"Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela"

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Noticia do jornal on-line Ecosfera / Público:

"Um milhafre-preto, uma cegonha-branca e um bufo-real foram libertados ontem no distrito da Guarda, depois de terem sido recuperados pelo CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela em Gouveia.

O milhafre-preto (Milvus migrans) foi libertado numa acção de sensibilização ambiental no Estabelecimento Prisional da Guarda, onde participaram cerca de cem pessoas.

Em Aldeia Viçosa foi libertada uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) que tinha entrado no CERVAS há dois meses, “num estado de grande debilidade, mas que foi possível recuperar com sucesso”, explica o centro em comunicado.

Um bufo-real (Bubo bubo), ave de rapina nocturna, foi libertado em Naves, Almeida, depois de ter estado em recuperação desde 4 de Maio. Um particular encontrou-o preso numa vedação de arame farpado, pendurado por uma das asas.

Actualmente há mais de 50 animais em recuperação no CERVAS. “O número de ingressos em 2008 triplicou em relação a 2007, tendo sido recebidos até ao momento 250 indivíduos de diversas espécies e a taxa de recuperação actual ronda os 50 por cento”, acrescenta o centro.

O CERVAS recupera animais selvagens feridos ou debilitados, apoia e realiza trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens e promove a sensibilização ambiental.
"​

Fonte: http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1341045
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Noticia do jornal on-line Ecosfera / Público:

"Um milhafre-preto, uma cegonha-branca e um bufo-real foram libertados ontem no distrito da Guarda, depois de terem sido recuperados pelo CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela em Gouveia.

O milhafre-preto (Milvus migrans) foi libertado numa acção de sensibilização ambiental no Estabelecimento Prisional da Guarda, onde participaram cerca de cem pessoas.

Em Aldeia Viçosa foi libertada uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) que tinha entrado no CERVAS há dois meses, “num estado de grande debilidade, mas que foi possível recuperar com sucesso”, explica o centro em comunicado.

Um bufo-real (Bubo bubo), ave de rapina nocturna, foi libertado em Naves, Almeida, depois de ter estado em recuperação desde 4 de Maio. Um particular encontrou-o preso numa vedação de arame farpado, pendurado por uma das asas.

Actualmente há mais de 50 animais em recuperação no CERVAS. “O número de ingressos em 2008 triplicou em relação a 2007, tendo sido recebidos até ao momento 250 indivíduos de diversas espécies e a taxa de recuperação actual ronda os 50 por cento”, acrescenta o centro.

O CERVAS recupera animais selvagens feridos ou debilitados, apoia e realiza trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens e promove a sensibilização ambiental.
"​

Fonte: http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1341045

Acções dessas são de louvar e querem-se é mais e mais...
A águia-real no Gerês por exemplo está numa situação inaceitável...
Só existe uma fêmea com 25 anos e vive solitária...:(
A águia-real é mais abundante na Serra de Montesinho, neste momento!
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Acções dessas são de louvar e querem-se é mais e mais...
A águia-real no Gerês por exemplo está numa situação inaceitável...
Só existe uma fêmea com 25 anos e vive solitária...:(
A águia-real é mais abundante na Serra de Montesinho, neste momento!

Caro amigo, eu vivo aqui perto do que chamam "as terras do Lince", mas se perguntar "afinal onde é que está o Lince?" respondem-lhe "não há sinal dele..." :sad:. Se se promovessem mais acções para proteger este animal talvez se visse mais por aqui e não em Espanha...:angry:


Abraço:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Caro amigo, eu vivo aqui perto do que chamam "as terras do Lince", mas se perguntar "afinal onde é que está o Lince?" respondem-lhe "não há sinal dele..." :sad:. Se se promovessem mais acções para proteger este animal talvez se visse mais por aqui e não em Espanha...:angry:


Abraço:thumbsup:

O lince não se sabe se já estará extinto na Malcata. Eu penso que não, embora a população local tenha pouco futuro se as coisas se mantiverem como estão.
As fontes do parque dizem que não está extinto.
No entanto o maior núcleo de linces, em Portugal, está presente nas serras algarvias ( 15-25).
Vai abrir um centro de reprodução no Algarve ( Silves) em 2009/2010.

:thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Seria bom que assim fosse. Eu não estou tão optimista quanto á possibilidade de ainda existirem linces em Portugal.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Acções dessas são de louvar e querem-se é mais e mais...
A águia-real no Gerês por exemplo está numa situação inaceitável...
Só existe uma fêmea com 25 anos e vive solitária...:(
A águia-real é mais abundante na Serra de Montesinho, neste momento!




Faço referencia a outra ave de rapina em situação muito delicada! Ela é a Águia de Bonelli
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Seria bom que assim fosse. Eu não estou tão optimista quanto á possibilidade de ainda existirem linces em Portugal.

Eu, como colaborei com a SOSLynx.org há um par de anos atrás, posso-lhe assegurar que HÁ linces-ibéricos em PORTUGAL. ;)
E até ouvi um macho na Serra de Monchique, ainda este ano.:thumbsup:
A população das serras algarvias é a maior.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Faço referencia a outra ave de rapina em situação muito delicada ela é a Águia de Bonelli

A águia-de-bonelli também está em situação delicada, mas bem melhor do que a águia-real ou a águia-imperial.
A águia-imperial ibérica está a regressar de novo a Portugal, fruto do esforço de Espanha em reproduzi-la em cativeiro, em aumentar o número de suas presas naturais e de proteger os seus habitats.
É um pouco o que tem acontecido com mais espécies: o gipaeto-barbado também tem sido visto em Portugal.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Eu, como colaborei com a SOSLynx.org há um par de anos atrás, posso-lhe assegurar que HÁ linces-ibéricos em PORTUGAL. ;)
E até ouvi um macho na Serra de Monchique, ainda este ano.:thumbsup:
A população das serras algarvias é a maior.

Uma excelente noticia :thumbsup:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Eu, como colaborei com a SOSLynx.org há um par de anos atrás, posso-lhe assegurar que HÁ linces-ibéricos em PORTUGAL. ;)
E até ouvi um macho na Serra de Monchique, ainda este ano.:thumbsup:
A população das serras algarvias é a maior.

Pensei que já não houvesse linces em Portugal:huh: Mas sendo assim é uma boa noticia:thumbsup:.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Inquieta-me um bocado tanta gente achar que já não havia linces em Portugal...
Isso acontece porquê? Que fontes de informação vos disseram de tal? Ou será apenas opinião pessoal?
Como já tive empenhado no lince tenho curiosidade de saber.
Há linces confirmadamente na Malcata, perto da Serra da Adiça e no grupo Monchique-Espinhaço de Cão.
Possivelmente ainda existirão alguns na bacia do Sado e na Serra de S. Mamede, mas em ambos os casos carece de confirmação.
Em Portugal só deverão existir no máximo uns 40 linces.
A espécie cá praticamente não tem possibilidade de recuperação, com a possível excepção da população das serras algarvias.
Para já dependemos dos esforços de Espanha e dos centros de recuperação.;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Inquieta-me um bocado tanta gente achar que já não havia linces em Portugal...
Isso acontece porquê? Que fontes de informação vos disseram de tal? Ou será apenas opinião pessoal?
Como já tive empenhado no lince tenho curiosidade de saber.
Há linces confirmadamente na Malcata, perto da Serra da Adiça e no grupo Monchique-Espinhaço de Cão.
Possivelmente ainda existirão alguns na bacia do Sado e na Serra de S. Mamede, mas em ambos os casos carece de confirmação.
Em Portugal só deverão existir no máximo uns 40 linces.
A espécie cá praticamente não tem possibilidade de recuperação, com a excepção da população das serras algarvias.
Para já dependemos dos esforços de Espanha e dos centros de recuperação.;)

Não é opinião pessoal, já vi em alguns sites a informação de que não haveria linces em Portugal... Quando é que foi a ultima observação de linces em Portugal?

http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/ConsNatureza/documentos/doc18.htm
Actualmente a sua população está confinada a duas sub-populações na Andaluzia, em Espanha. Estes dois núcleos, ou melhor duas metapopulações (populações isoladas) são Doñana, onde existem cerca de 30 a 35 linces, dos quais 3 a 5 fêmeas reprodutoras e Cardeña-Andújar, com cerca de 90 a 120 indivíduos, dos quais 25 são fêmeas reprodutoras.

https://mail.uevora.pt/pipermail/ambio/2007-April/007023.html
Não; não se detectam indirectamente linces-ibéricos em Portugal há 6 anos
(excrementos perto da fronteira pt-es), e o Eduardo sabe-o bem, mas não quis
elaborar... Não se vêem (que eu saiba, com provas, por observadores
compententes e experientes) há muito mais tempo que isso. Mas ainda bem que
ele deixou escapar qualquer coisa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lince-ibérico
Aparentemente encontra-se extinto em Portugal.

Eu não sei se estes sites são fiáveis mas não são os unicos a informar a inexistencia do lince em Portugal.
De qualquer forma a população de coelhos está muito em baixo devido à mixomatose e a doença hemorrágica viral, logo os poucos linces que haverá em Portugal podem ter os dias contados, se não se tomar uma atitude.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Não é opinião pessoal, já vi em alguns sites a informação de que não haveria linces em Portugal... Quando é que foi a ultima observação de linces em Portugal?

http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/ConsNatureza/documentos/doc18.htm


https://mail.uevora.pt/pipermail/ambio/2007-April/007023.html


http://pt.wikipedia.org/wiki/Lince-ibérico


Eu não sei se estes sites são fiáveis mas não são os unicos a informar a inexistencia do lince em Portugal.
De qualquer forma a população de coelhos está muito em baixo devido à mixomatose e a doença hemorrágica viral, logo os poucos linces que haverá em Portugal podem ter os dias contados, se não se tomar uma atitude.


Se o caro MSantos ver bem, há links que dizem que ainda existem (http://www.cinegetica.com/artigo_35.htm) tal como há os que dizem que já não existem. Os que dizem que existem ainda, argumentam com provas científicas, os outros sinceramente não sei em que é que são baseados.
Bom, deixando agora um pouco o mundo virtual da net e os cibernautas de lado, em Portugal tem-se encontrado sobretudo excrementos de linces: 2 dos quais resultaram positivos no laboratório, da Malcata e um na Serra da Adiça .
Em Monchique, os avistamentos, são mais frequentes do que qualquer das outras localidades.
Estudos indiciam a existência clara ( estável e não sazonal) de 15 a 25 indivíduos no grupo das serras algarvias.
Eu como já disse colaborei com a SOSLYNX: http://www.soslynx.org/ ;)
Pode ver o mapa de distribuição ( actualizado...).
Se quiser mais informações sérias sobre linces, esteja à vontade.
A população dos coelhos-bravos está agora em franco crescimento, notando-se aliás, que existem ainda em Portugal, locais com grande abundância de coelho-bravo, lebre e perdiz e matagais mediterrânicos.
Como já referi, Portugal depende de Espanha para salvar o lince, porque os linces em Portugal são muito poucos.
Um bom forum espanhol do qual sou membro:

http://www.ellinceiberico.com/foro/index.php



Cumps
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Re: "Libertadas três aves selvagens recuperadas no Parque Natural da Serra da Estrela

Se o caro MSantos ver bem, há links que dizem que ainda existem (http://www.cinegetica.com/artigo_35.htm) tal como há os que dizem que já não existem. Os que dizem que existem ainda, argumentam com provas científicas, os outros sinceramente não sei em que é que são baseados.
Bom, deixando agora um pouco o mundo virtual da net e os cibernautas de lado, em Portugal tem-se encontrado sobretudo excrementos de linces: 2 dos quais resultaram positivos no laboratório, da Malcata e um na Serra da Adiça .
Em Monchique, os avistamentos, são mais frequentes do que qualquer das outras localidades.
Estudos indiciam a existência clara ( estável e não sazonal) de 15 a 25 indivíduos no grupo das serras algarvias.
Eu como já disse colaborei com a SOSLYNX: http://www.soslynx.org/ ;)
Pode ver o mapa de distribuição ( actualizado...).
Se quiser mais informações sérias sobre linces, esteja à vontade.
A população dos coelhos-bravos está agora em franco crescimento, notando-se aliás, que existem ainda em Portugal, locais com grande abundância de coelho-bravo, lebre e perdiz e matagais mediterrânicos.
Como já referi, Portugal depende de Espanha para salvar o lince, porque os linces em Portugal são muito poucos.
Um bom forum espanhol do qual sou membro:

http://www.ellinceiberico.com/foro/index.php

Cumps

OK, estou convencido:D pensava que já não havia linces em Portugal, mas parece que afinal ainda há:)

Eu sou caçador e como tal sei que em alguns locais a população de coelhos tem estado em recuperação:). Na reserva de caça onde sou socio não caçamos aos coelhos à 2 anos para estimular o crescimento da população, mas a doença hemorrágica viral ou a mixomatose pode dizimar uma população de coelhos em pouco tempo como já observei em reservas onde estive.
Alguma das populações de lince em Portugal ainda é viavel?:huh:. Ou é preferivel tentar capturar os poucos linces que restam e tentar reprodúzi-los em cativeiro?