Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 400 ficaram feridas na sequência do violento sismo que abalou a região de Niigata, no centro do Japão, indicam fontes hospitalares, citadas pela NHK.
A cidade de Kashiwazaki foi a mais abalada pelo tremor de terra, de magnitude 5,6 na escala de Richter. Centenas de casas desabaram e registou-se um incêndio numa central nuclear, sem consequências.
Pelo menos 320 pessoas foram hospitalizadas após o tremor de terra, uma centena das quais na cidade de Kashiwazaki, segundo um balanço provisório das autoridades locais.
Chamas e colunas de fumo eram visíveis na central nuclear de Kashiwazaki, que suspendeu as operações automaticamente quando o sismo foi sentido.
O incêndio, num transformador eléctrico, foi dominado pouco tempo depois, não se tendo registado qual fuga de radioactividade ou dano nos motores.
Cerca de 2.000 habitantes de Kashiwazaki foram retirados de suas casas, segundo uma fonte oficial local.
O sismo, de uma magnitude de 6,8 na escala de Richter, ocorreu às 10:13 (02:13 em Lisboa) no mar do Japão, ao largo da prefeitura de Niigata, cerca de 250 quilómetros a norte de Tóquio.
As cadeias de televisão japonesas mostraram imagens de várias casas que ruíram, de pontes danificadas e de grandes buracos no solo.
Copyright © PortugalDiário