IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Site do ipma em baixo já há umas horitas.
A sério? Eu estou a usar o IPMA neste momento. Das duas, uma: ou há um problema no teu servidor/computador ou alguém do IPMA anda a ler o fórum e arranjou o site no último quarto de hora... :D

Os dados do IPMA apresentam uma intermitência assustadora para uma entidade profissional como seria de esperar.
Várias estações sem dados há várias horas, não acredito em falhas das estações, acredito em "mão humana".
O que poderá levar a isto? Não é certamente o calor...serão dúvidas nos valores apresentados? Tantas estações?

Para quando o IPMA colocar a monitorização diária com as normais de 91-20 e recolocar Lisboa no mapa? :hmm:
Anteriormente qual era a estação usada na monitorização? Se era a Gago Coutinho, a série terminou com a desactivação da estação. Não sei até que ponto as condições, semelhantes ou não, da estação Relógio podem permitir continuar a série. Devem então voltar ao Geofísico, se é que não era essa a usada.

Os dados do IPMA apresentam uma intermitência assustadora para uma entidade profissional como seria de esperar.
Várias estações sem dados há várias horas, não acredito em falhas das estações, acredito em "mão humana".
O que poderá levar a isto? Não é certamente o calor...serão dúvidas nos valores apresentados? Tantas estações?
Tem sido uma interrupção da comunicação e publicação no mapa horário ou simplesmente atrasos, e sobretudo das CIM. Os registos diários têm muito menos interrupções e são na maior parte dos casos atrasos na comunicação, mais tarde aparecem os dados que faltavam.
No entanto, quando se observa os gráficos diários, também há realmente várias interrupções.

Nos últimos 10 dias, as seguintes estações tiveram interrupções com provável perda de dados, pois têm nos seus gráficos pelo menos um dia sem dados:

Cerveira
Monção - Guimil (CIM)
Braga, Merelim
Macedo Cavaleiros, Bagueixe
Moimenta da Beira
Aveiro (Universidade)
Fundão
Avis, Benavila

Anteriormente qual era a estação usada na monitorização? Se era a Gago Coutinho, a série terminou com a desactivação da estação. Não sei até que ponto as condições, semelhantes ou não, da estação Relógio podem permitir continuar a série. Devem então voltar ao Geofísico, se é que não era essa a usada.

Sim, era Gago Coutinho.

Existem normais climatológicas do Geofísico desde a 71-00, portanto é só uma questão de mudar (a não ser que haja mais alguma razão que eu desconheça).