IPMA - Radar na Madeira aprovado

Tópico em 'Media' iniciado por SpiderVV 20 Dez 2013 às 22:00.

1. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Se existisse na altura qual teria sido a relevância do radar aquando do aluvião de 2010?

As minhas recorrentes queixas não se referem aos fenómenos convectivos. O radar está a uns 70 kms da Madeira e a orografia não ultrapassa os 2000 metros. A convecção dificilmente não será captada pelo radar.

Quanto aos eventos estratiformes não sei muito bem que diferença fará os conhecimentos do meteorologista. As principais fontes de informação continuarão a ser os modelos e as observações das estações. A sul das montanhas o radar pode não dar (e em alguns casos não dará) uma perspetiva realista e a norte das montanhas o eco é basicamente irrelevante (no que concerne à Madeira).

O meteorologia de serviço vai acabar por inferir a severidade do evento com base nos ecos a oeste da Madeira (a mais de 100 kms de distância). Será realista? Eu estou em pulgas para ver o radar operacional :D

Se continuamos a discordar, bom, é a vida. Continuo a escrever que a climatologia da Madeira não a torna um local prioritário para a instalação de um radar mas a culpa reside no Governo Regional dos Açores :D

Collapse Signature Expand Signature
    #16 Orion, 12 Jan 2018 às 00:32
    Última edição: 12 Jan 2018 às 00:46
  2. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Lisboa
    Mas à distância que está o radar da ilha da madeira, a sombra, ou cegueira que dizes do radar para sul, é pequena, ocupa poucos graus nos 360 disponíveis, acredita. Ainda há pouco tempo fiz essas contas por alto, ver se encontro o esquema.
    Se estivesse na encosta norte da ilha era enorme a cegueira, obviamente! Assim é bastante pequena, permite ver quase tudo mesmo para sul, a sério, oculta muito menos do que estás a supor.

Relativamente ao resto, como te disse, se houvesse radar testado e calibrado desde há 20 anos não sei se teria feito diferença no dia da catástrofe recente. Talvez tenhas razão e nada mudasse. Isso é precisamente o que disse, que agora será testado e avaliado em termos de mais valia ou não que possa trazer para eventos desse tipo.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

#17 rozzo, 12 Jan 2018 às 01:06
    Última edição: 12 Jan 2018 às 01:35
  3. Knyght

Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Mai 2009
    Local:
    Madeira - Funchal

E a partir de Domingo vamos ter brincadeira...

Collapse Signature Expand Signature
  4. clone

clone
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    4 Jan 2014
    Local:
    Porto
    Não era suposto ficar disponível até fins de março?

Knyght gostou disto.

Partilhar esta Página