IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Eu penso que é essa a escala default das versões modernas do Rainbow (software que o IPMA e muitos outros institutos mundiais usam), e sinceramente a mim não me induz em erro, mas realça mais algum do clutter/ruído porque está mais escuro. Esta escala é semelhante à da AEMET.

É mais "chato" o atraso na publicação das imagens, sim. Presumo que tenham algo tipo um cron de 5 em 5 ou de 10 em 10 minutos a verificar a disponibilidade das imagens, mesmo que estas sejam submetidas no servidor muito antes, talvez para evitar situações em que há atraso nesse primeiro processo - mas há outras formas de contornar isso... e ainda assim garantir que as imagens são disponibilizadas assim que aparecem no servidor.
 
Última edição:
É mais "chato" o atraso na publicação das imagens, sim.
É algo que em situações de correntes rápidas ou desenvolvimento de convecção forte torna quase inúteis as imagens com 10 minutos ou mais de atraso.
Este mês foi fértil em situações dessas, a observação à janela foi muito mais eficaz...
 
Pluviómetro da estação de Viseu (Cidade) deve estar com problemas.
Está, de certeza, o gráfico pluviométrico horário não engana, sobretudo quando quase todo o resto do continente tem zero desde as 18h.
Graf.Viseu-cidade_20250420.webp
 
Qual é a diferença normalmente entre Braga/cidade e o aeródromo de Merelim?
Penso que a previsão do IPMA é para a cidade, efeito urbano talvez a ser contabilizado, como acontece em Lisboa.
Talvez se enquadre melhor neste tópico.

Pelo que tenho visto ao longo do tempo, tenho ideia de Merelim ter uma máxima mais alta do que a previsão. Lembro-me de várias vezes ver uma máxima prevista e depois ver qual foi a de Merelim e ter passado a previsão.
Nos dias de céu limpo tenho ideia das mínimas serem mais próximas de Merelim e não da cidade. Quando não há inversão tendem a ser mais semelhantes e por várias vezes já vi Merelim a ter mínimas mais altas, pois a estação da CIM está a uma altitude mais elevada.
Agora no centro, centro da cidade não tenho grande ideia. Algumas estações do wunderground que estão bem no centro parecem ter uma mistura entre as duas. Agora se estão bem instaladas...
No caso de hoje, mínima prevista de 10ºC e as estações por Braga no wunderground e a da CIM a rondar os 12ºC, só Merelim é que deve ter rondado os 10ºC com os 10,8ºC as 7h.

Em baixo o mês de maio até ontem em Merelim e Braga CIM.
Máximas mais altas e mínimas mais baixas em Merelim. Todos os dias no caso das máximas, quase todos os dias no caso das mínimas.

aa.webp


A estação de Merelim está aqui, não no aeródromo que fica em Palmeira:
 
Última edição:
Máximas mais altas e mínimas mais baixas em Merelim. Todos os dias no caso das máximas, quase todos os dias no caso das mínimas.
Merelim com uma maior amplitude térmica diurna. Na cidade o efeito urbano a funcionar como suavizador das mínimas e a moderar as máximas em cerca de 2ºC, e é este último aspecto que me surpreende. Se a previsão IPMA neste momento se refere à cidade, então é preocupante. Seria preciso conhecer a instalação da estação CIM e a qual das localizações diz respeito a previsão 10 dias para tirar dúvidas. Qualquer uma das estações está hoje com interrupções horárias desde as 7h. :dry:
 
4 anos e meio para lançar as normais de 91-20 ao público
Escrevi algures que uma das possíveis causas para tal atraso, a par do reduzido número de profissionais nessa área do IPMA (?), é a avançada idade da rede de estações ou manutenção insuficiente. Havendo muitas falhas das estações, é preciso que os valores em falta sejam modelados e provavelmente essa tarefa ainda não é feita automaticamente, exigindo um trabalho certamente descomunal. Seria interessante saber oficialmente se esta minha opinião amadora terá algum fundamento.
 
Devido ao atual episódio de calor, fui verificar os valores de Beja, e... em maio 2015, a máxima absoluta foram 38,7ºC ou 40ºC? :unsure:

Normal climatológica 1991-2020
aNCwC0p.png


Boletim climatológico maio 2015
aVafkuU.png
Pois, é uma boa questão. Vendo o tópico de Monitorização do Clima de Portugal 2015 aqui do fórum, o IPMA até emitiu um comunicado a oficializar os 40ºC de Beja seguidos dos 39,5ºC da Amareleja.

Elvas tem na ficha 39,4ºC no dia 13 de maio, mas atingiu os 38,3ºC. Supostamente o recorde é de 39,5ºC em 1999.

Veja-se a tabela elaborada na altura:
iTll3K9.jpeg
 
Escrevi algures que uma das possíveis causas para tal atraso, a par do reduzido número de profissionais nessa área do IPMA (?), é a avançada idade da rede de estações ou manutenção insuficiente. Havendo muitas falhas das estações, é preciso que os valores em falta sejam modelados e provavelmente essa tarefa ainda não é feita automaticamente, exigindo um trabalho certamente descomunal. Seria interessante saber oficialmente se esta minha opinião amadora terá algum fundamento.
A estação de Faro teve várias falhas, recordo-me que em Março de 2018, a estação falhou na precipitação e no relatório a precipitação referiu-se à EMA de Olhão.