IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Na terça-feira, a caminho da terrinha (Tábua), aproveitando o fim das scuts, fiz parte do percurso pela A23/A13. Saí para Miranda do Corvo com o objetivo de ir visitar as estações da Lousã (Aeródromo) e Vila Nova de Poiares (CIM).

EMA da Lousã (Aeródromo), conhecida por, às vezes, apresentar valores de temperatura suspeitos. Apesar de na imagem se verem bastantes ervas, no local da estação as ervas não estavam tão altas (quando dei a volta para ir embora, isso foi notório). No entanto, parece verificar-se igual à estação de Alvega que já foi falado aqui no fórum, a presença de um painel solar junto do sensor de temperatura.

yMGGvWm.jpeg

1Q3Opwc.jpeg

Já a estação de Vila Nova de Poiares (CIM) parece ter uma instalação imaculada, sem ervas e sem painel solar junto ao sensor de temperatura (embora esteja próximo àquele poste metálico, não sei se terá alguma influência).

RSzZUfj.jpeg

Arruda dos Vinhos, Sintra (Tapada do Mouco) e Coimbra (Santa Clara e Dias da Silva).
Arruda dos Vinhos tem funcionado bem, desde longa data, já podia a meu ver integrar o mapa.
As estações de Coimbra têm funcionamento irregular e normalmente atrasado relativamente à maioria das estações na lista das EMA. Falta alguma coisa na comunicação atempada. No entanto há estações CIM no mapa com muito mais falhas e atrasos, estas de Coimbra não iriam destoar e a capital de distrito devia ter mais representatividade, não apenas da de Bencanta ou do remoto aeródromo.

De à uns dias para cá, do nada quase metade das estações do IPMA deixam de reportar, hoje voltou a acontecer :(.
Exemplo de ontem (consulta feita hoje depois das 17h) que mostra que não se trata de atrasos pois os valores em falta em certa hora não são mais repostos no mapa respectivo.
Temp_20250721_15.webp

E de hoje, consulta depois das 20h:
Temp_20250722_13.webp
Temp_20250722_14.webp

No entanto não há perda da série do dia para o resumo diário.
Exemplo de ontem:
TMáx_20250721.webp

Última edição:
Na segunda-feira passada, mais uma visita a uma estação -> Oliveira do Hospital (CIM).

Esta estação situa-se perto de um local onde já tinha passado por diversas vezes nos últimos 2 anos, e onde tenho uma geocache escondida (Açude da Ribeira). Mal fazia eu ideia de que a estação era logo ali, até ir verificar as suas coordenadas.

Esta EMA sofre do mesmo "mal" que muitas outras, apenas tem o nome do concelho onde está instalada, mas está bem longe da sede do concelho (neste caso situa-se 6km a norte de Oliveira do Hospital, na freguesia de Lagares da Beira).

A estação parece-me bem cuidada, com ervas rasteiras e sem painel solar perto do RS. Mas, ou é dos meus olhos, ou o mastro parece-me ligeiramente inclinado :hehe:

PXL_20250721_172940475 by Duarte Sousa, no Flickr

PXL_20250721_173127393 by Duarte Sousa, no Flickr

PXL_20250721_173318425 by Duarte Sousa, no Flickr

No Porto já tens 4 :D

Poucas. O distrito está com muitas lacunas. O teu distrito de Viana tem 10.
Mesmo as estações da AMP são poucas, já deveria haver uma em Gondomar e Valongo, outra no Sul de Gaia. E claro, umas 2 pelo menos no interior, na zona de Baião, Amarante, Felgueiras. Idealmente.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e Cadito
Poucas. O distrito está com muitas lacunas. O teu distrito de Viana tem 10.
Mesmo as estações da AMP são poucas, já deveria haver uma em Gondomar e Valongo, outra no Sul de Gaia. E claro, umas 2 pelo menos no interior, na zona de Baião, Amarante, Felgueiras. Idealmente.
Ah, referes-te ao distrito, pensei que falasses da cidade mesmo.