Itália 2014/15

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aproveitando as milhas TAP acumuladas, decidi ir passar a semana da passagem de ano a Itália. Como já havia estado nas cidades mais turísticas (Roma, Florença, Siena, Veneza, Verona, Milão) a ideia passava por andar por rotas menos turística, através do bom (e barato) sistema ferroviária de Itália.
Deste modo, viajei para Bolonha, desci pela costa Adriática até Pescara, e atravessei os Apeninos até Roma, passando por Rimini, San Marino, Pescara, Chieti, L’Aquila, Perugia, Assis e acabando na capital.

1 – Bolonha

Viagem desde Lisboa logo de manhã, a bordo do A320 CS-TNJ, e sobrevoando os Alpes e Apeninos como muita neve (um elemento omnipresente durante a primeira metade das férias). Aterragem em Bolonha pouco antes das 13 horas locais.

N1JXZFY.jpg


UxP011o.jpg


X5ORqqI.jpg


Apanhei o autocarro para o centro da cidade (um roubo – 6€ para fazer 10 km) e ainda sobrava a tarde toda para visitar a cidade. O centro histórico de Bolonha é pequeno e todas as atracções encontram-se num raio de 1 km. É uma cidade engraçada, e que se vê razoavelmente bem numa tarde.
O dia estava bastante fresco, os pombos aproveitavam o Sol:

iNkMGBJ.jpg


A rua que liga a estação de CF ao centro histórico é o principal polo comercial da cidade:

BPmCpkV.jpg


XrrxUGL.jpg


A principal atração da cidade são as duas torres (Torri degli Asinelli e Garisenda), construídas na Idade Média, com 97m e 48m de altura. Uma delas é bem inclinada (a torre de Pisa não é a única inclinada na Itália):

2oDo5fP.jpg


caRXZoc.jpg


A base da torre inclinada:

1rGPK5W.jpg


A praça central da cidade:

7e8gjTM.jpg


rm8spuz.jpg


958pfMl.jpg


Outras imagens do centro da cidade:

tNxPEWl.jpg


FQu8eqN.jpg


NgxT1M6.jpg


0jFe9wx.jpg


WpQpQfa.jpg
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
2 – Bolonha – Rimini

No dia seguinte, logo de manhã, partida para Rimini, cerca de uma hora de viagem em comboio regional. O objectivo era visitar San Marino, pois é a partir de Rimini que partem os autocarros até este país. A cidade de Rimini não tem grandes atractivos turísticos, tendo sido bastante afectada durante a II Guerra Mundial:

0qiMUCs.jpg


rxMOkLk.jpg


RmweThM.jpg


A5l4inq.jpg


Por volta da hora de almoço, apanhei o autocarro para San Marino (9€ ida e volta), que estava completamente cheio, sendo que cerca de metade dos ocupantes eram russos (ou algo parecido). A presença de turistas eslavos nesta cidade deve ser comum, uma vez que existem muitas indicações em cirílico.
Na chegada à Sereníssima República de San Marino, muita neve à espera, e -3ºC:

Apvwf1h.jpg


126b38M.jpg


San Marino é uma cidade com características medievais, bem arranjada. Merece bem uma visita. Tal como acontece em Andorra tem várias lojas de artigos mais caros, aproveitando-se de uma fiscalidade mais simpática.

8HyvrOP.jpg


hJkZ08Y.jpg


R4ewJzY.jpg


8UsjuQg.jpg


sDTp3ug.jpg


OVWXY50.jpg


wqyFxfs.jpg


lepqIQU.jpg


fyBeMVt.jpg


izT9Flz.jpg


V1V5hFv.jpg


KctEv4u.jpg


A sede do governo de San Marino, com dois carros oficiais à porta:

buWY3EX.jpg


xVyRFC9.jpg


E algo que eu nunca tinha visto, ouro e prata com fins alimentares:

gMmGdgQ.jpg


De noite, já de volta a Rimini:

DloBR7j.jpg


rHTNE80.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
3 – Rimini – Pescara


O terceiro dia começa com a viagem de Rimini para Pescara (3 horas de InterCity) sempre ao lado de um Adriático bastante agitado:


VbsvvE3.jpg



d5sQOIB.jpg



Cheguei a Pescara debaixo de neve, com temperatura de 1ºC e vento gelado que soprava do lado do mar:


wHtXQHn.jpg



oCbeTXd.jpg



HqdrZ6i.jpg






Estar na praia com neve:


f4aO36y.jpg



BdP6akB.jpg



Depois de almoço, apanhei o comboio para Chieti, a cerca de 10 km de Pescara. O centro histórico de Chieti fica a uma altitude de 300 m, sendo que a estação fica cá em baixo, quase ao nível do mar. Para ir da estação ao centro histórico é necessário apanhar um autocarro.

Quando cheguei à estação o cenário era espectacular, a altura de neve era enorme e o nevão aumentava muito de intensidade.


RKSIAOq.jpg



Mesmo assim arrisquei ir lá acima, mas era impossível estar lá durante muito tempo. Estavam -4ºC e a neve caía intensamente. O pior de tudo é que era impossível andar em segurança, uma vez que havia muitos locais onde a neve caía sobre gelo e o piso estava muito escorregadio. Mesmo assim deu para fazer algumas fotos:


ldlfpI2.jpg



lTy0M9L.jpg



qwfPeCj.jpg



6Ycq2eU.jpg



vtAZ9xh.jpg



Al9QHMV.jpg



5cd7xnR.jpg



Gb1HTzG.jpg



GdJavdj.jpg



CoADjRx.jpg



5G6hEKb.jpg




Quando voltei à estação, por volta das 16h, informaram-me que o comboio para Pescara havia sido suprimido. Só haveria um às 18h, pelo que passei duas horas na zona da estação, sob frio intenso:


mNyDikt.jpg



ZSSVwe7.jpg



pu8KqeY.jpg



NWhricz.jpg



De volta a Pescara, para a passagem de ano. Os italianos têm por hábito rebentar petardos na rua (os do estádio de futebol) pelo que parecia que a cidade estava a ser sujeita a um bombardeamento.


 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
4 – Pescara – L’Aquila


O dia amanheceu soalheiro, e deu para dar uma volta por Pescara, uma cidade organizada, agradável, mas também desinteressante. Também foi vítima da II Guerra Mundial:


XqdRWCj.jpg



XfHhFJr.jpg



1VdEj0d.jpg



yddG7gq.jpg



X6L6T4Y.jpg



Depois de almoço, viagem para L’Aquila (com transbordo em Sulmona, cerca de 3 horas em comboios regionais e uma paisagem montanhosa), no meio de um cenário próprio da Noruega:


rpOdN34.jpg



4poL3Rh.jpg



TBzbSpj.jpg



Xgx4rWf.jpg



GM58fCH.jpg



2soEarQ.jpg



eaUNYUi.jpg



H7VUm3T.jpg



Sb53pd7.jpg



PWQkGYB.jpg



k25Eg0W.jpg



A chegada a L’Aquila ocorreu já em lusco-fusco, e sendo 1 de janeiro (tudo fechado), somado ao frio e ao gelo que dificultava o andar a pé, o melhor foi ir para o hotel e esperar pelo dia seguinte.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
5 – L’Aquila – Perugia


Com -7ºC saí do hotel para visitar o centro de L’Aquila, que sofreu em Abril de 2009 um sismo que vitimou cerca de 300 pessoas e que destruiu a maior parte dos edifícios do centro histórico. Percorrer L’Aquila numa manhã fria foi circular numa cidade fantasma, ninguém nas ruas, só ouvia os meus passos, era de algum modo assustador.

Os trabalhos de reconstrução estão actualmente muito atrasados, como demonstram as fotografias:


7Rzlv2I.jpg



XmUsbJv.jpg



93X4Leu.jpg



5TNzgRe.jpg



IcDCHR8.jpg



VuCRUGC.jpg



gUPipfH.jpg



H4Rrzbb.jpg



ua4ptJo.jpg



qBCCdhX.jpg



0tK1HsW.jpg



pPcbK8I.jpg



5ApXK4B.jpg



C05BFGU.jpg



A maior parte dos edifícios que ruíram eram antigos, mas houve alguns modernos que também colapsaram. Um dos mais emblemáticos foi o albergue dos estudantes, que originou recentemente a condenação judicial dos responsáveis pela sua construção, pois a intensidade do sismo não deveria ter causado o colapso da estrutura. Diz-se em Itália que um sismo desta intensidade no Japão ou nos EUA não teria causado qualquer vítima:


R5ZWZsc.jpg



qq6julr.jpg



wWuPusu.jpg



jFa3s3w.jpg



De volta à estação, para apanhar o comboio para Perugia, passando no caminho pela Fontana dei 99 Canelle:


gPNbWI6.jpg



URznA8O.jpg


i1ramDG.jpg



UprdE60.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A viagem para Perugia demorou cerca de 3 horas e meia com transbordo em Terni. Chegada ainda a tempo de ver o pôr-do-sol e passear pela cidade à noite:


h7eeQCH.jpg



QT2n0AO.jpg



qIqvhgz.jpg



3xgLfdo.jpg



qeKruNs.jpg



kffNxuE.jpg



Upr0Esr.jpg



O interior do Palazzo dei Priori, onde se realizaram alguns conclaves papais:


DKEnvbQ.jpg



Ct6UnCI.jpg



2TmNbdM.jpg



Perugia é considerada a capital do chocolate (sendo o Baci é o mais conhecido, não sei se alguém nota que se chama Baci-Perugina). Há várias lojas na cidade, que vendem bom chocolate, mas bastante caro:


W3HwJp7.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
6 – Perugia – Assis – Perugia

O plano do dia incluía explorar Perugia logo de manhã e visitar Assis posteriormente. Perugia tem um centro histórico bem preservado e situado no topo de uma colina, com vistas excepcionais:

FTHatgR.jpg


Zp4fmPg.jpg


lIY4K8K.jpg


1S4Uddj.jpg


ZpW8qUA.jpg


Existe em Perugia uma cidade subterrânea, construída durante a Idade Média, e que durante a época natalícia é usada como mercado de Natal:

kCzQwXR.jpg


jrsfKN6.jpg


zdqlpAt.jpg


Hora de partir para Assis, localizada a cerca de 20 km de Perugia. Desde o centro histórica desta cidade até à estação de comboio existe uma ligação por mini-metro, constituído por veículos não tripulados onde cabem 8 pessoas sentadas e que passam com uma periodicidade de um por minuto, aproximadamente:

QkaiAuh.jpg


fmwYDL2.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Assis, conhecida por ser berço de São Francisco de Assis, fica situada numa colina. Tem um ambiente agradável, apesar de se encontrar cheia de turistas. Tal como Perugia, é uma cidade arranjada e de traçado medieval:


eLPNRMy.jpg



WpHX8rM.jpg



3hfrKKc.jpg



CmEpEbm.jpg



3vm5Om8.jpg



5yu0btY.jpg


k4ZwbMj.jpg



3Zc0ln3.jpg



ODdCi6y.jpg



J7LQDKp.jpg



mPnzJME.jpg



53gq0tr.jpg



Igreja de Santa Chiara:


nSLubVh.jpg



Basílica e Mosteiro de são Francisco, por dentro é proibido tirar fotografias, mas as duas Basílicas (uma em cima e outra em baixo, dentro do mesmo complexo) são fabulosas, com vários frescos relatando a vida de São Francisco:


GjYp0AN.jpg



3URMevI.jpg



jBi8ty7.jpg



JViOT23.jpg



No alto de Assis existe a Rocca Maggiore, antiga fortaleza da cidade, no topo da colina:


dsCRjqY.jpg



mDGlFcG.jpg



cuE59nF.jpg



E4bFGBJ.jpg



E de volta a Perugia, vista de Assis ao longe:


goyT5fV.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
7, 8 e 9 – Roma

Os últimos dias foram passados em Roma. Como já tinha estado em Roma e já tinha visitado as atracções mais famosas (Coliseu, Forum Romano e Museu do Vaticano) deu para sentir melhor a cidade. Só faltava visitar a Basílica de São Pedro, uma vez que na minha anterior visita a Polícia Moral tinha proibido a minha entrada (estava de calções, o que para um puto de 14 anos era bastante grave).
Após estas duas visitas não tenho qualquer dúvida em afirmar, que quem esteja em Roma por apenas 2 ou 3 dias não deve perder tempo nas enormes filas para entrar no Coliseu, no Forum ou no Museu do Vaticano. A verdadeira essência de Roma sente-se nas praças do seu centro histórico, sente-se perdendo-se nas suas ruas estreitas e no mercado do Campo dei Fiore.
Seguem então as fotos, começando pelo mercado do Campo dei Fiore, o principal mercado de rua da cidade, onde se vendem produtos frescos, típicos (massas, queijos), flores e vestuário, numa explosão de cores e cheiros:

Ye2bf2v.jpg


QdV7LKz.jpg


Uy5V8cQ.jpg


2CTnrmC.jpg


A Piazza Navona, para mim a mais bela de Roma, nesta época natalícia ocupada por várias animações de rua:

N6IpbpQ.jpg


NVvaPzP.jpg


zHNEiwt.jpg


8Gd8ndo.jpg


ir2MIH5.jpg


Da Piazza del Popolo, subindo até à colina de Pincio, passando pela Vila Medici e acabando junto à Igreja Trinitá dei Monti (em obras), no topo da escadaria da Piazza di Spagna:

nYis1lq.jpg


zqKbjE3.jpg


OD4DRcd.jpg


PryOlDH.jpg


Emk2x5s.jpg


15aRrBf.jpg


vXUrbAt.jpg


uz6uqTk.jpg


A Fontana de Trevi, também em obras:

KolNO8A.jpg


A Igreja de San Ignazio de Lozoya:

GeF9ZKc.jpg


7jqd25D.jpg


OfmBaQk.jpg
 
Última edição:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O Panteão:

tjgGZ5q.jpg


D1gxdgb.jpg


Os vestígios romanos, como o Coliseu e o fórum Trajano:

qqcu7pQ.jpg


hOx73OI.jpg


eEz9QhF.jpg


MFWxuGM.jpg


1MHOPiJ.jpg


O monumento Victorio Emanuel (chamado por muita gente de Bolo de Noiva):

VZj8ab7.jpg


Outros cantinhos do centro de Roma:

iNpfdyv.jpg


IDtkBUe.jpg


LalyQ5J.jpg


oSJYgYS.jpg


VDbN7Rw.jpg


5qMGFA9.jpg


bDOa7UY.jpg


aWenqeH.jpg


i4fJmoG.jpg


shUT80s.jpg


O Palácio Quirinale, residência oficial do Presidente da República:

0Uh1M0S.jpg


b1ahClx.jpg


O Castelo Sant’Angelo (ou Mausoléu de Adriano) :

3cABqQX.jpg


Um monumento ao Papa João Paulo II, junto à principal estação de comboio, Termini:

oxRv8ib.jpg


O local onde foi descoberto o corpo de Aldo Moro:

ogWBso0.jpg


rjYvhS3.jpg


Monumento aos mortos na I Guerra Mundial:

ZgB9J31.jpg


O Baccanale havia de estar bom, a fila era grande:

3IkstlI.jpg
 
Última edição:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vaticano


Lá tentei ir de novo à Basílica de São Pedro. Passei pela Polícia moral e pela convencional, mas chegado lá… não pude entrar, era dia da Epifânia (de Reis) e o Papa estava a celebrar uma missa no seu anterior.


7gH0rDf.jpg



VaqSCin.jpg



Em compensação pude assistir ao desfile “Viva la Befana”. A Befana é uma espécie de Avó-Natal que deixa doces nas casas dos meninos que se portam bem na noite de 5 para 6 de janeiro. A Befana entra pela chaminé e leva uma vassoura, para limpar a sujidade que provoca. Acaba por ter uma figura parecida à de uma bruxa.

O desfile, uma espécie de desfile carnavalesco, mas em tons medievais, mais semelhante ao de Veneza, decorre desde o Rio Tibre até à Praça de São Pedro. No fim chega a Befana, o que ocorre cerca de 10 minutos antes do Papa rezar o Angelus, desde a sua janela.


RtvJNBg.jpg



mLFE6RE.jpg



SY0OLb4.jpg



A Befana:


wzySVzj.jpg



A Praça de São Pedro antes da aparição do Papa à janela:


9XRuqbI.jpg



O Papa a rezar o Angelus:


2fj44Hv.jpg




Castel Gandolfo



É nesta cidade, localizada sobre um lago de origem vulcânica, que se situa a residência de verão do Papa. Fica a cerca de meia hora de comboio de Roma.A entrada da residência de Verão do papado:


A9sBUOC.jpg



O lago Albano, situado abaixo da cidade:


U99D9L2.jpg



QOHZnAe.jpg



Outras fotos da cidade, pequena, mas bastante turística:


fHwq6lk.jpg



yeZvz6k.jpg



QsiTXCC.jpg



Ycsuxer.jpg



zhKPY3k.jpg



f725Nqc.jpg



E de volta à estação, situada a meio caminho entre o lago e a cidade:


bvFcajM.jpg
 
Última edição:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grande e completa reportagem David! :-)

Com um relato na primeira pessoa a acompanhar as imagens, como eu gosto!

Bela passagem de Ano com neve! Só por isso já valeu a pena! ;)

E obrigado pelo roteiro, de Itália apenas conheço Roma e também partilho da tua opinião, para se conhecer e sentir a essência da cidade há que vaguear por ela, acho as pessoas e os ambientes muito "nossos", latinos! E sempre aí me senti em casa!
Estranhamente nas tuas fotos não vi gatos! É uma cidade cheia deles! :)
E cumpriste com o ditado, ir a Roma e não ver o Pápa! :lmao:


Abraço e obrigado pela excelente partilha, como é habitual! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:w00t:Completíssima reportagem de viagem, um guia excelente repleto de belas imagens, composições bem realizadas, detalhes e documentos a que não falta o ponto de vista meteorológico!
Um álbum interessantíssimo com um relato que nos leva em viagem inesquecível. Parabéns!:palmas:
Muito obrigado pela partilha! :thumbsup:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Excelente reportagem David! Obrigado pela partilha! :thumbsup:
A Itália é realmente imbatível no que toca a património histórico monumental onde até debaixo das pedras da calçada se encontram monumentos! :D
Parece é que vais ainda de ir a São Pedro outra vez! :lmao: À terceira vai ser de vez! Se tivesse acontecido comigo era algo para me deixar mal disposto o resto da viagem. :D

Não subiste à Torre Asinelli em Bolonha? As vistas valem bem a pena! O problema é que chegar lá acima por uma escadita de madeira cravada nas paredes e ires com a sensação de que a torre vai desabar a qualquer momento é - ou foi, para mim - um verdadeiro suplício! :D