bastante melhor na ótica do utilizador comum. E penso que foi nisto que o IPMA pensou, o cidadão que quer ter uma ideia do estado do tempo por exemplo, na 5ª feira, da parte da tarde porque pode dar um salto à Costa da Caparica entre as 17 e 20h e necessita de ter uma noção da velocidade do vento e do quadrante, a temperatura prevista nesse período específico, etc. Se for uma pessoa mais interessada (e sabemos que o cidadão comum e porque não algumas vezes nós próprios, só procuramos uma informação genérica e rápida), consultará certamente a previsão detalhada, ou dará uma olhada nos diversos modelos de previsão...

É automático? Não tem a mão de um meteorologista? Então que se poderá dizer de app's e sites de âmbito e precisão geográfica no mínimo duvidosos que tantas vezes são falados e também por aqui postados com comentários do tipo "este site é muito bom" e "raramente falha"?
É que comparando, aqui temos um conjunto de "previsões" (sim porque não o deixam de ser) minimamente mais credíveis.
Podiam fazer um misto, por exemplo no MeteoGalicia têm previsões para a manhã, a tarde e a noite, depois se carregares em "medio prazo" já te aparece as previsões com a probabilidade de precipitação em cada localidade. Eu não sei quanto a vós, mas eu guiava-me muito na probabilidade de precipitação, batia quase sempre certo, acho que vocês poderiam falar com o IPMA para deixar uma área com as probabilidades, não creio que dê muito trabalho :D
 
M

Membro excluído 274

Agora são todas automáticas?
O mapa significativo que deviam alterar e enriquecer está quieto...
Gostaria de ter um mapa significativo (é o que 90% das pessoas vê...) onde se pudesse fazer zoom nas regiões e aparecessem mais localidades e pontos importantes... Cidades como Covilhã, Chaves, Mirandela, Elvas, Portimão, Guimarães... não podem estar fora dos mapas significativos...
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Será que o IPMA para emitir aviso amarelo para o Algarve é necessário meter lá uma cunha. Se a Máxima prevista para Faro hoje é de 34ºC, amanhã 34ºC e Domingo 35ºC está dentro do aviso amarelo, mas o IPMA coloca-o na gaveta deve dar trabalho com o calor que está accionar os respetivos avisos. Todos os anos, é sempre a mesma coisa, não devem ter nenhum algarvio lá a trabalhar senão já tinha alertado para esse erro todos os anos. Beja também está na mesma situação e está verdinho. :disgust:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Grande choque térmico que na quinta-feira vai haver :lol::facepalm:

P6BmbIo.png

Qual o motivo de para as regiões do Norte e parte do Centro não estarem em alerta amarelo por causa do calor?

Critérios de emissão:


Rt227nb.jpg


Portanto, o Porto ( por exemplo) com uma máxima prevista de 34 ºc para sexta-feira ( dia 15 ) , (o que eu duvido sériamente) , deveria estar já em aviso amarelo...os avisos ( lançados hoje ) para outros Distritos vão do dia 13 e já chegam ao dia 15... algo me está a escapar.. :huh:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
M

Membro excluído 274

6ª feira não se aproximem do mar... segundo o site do IPMA a temperatura da água do mar será de -1ºC!
Alguem que faça um print (não consigo no trabalho)...

Falta de profissionalismo e brio no que fazem... numa altura em que devido à falta de informação em outras plataformas toda a gente procura o site para saber a temperatura da agua do mar.

AVISOS IPMA = ZERO :lmao::lmao::lmao:
Não servem para nada, não representam regiões, não representam distritos, não representam nada... apenas uma estação! Valem ZERO!
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000